segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mágoa - Chico Xavier

Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas...
Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas...

Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do mesmo lugar...
As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.
Quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...

Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião...
Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual...

Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em pressão...

Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo...

A amizade é uma dádiva de Deus...
Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!

A caridade é um exercício espiritual... quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.
Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico...
Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal… ninguém tem o direito de se omitir.

Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: - não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.

O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor...
Magoar alguém, é terrível!..
Tudo tem seu apogeu e seu declínio... É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!... Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!
Chico Xavier Como sempre são sábias as palavras de Chico, a mágoa, gera a raiva que por vezes deriva em ódio, esses maus sentimentos, que tortura e vai-nos prendendo a coisas e a momentos que só nos destroem.
Não é fácil deixar de sentir mágoa por isto ou aquilo, pois vivemos rodeados de pessoas diferentes de nós, cujos sentimentos nem sempre nos cativam e por vezes somos obrigados a conviver com pessoas cuja forma de estar nos incomoda, surgindo os conflitos e uma vivência que nos desagrada e cansa.
Precisamos de aprender a ser mais humildes, a viver de forma mais regrada, os excessos, todos eles, levam-nos por caminhos torturantes, que nos tiram a verdadeira paz de espírito e sem ela, perdemos o nosso equilíbrio.
A oração é a nossa entrada no mundo invisível. É pela oração que podemos chamar os poderes e as leis de Deus.
O Mundo Espiritual tem poderes e leis que são diferentes do mundo físico permitindo que, por exemplo, a um pedido nosso, uma cura ou um perdão ocorra, o que para nós será um milagre divino...
Foi este um dos muitos ensinamentos de Chico Xavier, que teve uma vida marcada pelo sofrimento, devido ao preconceito daqueles que não compreendiam o seu carácter de pureza e dádiva.
Todos nós sabemos e conhecemos o trabalho efectuado por Chico. Trabalhava por amor dirigido ao povo e ao Espiritismo, não recebeu um centavo pelo consolo oferecido, atendia a todos com muita paciência e simpatia. Era pobre e desencarnou pobre, deixando-nos ensinamentos próprios de um homem de bem.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os casinos em Macau...


Nestes dias de férias em Macau, é a loucura total nas apostas dos casinos. O jogo entre os chineses é mais que um mero entretenimento: é praticamente um instinto nato.
De tal forma esta "necessidade" está no seu sangue, que um simples camponês que passa o ano inteiro a fazer os mais incríveis sacrifícios para economizar algum dinheiro do seu magro salário, repentinamente entrega-se de corpo e alma ao jogo em arriscadas operações, nas salas de qualquer casino, em busca da fortuna.
À falta de casinos autorizados na China e havendo numerosos adeptos em busca de apostas para desafiar a sorte, existe grande variedade de jogos, são tantos que é difícil enumerar. Esta prática estende-se às ruas, praças, casas de chá, feiras e outros espaços públicos ou mesmo em casa de cada um onde se juntam grupos para fazerem as suas apostas desde o mahjong aos tabuleiros de xadrez chinês.
Os casinos de Macau são bem conhecidos em todo o mundo e arrastam consigo uma longa história.
Macau é uma das poucas cidades da Ásia, onde o jogo é legalizado, sendo a única da China autorizada a tal, tornando-se um roteiro do jogo, conhecida como a "Las Vegas do Oriente"!
Dezenas de casinos fazem a felicidade e a desgraça dos seus apostadores.
Começando pelo primeiro, o emblemático e mundialmente conhecido Hotel e Casino Lisboa, inaugurado nos anos 60, juntando-se-lhes gradualmente, o Sands, o Winn, o Venetian - actualmente o maior casino do mundo e uma recriação da cidade de Veneza, com canais, gôndolas, 3000 suites e que alberga o Cirque du Soleil -, e o MGM Grand Macau.
Muitos outros vão crescendo como cogumelos num bocado de terra roubado ao mar, o Cotai, uma zona entre as ilhas de Coloane e Taipa, que continua a afirmar-se e a preparar-se para receber outros mega empreendimentos para fazerem companhia aos já existentes.
Mega hotéis-casino ligados a não menos mega grupos que incluem o Four Seasons, City Dreams, Grand Hyatt, Shangri-La, Traders, Sheraton, St. Reggis, Hilton, Conrad, Fairmont e Raffles que, no total, representarão mais de 40 mil quartos.

