terça-feira, 17 de março de 2009

Alfabeto Emocional


O Dr. Juan Hitzing estudou as características de algumas pessoas que atingiram a longevidade de forma saudável e concluiu que, além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está nas suas condutas e atitudes. - “Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos milhões de células que forma um organismo”- explicou o cientista.
-“As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, sensatez, promovem uma secreção chamada Serotonina.
… enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de Cortisol, que é uma hormona corrosiva para as células que acelera o envelhecimento.
As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação…
As condutas “R” pelo contrário, geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desconfiança, desconforto, desespero, desolação…
Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo com qualidade de vida porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) detiora a saúde, dá oportunidade à entrada de várias doenças e acelera o envelhecimento.
O bom humor e o facto de encarar as adversidades com calma e ponderação, será a chave do sucesso para uma longevidade saudável.
Tenha uma excelente vida, plena de Serotonina!

Sem comentários: