Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dê atenção aos seus pés...



 Aproveitei este feriado do 1 º de Maio para relaxar em casa e ver um pouco de televisão. É sempre com agrado que vejo o programa “Portugal no Coração”, que nos é oferecido através da RTP Internacional e dá gosto ver o ambiente positivo e alegre que este programa tem, dado que foca sobre temas de utilidade pública, que nos é mostrado em diversas áreas, sobre artesanato, cultura, gastronomia, saúde...
A certa altura, chega a rubrica dedicada à saúde e foram convidadas duas técnicas em “podologia” para falar sobre o cuidado que se deve ter com os nossos pés.
Fiquei surpreendida pela importância que foi demonstrada ao tratamento dos pés e porque são considerados pés de risco, todos aqueles que apresentam alterações do foro neurológico, metabólico, sistémico e vascular.
Todos nós sabemos que existem imensas patologias tais como calos e calosidades, gretas e fissuras, tendinites, joanetes, pé de diabético, micoses, unhas encravadas, e muitos outros problemas que, não sendo graves para recorrer ao hospital ou centros de saúde, podem afinal ser resolvidos nas diversas clinicas e centros vocacionados para diversos tipos de tratamentos e até operações correctoras e estéticas.
Os nossos pés, além de suportarem o peso do corpo, estão sujeitos a um enorme desgaste e inúmeras alterações que, se diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.
É, por isso, importante consultar um podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica para que, com os cuidados apropriados e conhecimentos específicos, esses técnicos, possam prevenir o agravamento da patologia e procedam ao tratamento mais adequado.
Após um minucioso diagnóstico, quer em estática como em dinâmica, através do sistema biomecânico computorizado, é possível detectar várias patologias do foro estrutural/apoio dos pés. Assim, pode-se de forma segura, prevenir a doença e as suas repercussões no organismo humano.
A Podologia torna-se assim importante no campo da saúde, visto não estudar o pé de uma forma isolada, mas sim num todo, e preencher uma lacuna nesta área.

REFLEXOLOGIA
(Faça você mesmo)  
 
Está cansado, corpo dorido? Pois aqui tem um pequeno mapa que o ensina a tratar-se de forma caseira e simples.
Faça um ponto de pressão ou uma massagem no local correspondente no seu pé, durante alguns minutos.
Se a dor não for causada por algo mais grave, o alívio costuma ser imediato, mais rápido do que tomar um analgésico.
Esta técnica é conhecida por vários nomes, sendo os mais aceites como reflexologia podal.


ALGUNS CONSELHOS PARA O SEU DIA A DIA


1. EXAMINE OS SEUS PÉS ATENTAMENTE TODOS OS DIAS
·         Verifique a presença de edema (inchaço), mudança da coloração, temperatura da pele, rachaduras, pele seca, descamação, fissuras, bolhas, calos, feridas, alteração nas unhas e micoses (frieiras);
·         Procure um serviço de saúde se observar ou sentir alguma alteração em seus pés;
·         Se for impossível verificar seus pés, utilize espelho ou peça ajuda para alguém.
 
2. MANTENHA SEUS PÉS LIMPOS
·         Lave diariamente os seus pés em água corrente e morna (verifique a temperatura da água com as mãos), e evite deixá-los em imersão, pois poderá ressecá-los. Prefira sabão neutro.
·         Seque os pés com cuidado, especialmente entre os dedos.
·         Use toalhas macias para secá-los. 

3. SEJA MAIS ACTIVO
·         Converse com um profissional de saúde para planear um programa de actividade física mais adequado para o seu caso;
·         Caminhar, dançar, nadar e andar de bicicleta são boas formas de actividade física que não agridem os seus pés;
·         Evite actividades físicas que agridam os pés, tais como: correr e pular uma vez que quando corre, a pressão nos pés pode aumentar 3 a 4 vezes;
·         Faça sempre um aquecimento antes de iniciar qualquer actividade física e depois, um relaxamento ao terminar;
·         Use roupas e calçados adequados à sua prática desportiva.


4. USE MEIAS E SAPATOS ADEQUADOS
·         Use sempre calçados macios, não use sapatos apertados e evite o uso de sandálias.
·         Prefira calçados de couro, solas mais espessas, ponta arredondada, salto baixo (de preferência até 4 cm), sem costuras ou rugosidades internas.
·         Verifique o interior dos calçados antes de usá-los.
·         Tenha o hábito de limpar os calçados internamente, expondo-os ao sol.
·         Procure alternar o uso de sapatos.
·         Use meias de algodão, de preferência sem costuras e confortáveis, evitando elásticos apertados e, no inverno, se necessário, use meias de lã.
·         Troque as meias diariamente, nunca as remende, é preferível comprar meias novas.
 
5. COMPARTILHE COM OS SEUS MÉDICOS OU ENFERMEIROS
·         Dúvidas sobre alterações nos seu pés, estes profissionais poderão ajudá-lo;
·         Procure formar o hábito de tirar os sapatos e as meias a cada consulta médica ou de enfermagem para serem examinados.
·          
6. HIDRATAÇÃO
·         Passe um creme hidratante diariamente na parte superior (dorso) e inferior (planta) dos pés, evitando passá-lo entre os dedos;
·         Prefira cremes a base de lanolina;
·         Aproveite este momento para massagear seus pés. 

7. CUIDADO COM AS UNHAS
·         Corte as unhas após o banho e sob boa luz, corte suas unhas em linha recta, utilizando uma tesoura sem ponta. As laterais não devem ser cortadas, assim evitará a formação de unhas encravadas;
·         Nunca utilize gilete ou canivete para cortá-las;
·         Evite retirar a cutícula, porque ela é a protecção da unha, e quanto mais se retira, mais cresce.




segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alimentos bons para o cérebro.


Se adoptar alguns alimentos carregadinhos de nutrientes, estes, vão pô-la a pensar melhor, mais rápido... e a sua saúde agradece!

Salmão e sardinha: ricos em ómega 3, estes super nutrientes promovem a boa saúde dos neurónios e a comunicação rápida entre eles, já que reforçam a mielina, a substância que reveste as nossas células nervosas. Os ómega 3 também melhoram a nossa memória e previnem o declínio mental no envelhecimento.

Óleo de linhaça: rico em ómega 3, 6 e 9, é útil a prevenir a demência em idosos e melhora o desempenho cognitivo nas mulheres depois da menopausa, descobriu um estudo holandês do Julius Center de Utrecht - as senhoras testadas mostraram maior rapidez de raciocínio e melhor memória.

Frutos secos: nozes, amêndoas e avelãs podem fazer maravilhas pelo cérebro, como dizem Michael Roisen e Mehmet Oz, no livro 'You: Manual de Instruções'. Eles ajudam a libertar mais serotonina, um neurotransmissor que actua positivamente sobre o humor. Além disso, mantêm as nossas artérias cerebrais saudáveis.

Chocolate preto: Por ser rico em flavonóis, ajuda a preservar a memória e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, mantendo-o mais jovem por mais tempo. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham, feito com mulheres jovens, concluiu que o chocolate rico em cacau (cerca de 70%) melhorava o raciocínio em desafios mentais difíceis.

Café: Tem inconvenientes para quem sofre de hipertensão, enxaquecas e palpitações. Mas, aumenta a concentração, põe-nos mais alerta e até pode ajudar a memória, segundo um estudo francês. Roizen e Oz dizem ainda, no seu livro, que quem bebe duas canecas de café fraco por dia já tem menos risco de vir a padecer de doenças neurológicas degenerativas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

As virtudes do Chocolate, Chá e Café

3 bebidas que além de serem deliciosas e de nos animarem a alma, cada vez se descobrem mais factores para os consumir.


CHOCOLATE: Os namorados que se cuidem, porque há quem jure que um bombom tem o mesmo poder de um beijo apaixonado…
Enfim, o que se sabe é que, ao contrário de muitos homens, o chocolate é uma bomba de virtudes.
Estamos perante um verdadeiro analgésico natural: a teobromina melhora a actividade muscular, a cafeína tem uma acção estimulante e a serotonina reduz a ansiedade.
Estudos sobre arterioesclerose também mostram que o chocolate tem um papel importante na protecção das artérias.
Mas há um problema: também é o que tem mais calorias, por isso não convém andar a engolir chocolate quente às litradas. Até porque pode ser viciante…
A maioria dos estudos são patrocinados por marcas de chocolate, que obviamente têm todo o interesse em vender mais.
De qualquer maneira, parece inegável que a grande vantagem de consumir chocolate, são os antioxidantes, com o chocolate preto a ganhar a corrida com o dobro do chocolate de leite.
Um chocolate de leite de 40g tem 400mg de antioxidantes, o mesmo que um copo de vinho. Quando o chocolate de leite em pó é diluído em leite ou água, fica com o equivalente a metade do chocolate de leite em tablete, mas também é verdade que tem menos gordura.
As proteínas do leite interagem directamente com os antioxidantes do chocolate e limitam a sua absorção, por isso tente não misturar chocolate com leite.
Conclusão: chocolate sim, mas preto e pouco – dois quadradinhos por dia, aconselham os médicos, ou uma chávena pequena de cacau mais puro que conseguir encontrar, quente e sem leite. E cuidado com a diferença entre cacau e chocolate: o segundo está geralmente cheio de açúcar e gordura, que, eles sim, são maus para si.

CHÁ - o protector das células
São tantos benefícios e tão poucas desvantagens, que está a ganhar terreno ao café. O problema é que pomos tudo no mesmo saco: verde, preto, amarelo ou de ervas, é tudo chá… Afinal, quais são as diferenças?
O chá que vem da mesma planta, é o preto (todas as variedades), verde e branco. O resto são tisanas (camomila, tília…), e não têm os mesmos benefícios em termos de protecção e antioxidação.
A diferença entre preto e verde vem da fermentação. Ambos são feitos de folhas secas, mas o chá preto é fermentado e o chá verde não é fermentado. O teor de cafeína é correspondente: o chá preto tem mais (ainda assim, tem um terço menos do que o café), e o verde menos (embora não seja descafeinado).
O chá branco é constituído por folhas jovens, que não sofreram fermentação, e há quem defenda que é o mais poderoso de todos os chás, mais rico em polifenóis (antioxidantes).
Todos os tipos de chá têm antioxidantes (diferentes dos do café), que protegem o organismo dos radicais-livres, principalmente o chá verde e branco. Também tem aminoácidos e minerais (especialmente flúor, o que explica que também seja bom para os dentes), e o chá verde tem dez vezes mais a vitamina C.
Teoricamente, o chá seria um aliado na prevenção anti-cancro, porque os polifenóis inibiriam as reacções de oxidação que estão na origem das lesões do ADN. Mas embora os estudos com animais pareçam ir nesse sentido, ainda se está no princípio da investigação, e é muito cedo para conclusões definitivas.
No entanto, a verdade é que todos os estudos indicam vantagens para saúde, principalmente para quem é fumador, visto que o chá ajuda a eliminar nicotina e outros químicos prejudiciais. Mas mesmo aos ‘viciados’ aconselha-se a que não façam o chá muito forte: o tanino, um tipo de ácido, pode irritar o sistema digestivo.
E se tem dificuldade em pregar olho de noite, saiba que o chá não é assim tão culpado das nossas insónias: a cafeína demora apenas três horas a ser eliminada do organismo. Mas se for muito sensível, em vez de descafeinado, prefira chá verde, que tem menos cafeína que o preto, chá branco, que tem ainda menos, chás de ervas, ou rooibos, que não têm cafeína nenhuma.

CAFÉ - elixir da juventude

É a terceira bebida mais consumida do mundo (a seguir à água e ao chá) e nós portugueses, bem fazemos a nossa parte para que isso seja verdade.
O café ganha cada vez mais adeptos, e há diversos estudos a demonstrar as suas capacidades de protecção ao cérebro: investigadores norte-americanos concluíram que a cafeína pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson, por ter uma função neuro-protectora e estimular o sistema motor.
Ou seja: em vez de passar o dia a achar que não devia beber café, afinal beber 3 ou 4chávenas por dia, é um hábito saudável.
Pois anime-se: se não abusar (por abusar entende-se mais de cinco cafés por dia), o café pode ser um dos seus melhores amigos.
Que nos melhorava a concentração e a atenção, já sabíamos por experiência própria, devido à cafeína. Mas o café também nos protege: está cheio de polifenóis, antioxidantes que lutam contra a ‘ferrugem’ do organismo e nos mantêm jovens, tem as mesmas substâncias que há na fruta ou no vinho.
Aliás, a grande maioria dos americanos (e sabe-se lá se também dos portugueses) vai buscar a sua dose de antioxidantes precisamente ao café (não que eles saibam, claro). Já agora, são os polifenóis os responsáveis pelo sabor amargo do café, não a cafeína…
Quem sofre do coração, ao contrário do que se dizia há uns anos, também parece estar a salvo: em doses sensatas, o café age mais como um protector do coração, do que como agressor, e também há estudos que indicam que esta bebida o protege do Alzheimer e também é benéfico para a doença de Parkinson, embora esta, seja uma doença de evolução lenta e progressiva, que afecta particularmente a população mais idosa.
Aos poucos, perdem-se os mensageiros químicos produzidos no cérebro, que são responsáveis pelo controlo de movimentos como andar, falar, vestir ou escrever.
Claro que, como tudo no mundo, também há o outro lado: quem sofre de problemas gastrointestinais, osteoporose ou problemas de dentes, deve ir com calma.
Estamos perante uma bebida ácida: quem já bebeu um café em jejum, sabe do que falo.
Quando a boca se torna demasiado ácida, o cálcio e o fosfato são retirados aos dentes, fragilizando-os. O organismo consegue colmatar isto, mas se estivermos constantemente a pôr ácido na boca, sente-se uma azia e acidez, insustentáveis…
Outro perigo é a desidratação, que pode diminuir a capacidade para o corpo absorver cálcio e vitamina D, tão importantes para os ossos.
Portanto, quem gosta e pode beber um, dois ou três cafezinhos por dia, não só faz o gosto ao paladar, como está a tratar da saúde!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

As Crianças e a Alimentação


Há crianças que são um castigo para comer: - Ele não come pão… Não gosta de fruta… E nem pensar em leite… Perante esta recusa, opta por colocar na lancheira guloseimas, como batata fritas, bolachas ou folhados?
Pode parecer mais consensual, mas na verdade estas opções são ricas em gorduras saturadas, sal, açúcar, conservantes. Não acha que está na altura de mudar?
Tudo começa com a primeira refeição da manhã. A preguiça encurta o tempo para o pequeno-almoço! Contudo, importa reforçar, que esta refeição deverá garantir 20 a 25%do total da energia do dia, sendo que, nas crianças, devem ser consumidas 1.800 kcal por dia, das quais 360 kcal deverão ser ingeridas ao pequeno-almoço.
Em cima da mesa deverão estar três grupos de alimentos: Lacticínios (leite meio-gordo, iogurte); Cereais integrais (cereais de pequeno-almoço, pão); Fruta (variar em função da época do ano). Mesmo que ele diga que não, insista! Por exemplo, sugira que seja ele, nas vésperas, a decidir o que vai comer e alterne as opções para não haver espaço para que diga “é sempre a mesma coisa!”.
As refeições a meio da manhã e da tarde, na escola, são os momentos certos para “recarregar as baterias” e fornecer ao organismo os nutrientes que o cérebro necessita para se manter atento e dinâmico. Nas escolas públicas do pré-escolar e do primeiro ciclo, e inserido no Programa do Leite Escolar, é assegurada a distribuição diária e gratuita de 1 porção (200 ml) de leite às crianças. É saudável e tem as doses certas de açúcar e cacau. Em muitas escolas, a fruta também faz parte da ementa dos lanches da manhã ou da tarde.

Aprender a gostar de tudo…
O problema começa quando eles dizem: “não gosto” ou “não quero” e, se insiste muito, acabam num pranto de tal forma que, em resposta à birra dos filhos e para não os ouvir mais, os pais põem na lancheira as alternativas mais calóricas: Guloseimas, salgados, bolachas, refrigerantes, etc.
Aparentemente inofensivos e bastante consensuais, estes alimentos aumentam a ingestão de gordura saturada, sal e açúcares, reduzindo a vitalidade necessária para o desenvolvimento e crescimento físico e mental, diminuindo os níveis de concentração, memorização e aprendizagem da criança.
Por outro lado, na escola, há ofertas muito apelativas aos olhos, mas nem sempre as mais saudáveis. Apesar de as cantinas terem à disposição iogurtes, fruta, leite, pão de mistura, a verdade é que são os bolos, as batatas fritas e os salgados os primeiros a desaparecer das vitrinas.
E com os próprios pais a sugerir o consumo regular de produtos menos equilibrados, não há forma de contrariar os impulsos. Assim se sugere que os pais orientem os filhos nas suas escolhas alimentares, seguindo as recomendações simples para uma alimentação equilibrada e um lanche saudável. Neste sentido existem alimentos essenciais que garantem a ingestão adequada de nutrientes indispensáveis ao rendimento escolar. Assim:
Lacticínios – Fonte de cálcio, importante para a formação óssea; Ricos em proteínas e de elevado valor biológico com minerais e vitaminas. Origem: leite, iogurte de preferência meio-gordo; queijo fresco, curado, fundido ou requeijão;
Cereais integrais – Fonte de vitaminas e minerais; fibras solúveis (em conjugação com a água do leite melhora o funcionamento intestinal); hidratos de carbono complexos. Onde encontrar: Pão escuro; Unidoses de cereais de pequeno-almoço com cereais integrais;
Fruta – Alimentos ricos em nutrientes protectores reguladores das funções vitais e com propriedades antioxidantes como a fibra, vitaminas e sais minerais. Onde encontrar: Variar a fruta da época; Salada de fruta; Frutos secos;
Hortícolas – Têm poucas calorias e muitas fibras. Apresentam acção protectora graças ao beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio. Onde encontrar: Folhas de alface; Tomate; Pepino; Cenoura;
• Bebidas – Um correcto aporte hídrico é essencial para regular a temperatura corporal, regular o metabolismo. Optar por bebidas pouco açucaradas, de forma a reduzir a ingestão de açúcar.
Onde encontrar: Água; Sumos naturais de fruta ou vegetais (sem adição de açúcar); Sumos 100% e néctares (mínimo 50% de teor de fruta); Infusões de ervas aromáticas bem frescas.

O problema da obesidade infantil é real e afecta cada vez mais crianças de todo o mundo que consomem cada vez mais a fast food. O último relatório da UNICEF adverte que os adolescentes portugueses são dos mais gordos da OCDE.
A alimentação errada – rica em gorduras e açúcares - e o sedentarismo estão na génese dos números e a tendência continua a aumentar.
Aprender o quanto antes, e com a ajuda dos pais, a escolher os alimentos mais saudáveis é meio caminho andado para, quando forem autónomos, os mais novos conseguirem fazer as opções mais correctas e mais saudáveis.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MENOPAUSA


A menopausa é o sinal da natureza de que a função reprodutora da mulher está a terminar, porque o organismo produzirá menos estrogénio (hormona responsável pelo ciclo menstrual) e também menos progesterona (hormona sexual feminina segregada pelo ovário), que são as duas principais hormonas que controlam o aparelho reprodutor feminino.
Para entender o porquê dos níveis de estrogénio diminuirem na menopausa, temos de voltar um pouco atrás no tempo: Quando uma menina atinge a puberdade, por volta dos 12 a 14 anos, ela possui nos ovários todos os óvulos de que necessitará durante toda a sua vida reprodutiva. Durante a fase reprodutora de uma mulher (da puberdade à menopausa), habitualmente em cada mês, é libertado um óvulo para uma possível fecundação (gravidez). Essa libertação do óvulo ocorre juntamente com a produção cíclica da hormona pelo ovário. Nas duas primeiras semanas do ciclo, logo após a menstruação, os ovários produzem o estrogénio e, quando estes atingem a máxima produção, acontece a ovulação.
Durante as duas semanas seguintes, ocorre a produção de progesterona. Quando esta produção acaba, vem novamente a menstruação. Estas hormonas produzem não só modificações no corpo de uma adolescente, como também são responsáveis pela ocorrência mensal das menstruações. Com o passar do tempo, a mulher possui cada vez menos óvulos e os seus ovários vão tendo cada vez menos actividade. Normalmente por volta dos 45 aos 55 anos, ela deixa de ovular e os seus ovários deixam de produzir hormonas.
Isso significa que não só a gravidez deixa de ser possível, como também não terá mais menstruações e nem as hormonas, que desempenham o importante papel no seu organismo para a reprodução e para a sua saúde em geral.