Estes casinos oferecem provavelmente a maior variedade de jogos no mundo, tais como o baccarat, blackjack, roleta, boule, "pequeno e grande" fan-tan e, como não podia deixar de ser, uma variadíssima gama de máquinas espalhadas por todo o lado, mas as apostas fortes, são feitas nas luxuosas salas privadas onde são colocadas nas mesas verdadeiras fortunas, e não é por acaso que estes casinos têm tido lucros fabulosos...

Em Macau, habitam duas sociedades, que nunca ou raramente se encontram: as pessoas que residem e trabalham no Território e um segundo grupo, o dos forasteiros e dos marginais, aqueles que investem muito tempo e dinheiro num dos 33 casinos que transformaram Macau numa versão oriental (e ainda mais sofisticada) de Las Vegas.
O contraste entre as duas faces da cidade é tão estranho quanto evidente: por alguma razão, os funcionários públicos não estão autorizados a apostar nos casinos, da mesma forma que muitos dos jovens residentes evitam a realidade do jogo... porventura porque conhecem histórias desprovidas do colorido dos néons, que iluminam estes espaços onde o Sol nunca espreita.
Para muitos que conseguiram os seus postos de trabalho nestes casinos, abertos 24 horas, a manhã seria igual à madrugada, não fosse o ar desgastado da clientela ou algum abrandamento no fluxo de jogadores.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Comida Chinesa e os pauzinhos

Os mitos em torno da culinária chinesa estão a ser ultrapassados à medida que cada vez mais estrangeiros difundem nos seus países os gostos e paladares da China.
A culinária neste grande país, é uma arte sofisticada e muito apreciada, não só pelos seus habitantes, como cada vez mais tem transposto fronteiras e despertado a curiosidade dos turistas que invadem os restaurantes à procura da sua diversidade.
Os chineses acreditam que uma refeição deliciosa e farta gera felicidade, harmonia, bem-estar físico e mental. Durante as "eras douradas" da China, nas épocas de prosperidade, os chineses desenvolveram a cultura por meio da arte, da ciência e da culinária.Cor, aroma, sabor e apresentação num prato devem complementar-se, mas também deve dar-se atenção à maneira de cortar os alimentos.
Os ingredientes são todos cortados, segundo as exigências do prato, em fatias, cubinhos, tiras, rpas finas, grãos ou picados, a fim de realçar o sabor entre os seus ingredientes e o prato deve ser bonito ao olhar e ao paladar.
Os diversos condimentos, além de dissipar os maus sabores originais de alguns ingredientes, são preparados para diferentes sabores, conforme os diferentes gostos pessoais.
A culinária cantonense ou de Guangdong é, em geral, cozida no vapor, fervida ou frita rapidamente em pouquíssimo óleo. Os ingredientes principais são frutos-do-mar, porco, frango e vegetais, e são normalmente acompanhados com arroz branco.
Há um dito popular que "os cantonenses comem tudo o que tem pernas, nada e voa, excepto mesas, barcos e aviões. No tratamento culinário, há variados estilos como fritar, saltear, guisar, refogar, assar, cozer em água e ou ao vapor, estufar, escaldar, ferver rapidamente, entre muitos outros processos.
Depois de cortar os ingredientes, os cozinheiros podem fazer com eles diferentes desenhos, aproveitando as suas cores naturais que os insentiva a dar nomes estranhos aos pratos, muitas vezes dedicados às suas terras de origem, aos deuses e à imaginação.
Além disso, na China não existem porções individuais. Os pratos são colocados na mesa e a refeição é compartilhada, pois cada um tira uma pequena porção de cada prato. Assim, todos podem ter a oportunidade de experimentar os vários tipos de comidas postos na mesa.

YUM CHA - Dim Sum

São leves e pouco calóricos, estes pequenos pastelinhos feitos de uma massa tão fina e muitas vezes quase transparentes, recheados com gambas, vegetais ou carne de porco. São os "dim sum", petiscos cozinhados a vapor ou fritos, chegam à mesa sempre num cestinho de bambu ou de inox.
É um petisco tipicamente cantonese, ir a "Yum Cha", é uma tradição que se partilha com a família ou amigos ao fim de semana, de manhã ou a meio da tarde.
A sua tradução é literalmente “beber chá”. O Yum Cha refere-se ao costume de comer pequenas doses de diferentes comidas, enquanto se bebe chá chinês.