OS PRIMEIROS SINTOMAS DA MENOPAUSA
Apesar da mulher talvez estar ansiosa para nunca mais menstruar, o seu corpo poderá sentir a falta do estrogénio, que os ovários costumavam produzir. A maneira como o seu organismo revela essa falta, é através dos seguintes sintomas:
- Ondas de calor (afogueada) são sentidas por 75% a 80% das mulheres que estão na menopausa;
- Aproximadamente 255 das mulheres sofrem esses afogueamentos durante 5 anos ou mais;
- Suores nocturnos, ondas de calor que ocorrem à noite. Frequentemente levam à perda do sono e ficam com uma sensação de cansaço durante o dia.
- Insónia;
- Irritabilidade;
- Dispareunia (relações sexuais dolorosas) e prurido sintomas do tracto urinário (infecções do tracto urinário e incontinência urinária).
- Vontade frequente de urinar, acompanhada de dor e ardor;
- Mesmo antes da menstruação cessar completamente, 80% das mulheres começam a apresentar sintomas de falta de estrogénio.
- Como já vimos o declínio do estrogénio durante e depois da menopausa, leva a uma atrofia, quer dos tecidos da vagina, como do tracto urinário. As consequências clínicas mais usuais são sintomas desconfortáveis vaginais (secura vaginal);
A deficiência estrogénica é, também, a causa de um grave problema da pós-menopausa: a osteoporose.
Trata-se de um problema ósseo metabólico, que leva à perda gradual da massa óssea e que, na maioria dos casos, só é detectado quando uma fractura ocorre – altura em que o desenvolvimento da doença é irreversível.
A reposição hormonal, tratamento antes muito utilizado, hoje, já é mais restrito e utilizado em determinados casos.
Muitos médicos optam por tratar e amenizar os sintomas da menopausa, apenas com uma dieta equilibrada, com alimentos específicos e realização de actividades físicas.
Os alimentos que ajudam a enfrentar essa fase, amenizar sintomas e prevenir complicações, são facilmente encontrados na natureza e possuem fito-estrógenos, ou seja, substâncias que no nosso organismo "fingem" ser a hormona de estrogénio e acabam por assumir esse papel. São eles: soja, linhaça e o gergelim, por exemplo.
Já para diminuir o consumo do colesterol através da fonte animal, sem deixar de consumir proteínas, o ideal é consumir as que tenham alto valor biológico, de fonte vegetal como a proteína de soja. No controle de peso, os alimentos integrais são os grandes aliados nessa luta, uma vez que, o consumo deles dá mais saciedade, devido às fibras e são menos calóricos. Utilize nas suas refeições preparados de arroz integral, farinha de trigo integral, linhaça, massas integrais, germe de trigo, fibra de trigo, aveias, granolados, etc. Hoje em dia qualquer supermercado ou farmácia têm um leque bastante vasto desses produtos.
Para o controle do colesterol, a Lecitina de Soja, rica em ómega 3 e ómega 6, consumida diariamente, com certeza contribuirá para deixar o organismo com níveis saudáveis. Utilize também a Linhaça Moída em iogurtes ou num restinho de sopa.
Consuma alimentos ricos em cálcio, como leites desnatados e seus derivados, vegetais verde-escuros (couve, espinafre, brócolis), peixes (sardinha), bebidas de soja enriquecidas, tofu, semente de gergelim ou girassol.
Faça exercício e beba muita água ao longo do dia...
Estas, foram algumas das sugestões, mas lembre-se que é importante consultar um médico e nutricionista para que eles possam orientá-la de forma individual, quanto ao tratamento dos seus sintomas, acompanhamento e prevenção de complicações que possam surgir na SUA menopausa.
É importante adoptar hábitos alimentares saudáveis e praticar actividades físicas, mas sempre com a orientação de um profissional.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas para Emagrecer com Saúde