Etiqueta à mesa - O uso dos pauzinhos ou fachisÉ costume na China o uso dos "fachis" (pauzinhos) em vez de garfo e faca.Os chineses acham que uma faca, para além de ser um objecto agressivo e perigoso, "corta" a harmonia do convivio e é por isso que os alimentos chegam à mesa perfeitamente cortados e prontos a comer.
Os Pauzinhos ou fachis, são umas varetas utilizadas como talheres nos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnam e a Coreia.
São usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico e de madeira, ambos descartáveis.
O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve como uma pinça para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.Os pauzinhos eram usados originalmente pelos Hans, etnia maioritária da China. Hoje, é um utensílio indispensável e tradicional para manusear os alimentos em toda a Ásia.
Esta prática foi aceite por muitas outras minorias e por vários países asiáticos, inclusivé o Japão, que comemora a "festa dos pauzinhos" todos os anos, no dia 4 de Março.

Desde as dinastias Qin e Han, isto é, nos séculos II e I a. C., o povo deixou de comer com as mãos, aos poucos foi-se introduzindo a consciencilização da importância da saúde, os pauzinhos foram-se popularizando até aos dias de hoje.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Ano do Coelho - Macau

E a festa continua! Quase toda a noite se ouviu o rebentamento de panchões.
O dia amanheceu cheio de sol, logo cedo o movimento começou nas ruas principais da cidade, para receber com alegria o dia de ano novo que, como sempre, tem muitas actividades e também muita euforia.
As ruas de Macau estão engalanadas de vermelho e dourado, as cores dominantes que significarem prosperidade, e também cheias de turistas, a maioria do continente chinês, já que este constitui para muitos chineses o único período de férias anual.
Os templos encheram-se para pedir as boas graças dos deuses, saúde, sorte e dinheiro... fazem-se ofertas de pivetes e levam-se também alimentos aos deuses da preferência de cada um, para consolidar os pedidos. Os restaurantes enchem-se de familiares e amigos, num alegre convivio, no meio de dezenas de pratos diferentes. A dança do Leão animou alguns pontos da cidade, porque se acredita que à sua passagem, traz sorte e prosperidade.
Como não podia deixar de ser, as dezenas de casinos de Macau, encheram-se para tentar a sorte. E,conforme o nível de sorte, há sempre a possibilidade de voltar com os bolsos cheios... ou vazios!
As crianças são as que mais se divertem, não só pelos presentes que recebem, como há muitas actividades dedicadas a elas.
Com uma nova fatiota que inclui roupa interior vermelha, as famílias partem em romaria para queimar incenso nos templos, jogam nos casinos e cumprimentam os amigos com votos de "Kung Hei Fat Choi", que significa “prosperidade neste novo ano”.

Entre tradições, superstições ou pura curiosidade, a população de Macau, chinesa, portuguesa e de outras comunidades, associa-se à festa e cumpre rituais.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vem aí o Ano do Coelho

Hoje é o último dia do ano em que o Tigre parte, para dar lugar ao Ano do Coelho. A lei e a ordem serão as máximas deste ano: as regras e os regulamentos deverão ser cumpridos, é o momento de prestar atenção ao que se passa à nossa volta.

A influência do coelho tende a estragar os momentos de mais conforto despertando e relevando a eficácia e o sentido do dever.
Mas também, com a chegada do Ano do Coelho renasce a esperança de que mais algumas batalhas vão ser vencidas, curar as nossas feridas e começar com algum descanso no novo ano que agora começa.Como sempre, as ruas em Macau enfeitam-se de bonequinhos cheios de simbolismo referentes a esta quadra, que é a maior festa do povo chinês e a Praça do Leal Senado enche-se de turistas que, curiosos, deixam-se fotografar neste espaço cheio de alegria e cor.
Apesar da sua ocorrência ser agora no inverno, na China, é conhecido como "Festival da Primavera". Segundo a tradição chinesa, quanto mais frio fizer nesta altura, mais sorte e abundância terá o ano que entra.
As lojas enchem-se e as pessoas gastam o seu dinheiro e algumas das suas economias, para comprar presentes para oferecer à familia e amigos, não esquecendo a decoração, materiais para pintura e limpeza das suas casas, alimentação, vestuário, etc.
Muitos estabelecimentos esmeram-se nas ofertas e promoções, em especial, as guloseimas, pois na tradição chinesa como também noutras culturas, os doces fazem parte da festa.Começa a preparação do petisco para o jantar. Há quem prefira ir aos restaurantes, mas a tradição, continua a mandar que, na véspera do Ano Novo chinês, as famílias chinesas reúnem-se para fazer as suas contas anuais, e acaba com o jantar do reencontro, conhecido como Chu XI (除夕) ou "Véspera do ano que entra”, para provar os petiscos feitos pela mãe, avó ou pela tia...É muito importante, no final do ano, a família reunir-se para fechar o ciclo anual. A última refeição do ano ganha, por isso, importância acrescida. Neste momento, há vários aspectos a ter em atenção: cozinhar pratos capazes de trazer a riqueza, a boa sorte e a felicidade; servir doces e frutas em bandejas vermelhas; favorecer a união da família sentando-a numa mesa circular.Tradicionalmente realizada em celebrações para ter boas colheitas, em toda a China a Dança do Dragão é indispensável, principalmente nas comemorações do Ano Novo Chinês.
Embora a aparência do dragão possa parecer assustadora, acredita-se que este é dotado de poder, riqueza, dignidade e sabedoria, trazendo, por isso, boa sorte a todos. Símbolo do imperador, este animal fantástico vem visitar-nos para que com ele possamos ter boa fortuna…Os espectáculos de rua também têm lugar em pontos turisticos, mas também as salas de espectáculos se enchem para assistir aos acrobatas, ópera chinesa e danças folclóricas.
São distribuídos envelopes vermelhos durante a festa de Ano Novo. Oferecer um "lai si", representa uma oferta para quem é presenteado e para quem presenteia, que chama para si também, a boa sorte.
Mas afinal o que contém estes envelopes? Dinheiro! Uma notinha das mais baixas, são metidas em envelopes vermelhos com bonitos desenhos, muitos deles alusivos ao animal desses ano e distribuidas pelas crianças e solteiros, mas também é dada aos porteiros dos prédios, que velaram pela segurança dos seus inclinos durante o ano, aos empregados de empresas que prestaram um bom serviço, aos seguranças das garagens, etc, que também são bafejados com os envelopes vermelhos, mas normalmente com uma notinha de mais valor...Mas nesta festa, não podem faltar os "panchões"... um "panchão" é um cartucho de pólvora, revestido por papel vermelho. É um elemento típico da China, sendo tradicionalmente queimado para cumprir um dos rituais do Ano Novo Chinês.
De acordo com a lenda, a queima dos panchões, cujo rebentamento produz um ruído ensurdecedor, destina-se a afugentar um animal sobrenatural, que tem como vício matar pessoas e gado no fim do ano.
Os panchões não são acesos com um isqueiro ou com um fósforo, mas sim com um pivete, ou seja, um pau de incenso, idêntico aos que são queimados nos templos ou à porta das casas.
De 3 a 17 de Fevereiro, ou seja, desde a lua nova, que marca o início do ano, até à lua cheia, os festejos em torno do Ano Novo multiplicam-se.
Ao 15º dia, correspondente à noite de lua cheia, ocorre então o Festival das Lanternas e també o "Dia dos Namorados Chinês", porque é nesse dia que as meninas saem de casa para apreciar as lanternas e... encontram-se com os namorados, que lhes fazem ofertas, tais como chocolates, bonequinhos, flores, enfim, tudo o que um apaixonado imagine que faça a sua amada feliz.
Este festival marca o encerramento das comemorações de entrada no novo ano.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A aspirina - outros usos


Você usa a Aspirina somente quando está com dores de cabeça? Pois saiba que está a perder muitas outras soluções.
Veja alguns casos em que ela pode ser-lhe super útil:

1 – Remover manchas
Para remover as manchas deixadas pelo suor numa camisa branca, por exemplo, dissolva duas aspirinas em meio copo de água morna e aplique no local da mancha. Deixe ali cerca de duas horas e depois lave normalmente.