Está provado cientificamente que muitas mortes poderiam ser evitadas através da alimentação e nada mais.
O simples facto de termos bons hábitos faz com que vivamos mais anos em boas condições de saúde e bem-estar.
Existem alimentos que apesar de não evitarem a morte podem prolongar a vida. É possível prevenir um vasto número de doenças com base na alimentação saudável e equilibrada, como o cancro, problemas de ossos e de visão, entre outros.
Saiba então quais são os alimentos que podem mantê-la jovem por dentro e por fora!
1. – Nunca coma enquanto vê televisão, muito menos deitada.
2. – Coma apenas se sentir fome. Evite comer só porque vê os outros a fazê-lo ou porque está no horário.
3. – Procure seguir um plano alimentar previamente definido.
4. – Nunca vá às compras com fome e nunca consumacomida enlatada.
5. – Mantenha os alimentos muito calóricos fora de sua visão, na hora do seu almoço ou jantar, e mantenha bem visíveis os mais saudáveis.
6. – Evite aprender novas receitas muito calóricas.
7. – Evite qualquer tipo de doces.
8. – Pratique actividade física sempre que surgir oportunidade (por exemplo, estacione o carro um pouco mais distante e vá o que lhe resta do percurso a pé, evite o uso de escadas rolantes e/ou elevadores e use as escadas normais com mais frequência, esqueça o comando da televisão e desligue-a ou mude de canal dirigindo-se a ela, etc.)
9. – Diferencie fome, de vontade de comer.
10. – Quando exagerar nas calorias ingeridas num dia, no dia seguinte procure fazer refeições leves ou alimente-se somente de sopas de legumes (pouca ou nenhuma batata). Caso tenha comido um bom churrasco e bebido muita cerveja, faça um jejum bebendo apenas sumos naturais.
11. – Não fique muito tempo sem comer, pois pode exagerar na refeição seguinte.
12. – Procure ingerir hidratos de carbono em todas as refeições, evitando o açúcar refinado. Lembre-se que as frutas e sumos naturais já possuem o açúcar suficiente para organismo.
13. – Evite consumir gorduras, principalmente saturadas.
14. – Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastantes verduras, legumes e frutas, pois as fibras regularizam o intestino e fazem uma limpeza geral do mesmo.
15. – Nunca coma doces pela manhã, pois o consumo de açúcar aumenta a insulina no sangue, o que dá mais fome durante o dia.
16. – Coma uma fruta cerca de 40 minutos antes da refeição, a sensação de saciedade evita que se coma muito depois, mas fuja das mais gordurosas, como abacate.
17. - Evite bebidas alcoólicas. Caso não resista, prefira o vinho tinto seco. Além de poucas calorias, se beber moderadamente, faz bem à saúde.
18. – Se vai a uma festa, não saia de casa de estômago vazio
19. Faça uma caminhada de 30 minutos pelos menos 3 vezes por semana
20. –Não relaxe quando chegar ao peso desejado. A boa forma exige dedicação sempre.

Como estamos a chegar ao verão, muitas pessoas procuram dicas para emagrecer, muitas vezes sem sucesso.
Algumas pessoas dizem que já tentaram de tudo e não conseguem emagrecer. Isso acontece porque a composição corporal fica toda modificada com essas dietas. Assim fica mais dificil voltar a ter o corpo com saúde.
O problema é que, a cada tentativa desesperada de emagrecer, a pessoa faz dietas pobres em nutrientes, perde peso, mas não perde gordura e, sim, massa magra, que são os músculos. E quando engorda de novo, não recupera a musculatura. Ganha gordura!
A verdade é que existem pequenos truques que ajudam qualquer mulher a perder peso de forma saudável, e um desses truques é cortar nos alimentos que engordam. Muitas vezes comemos esses alimentos sem saber o mal que eles fazem.
Todas nós sabemos que não existem dietas milagrosas e, para atingir o peso certo nem sempre é uma tarefa fácil, visto que as dietas milagrosas, que prometem emagrecimento rápido e sem esforço, na maioria dos casos não são uma boa solução.
Se o seu objectivo é eliminar aqueles quilinhos que tem a mais, o melhor que tem a fazer é exercícios no mínimos 30 minutos diariamente, essencialmente aeróbicos (são os que queimam mais gordura), e manter sempre uma alimentação equilibrada e saudável. É também muito importante que não tente emagrecer demasiados quilos em pouco tempo, isso poderá prejudicar a sua saúde. O ideal é que perca entre meio quilo e 1 quilo por semana.
No entanto, tenho para si algumas dicas que também poderão ajudá-la a atingir a sua meta, e até mantê-la:

Alimentos proibidos nas dietas:

Refrigerantes: os refrigerantes são, maior parte deles, constituídos por muitos açucares. O melhor a fazer é, em vez de trocar para refrigerantes light, beber água.
Doces e bolos: são altamente proibidos, devido ao açúcar em excesso que possuem;
Pão branco: troque para pão integral. O pão branco é dos alimentos que mais engordam.
Hidratos de carbono: estes são essenciais para a nossa dieta, mas o que os acompanham podem ser altamente prejudiciais – falo de natas, enchidos, etc.
Assim ficam com algumas dicas sobre alimentos que realmente engordam e que pode evitar, se quer tornar a sua dieta numa dieta saudável.
A matemática do emagrecimento é simples: quem ingere menos calorias do que as gasta, perde peso! Mas saltar refeições ou banir os petiscos deliciosos, só vai deixá-la completamente irritada.
A melhor estratégia a adoptar para baixar o ponteiro das calorias, é cortar aquelas que estão a mais, ou em último caso, trocar as bombas calóricas por opções mais leves.