2 – Cabelos verdes
Alguma vez você já ficou com os cabelos verdes, após entrar na piscina, devido à pintura do seu cabelo que entra em conflito com o coloro da piscina?
Se isso lhe acontecer, dissolva oito comprimidos de Aspirinas num recipiente com água tépida e passe pelos cabelos deixando durante uns 10 minutos e depois lave com o seu habitual shampoo.

3 – Para o acne
Dissolva alguns comprimidos (o suficiente para a quantidade que tiver) com um pouco de água, formando uma pasta e aplique sobre as borbulhas deixando durante a noite enquanto dorme. Elas secam e tendem a desaparecer.

4 – Flores frescas
Dissolva uma aspirina na água da jarra, onde colocou as suas flores acabadas de comprar ou se forem oferecidas. Faça isto sempre que mudar a água. Elas irão durar mais.

5 – Acabar com a caspa
Triture duas carteiras de Aspirina no seu shampoo e lave os cabelos normalmente, deixando o shampoo agir alguns minutos antes de passar por água limpa.

6 – Picadas de mosquitos
As picadas de mosquitos podem ser aliviadas, molhando o local afectado com uma pasta feita com uma Aspirina.

7 – Picadas de Abelhas
Podem ser tratadas da mesma maneira anterior.

8 – Fungos no jardim
Os jardineiros podem tratar os fungos do jardim dissolvendo uma carteira num litro de água e regando as plantas afectadas.
Como prevenção, isso pode ser feito de vez em quando, mesmo que não tenha fungos, para evitar que eles se criem nas raízes novas.


9 - Prevenção de ataques de coração-
Por recomendação médica, muitas pessoas a partir dos 50 anos, tomam uma aspirina ao deitar, a fim de evitar/prevenir ataques cardíacos, pois assim evita o entupimento das artérias.

10 – Lavar as mãos
Lavando as mãos com o sumo de limão e Aspirina, é possível remover as manchas do cigarro e de gordura.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Nada sei...


Não me perguntes,
porque nada sei,
da vida,
nem do amor,
nem de Deus,
nem da morte.

Vivo,
amo,
acredito sem crer,
e morro antecipadamente,
ressuscitando!

O resto,
são palavras,
que decorei
de tanto as ouvir.

E a palavra,
é o orgulho do silêncio envergonhado.

Num tempo de ponteiros
agendado,
sem nada perguntar,
vê sem tempo,
o que vês acontecer.

E, na minha nudez,
aprende a adivinhar
o que de mim não possas entender.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As crianças e a verdadeira amizade

Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários, foi atingido por um bombardeio.
Alguns missionários e duas crianças tiveram morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas. Entre elas, uma menina de oito anos, foi considerada em pior estado. Era necessário chamar ajuda por uma rádio e ao fim de algum tempo, um médico e uma enfermeira da Marinha dos EUA chegaram ao local. Tinham de agir rapidamente, senão a menina morreria devido aos traumatismos e à muita perda de sangue. Era urgente fazer uma transfusão, mas como? Após alguns testes rápidos, puderam perceber que ninguém ali possuía o sangue compatível. Reuniram então as crianças e entre gestos, arranhadelas no idioma, tentaram explicar o que estava a acontecer com a menina e que precisariam de um voluntário para doar o sangue. Depois de um silêncio sepulcral, viu-se um braço magrinho levantar-se timidamente.
Era um menino chamado Heng. Ele foi preparado rapidamente ao lado da menina agonizante e espetaram-lhe então a agulha na veia. Ele mantinha-se quietinho e com o olhar fixo no tecto. Passados momentos, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico reparou e perguntou-lhe se estava a doer? Ele negou, tentando disfarçar novo soluço. E então voltou a soluçar de novo, contendo a custo as lágrimas.
O médico ficou preocupado e tentou averiguar o que passava, mas o rapazinho abanava apenas a cabeça para que o deixasse em paz. Mas como os soluços continuassem cada vez mais fortes acompanhados de um choro silencioso, era evidente que algo estava errado.
Foi então que apareceu uma enfermeira vietnamita vinda de outra aldeia que soubera do acidente e vinha prestar ajuda. O médico pediu que ela procurasse saber o que estava a acontecer com o rapazinho Heng.
Com uma voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e ia explicando algumas coisas sobre o que estava a acontecer com ele e com a amiguinha.
Então o rosto do menino foi-se aliviando e, minutos depois ele estava novamente tranquilo. A enfermeira explicou aos americanos: - "Ele pensou que ia morrer! Não tinha entendido nada do que vocês disseram e estava convencido que lhe era retirado todo o sangue para dar à menina."
O médico sorrindo compreensivo, aproximou-se dele e, com a ajuda da enfermeira, que foi traduzindo, perguntou-lhe: - "Mas se pensavas que era assim, porque então é que te ofereceste para doar o teu sangue?”
E o menino respondeu simplesmente: - "Ela é minha amiga…"A grandeza da alma pura das crianças, devia permanecer assim, até adultos. Afinal a vida não passa de uma tentativa! Tentamos ser grandes no que fazemos, mas olhando à nossa volta, encontramos sofrimento e o alheamento às misérias deste mundo. Os ricos querem ser ainda mais ricos e os "outros", encolhem os ombros dizendo que não há nada a fazer, embora nos cheguem muitos exemplos de pessoas que fazem a diferença.
É preciso amar acima de tudo, amar tudo e a todos.
Não fechar os olhos para a sujidade do mundo, não ignorar a fome que nos rodeia!
Pode esquecer a bomba, mas antes, deve fazer algo para combatê-la, mesmo que se sinta incapaz. Procurar o que há de bom em tudo e em todos e não tecer os defeitos logo à distância.
Fazer da vida e das pessoas, uma das razões de viver, porque fazemos parte de um todo, isolado ninguém consegue viver, precisamos uns dos outros para subsistir, para avançar, para amar.
Entenda as pessoas que pensam diferente e não as reprove. Não corra! Para quê tanta pressa? Corra apenas para dentro de si e sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme o seu sonho em fuga! Descubra apenas aquilo que há de bom dentro de si e os amigos vêm ao seu encontro! Precisamos de um amigo para se parar de chorar e para não se viver debruçado no passado, em busca de memórias perdidas...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O desportista na época romana, mais rico do mundo