O tamanho e a quantidade importa – Somente por preferir um copo alto e fino, a um baixo e largo, vai beber entre 25 a 30% menos, seja sumo, vinho ou qualquer outra bebida. Como é que isto ajuda? Fácil! Está provado que o que nós vemos, faz-nos consumir mais ou menos.
Três por dois – Em vez de uma omelete com 3 ovos, faça apenas com 2 claras e 1 gema. E em vez de fiambre, presunto ou bacon, junte tomate e peito de perú.
Mais é mais – Para o seu jantar, prepare 3 opções de vegetais – em vez de apenas uma. A variedade faz com que coma mais sem perceber. E para além disso, frutas e vegetais são uma óptima forma de perder peso. Quanto mais água e fibras tiverem, mais volume ocupam no seu estômago e por isso mais rápido se sentirá satisfeita.
Relógio – Faça pelo menos cinco refeições por semana em casa e reduz em cerca de 30% o consumo calórico. Tenha no seu congelador fatias de carne magra e vegetais já cortados, no frigorífico uma salada lavada e frutos. Além de ter uma refeição saudável, está ainda a garantir que perca peso.
Converse durante a refeição – a maioria de nós faz uma pausa natural quando apoia o garfo no prato. Por isso, alimentar-se acompanhada ajuda-a a perder peso, já que enquanto conversa com a sua companhia o seu cerébro tem tempo para perceber que já está satisfeita.
Nada por cima – esqueça os queijos e molhos na massa. Ou pelo menos, se for possível utilize queijos magros como o ricota ou fresco e magro.
Menos açúcar – troque um copo de refrigerante por um de água e livre-se de imenso açúcar. Se precisar de adicionar sabor à água, junte umas gotas de limão.
Sopa, sopa, sopa! – inclua uma tigela de sopa no seu dia. Quando é comida no início da refeição, modera o seu apetite. Mas evite as sopas pré-feitas, pois estas estão cheias de sódio e evite as demasiado cremosas, pois têm imensa gordura.
A medida certa – tem que saber quando é demais. Principalmente quando vai comer fora, evite repetir as entradas, ou quando está a construir o seu prato, evite os excessos.
Onda vegetariana – reduzir a carne do seu menu pode fazer com que fique mais leve. Isto porque as vegetarianas costumam pesar menos 20% do que as mulheres que consomem carne. A razão ? Simples! São uma óptima fonte de fibras que gerem a sensação de saciedade.
Brinde à vontade – quando sai, intercale bebidas alcoólicas com sumos ou água. Além de o álcool ser muito calórico, quanto mais sóbria estiver menos estragos calóricos faz (e asneiras.. hihih).
Doce mágico – quando estiver prestes a atacar uma guloseima calórica, mastigue uma pastilha elásticas sem açúcar com menta extra. O seu sabor forte vai satisfazer a boca e qualquer alimento que ingira de seguida deixará de ser apetitoso.
Cebola e ervas – no momento de condimentar os seus pratos, abuse de ervas naturais e cebola crua. Além da baixa quantidade de calorias, elas dão um gosto especial aos seus pratos.
Não ponha a sua saúde em risco. Evite tomar medicamentos para emagrecer, pois tem havido casos bastante infelizes de doenças cuja saúde é depois irrecuperável após a toma de certos medicamentos, que prometem emagrecimento rápido.
Infelizmente há pessoas cuja ganancia não mede fins nem consequências e, esses produtos, na sua maioria, são comercializado por meios extra oficiais, ou seja não se encaixam dentro dos produtos recomendáveis.
Prefira dietas saudáveis, nada se consegue sem algum esforço...

Seja paciente
Tentar perder muitos quilos rapidamente é errado! Um objectivo saudável é tentar emagrecer devagar e de forma equilibrada: ou seja, reduzir 10 por cento do peso em seis meses.
Por isso, quando se quer perder peso, deve-se escolher uma dieta, que seja capaz de seguir à risca. Cortes muito radicais ou pouco adaptados ao tipo de pessoa, são impossíveis de manter. Aliás, o melhor é encarar a dieta alimentar como uma mudança definitiva de hábitos e não algo temporário.
Parte-se do princípio que, para perder peso saudavelmente, é preciso ingerir menos calorias e mais nutrientes e tomar alguns suplementos alimentares que repõem o que está em falta numa dieta de baixas calorias.
Existem também substitutos de refeições, mas escolha os que se vendem nas farmácias, concebidos por médicos e nutricionistas, que controla cientificamente o número de calorias que ingerimos, com a quantidade de nutrientes que necessitamos diariamente.

FONTE: selecção de diversos sites sobre saúde