O corredor lusitano Diocles, tornou-se profissional aos 18 anos e morreu aos 42.
Se o salário de Cristiano Ronaldo parece elevado, é porque ainda não conhece o condutor de quadrigas Gaius Appuleius Diocles.
Os milhões de Cristiano Ronaldo e até do golfista Tiger Woods, o desportista mais rico da actualidade, não se comparam aos prémios conseguidos por um condutor de quadrigas lusitano no tempo do Império Romano.
Segundo uma investigação da Universidade da Pensilvânia, citada pelo Expansión, o desportista mais rico de toda a história foi Gaius Appuleius Diocles, um condutor de quadrigas nascido na Lusitânia no ano de 104.
Segundo os investigadores, Diocles angariou qualquer coisa como 35,863 milhões de sestércios, a que corresponderiam actualmente 11,6 mil milhões de euros. A maquia amealhada pelo desportista luso era o suficiente para abastecer de cereais a capital do Império Romano durante um ano.
Diocles participou em mais de quatro mil corridas da "Fórmula 1" dos romanos, tendo vencido quase 1.500 dos desafios. Por 815 vezes liderou as corridas desde o início, em 67 vezes conseguiu a liderança nas últimas voltas e em 36 ocasiões sagrou-se vencedor mesmo na recta final.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Magia das velas

Já há muitos anos que tenho o hábito de acender velas por isto ou por aquilo, é algo que me fascina desde criança. De tal forma, que já muitas pessoas amigas, quando têm algum problema mais complicado pedem-me para acender uma das minhas famosas velinhas... o que é facto, seja coincidência ou não, as coisas acontecem de forma positiva quando aparentemente parecem feias, tudo graças à crença que eu faço dos meus pedidos à mistura com o ritual das velas e... acredito que resultam!
As velas sempre foram usadas, não apenas para iluminar a escuridão em lugares, mas principalmente com finalidades mágicas ou espirituais.
A luz de uma vela carrega em si, todas as forças do Universo, tanto é que, sempre cumpre a missão de agregar luz e força a qualquer situação. A chama da vela é a conexão directa com o mundo espiritual superior, sendo que a parafina actua como a parte física da vela ou como o símbolo da vontade, e o pavio que suporta a chama, a direcção.
Utilizar rituais com velas, é praticar magia mental, ou seja, a qualidade da magia é determinada pela intenção que se coloca no que se pensa, deseja e cria. Quando se mentaliza algo positivo, desejando o bem de alguém, pratica-se "magia branca", mas como tudo tem sempre o reverso da medalha, quando se deseja mal e se envia mentalmente pensamentos negativos a alguém, isso é praticar "magia negra", mas a pessoa que o faz, também sofrerá más vibrações. Enfrentará então a "lei do retorno"...A chama de uma vela é uma poderosa atracção de força energética vibracional e a sua luz, um veículo para a intuição activada pela vibração da sua luz, que se desenvolve nos mundos invisíveis e subtis.
O que sabemos sobre tudo isto, pobres humanos materialistas? Nem sempre nos debruçamos sobre o mundo invisível/espiritual e infelizmente há quem se aproveite das fragilidades dos outros seres, para enganar, extorquir, porque afinal, perante a crueldade da desigualdade, colocamos muitas perguntas ao criador de um Universo perfeito e a muitas delas não obtemos respostas que justifiquem os horrores e a violência espalhadas um pouco por todo o mundo e que vamos assistindo diariamente, fazendo a eterna pergunta: mas onde está Deus?
A única resposta possível é a dinâmica da esperança e da fé que comanda a vida e estas duas forças não nos podem faltar, algo divino anima e move o ser humano sem mediação da consciência espiritual, que a vai adquirindo conforme os reveses da vida o vão ensinando e direccionando na sua busca.Ao acender uma vela cheio de boas intenções por outrém, está a usar o seu livre arbítrio e essa vela irá activar a mente de quem está a utilizá-la.
Este é um dos recursos para sentirmos alívio ao praticar o bem, que também se traduz em limpeza espiritual e material.
Nas velas tudo é mágico, tanto que só com o simples acto de acender uma vela, já nos sentimos dentro de um ambiente místico, romântico e espiritual.
Entretanto é bom lembrar que forças poderosas estão presentes, porque se sentem atraídas pela luz das velas, razão pela qual é desaconselhável acender velas para os mortos dentro de nossa casa, pois estaremos a chamar o seu espírito e até atrair outros seres confusos ou maléficos, para essa luz.
Existem cuidados básicos a tomar antes de acender velas que invoquem forças espirituais poderosas como os anjos, por exemplo. Uma casa espiritualmente desordenada, com pessoas que praticam acções perversas ou consomem drogas, necessita de uma limpeza energética antes de qualquer ritual mágico. Uma casa que sofreu luto ou onde aconteceu algum tipo de agressão física ou abrigou um morador com uma doença terminal, também necessita de uma boa limpeza energética.Nada impede que acenda velas decorativas, até porque uma mesa de festa assim enfeitada, fica mais bonita e o ambiente mais romântico, mas tratando-se de magia com velas ou pedidos a entidades ou espíritos superiores é aconselhável “despoluir” a comunicação antes, para obter uma sintonia de qualidade, acendendo uma vela branca e deixando-a queimar até se extinguir.
Para quem deseje fazer as coisas "como deve ser", os formatos das velas também têm uma conecção especial com os mundos subtis.
CADA FORMATO DE VELA TEM UM SIGNIFICADO DIFERENTE JUNTO DA MENTE UNIVERSAL.OS SÍMBOLOS GEOMÉTRICOS SÃO ENERGIAS PURAS DO ASTRAL, QUE NOS AJUDAM A ENTRAR EM HARMONIA CÓSMICA COM O CRIADOR.Por exemplo, uma simples vela cilíndrica significa a elevação dos nossos pensamentos, são as mais comuns, as mais usadas e servem para tudo.
As velas triangulares ou em forma de cone, simbolizam os nossos três planos: físico, emocional e espiritual, os mais importantes factores para o nosso bom equilíbrio. Deve-se escolher este formato quando se desejar obter o equilíbrio em qualquer destes três planos ou os três.
As velas quadradas: o quadrado significa estabilidade na matéria. Os seus 4 lados iguais representam os elementos, terra, água, fogo, ar e ainda os elementos da natureza, bem como os 4 pontos cardeais: Norte, Sul, Este e Oeste. Quando necessitar de manter ou estabilizar uma situação, é conveniente usar este tipo de vela.As velas em forma de pirâmide: esta forma é profundamente energética e engloba todas as outras uma vez que a força das pirâmides tem a capacidade de armazenar energia e de a reproduzir. Este tipo de vela deve ser usada quando se quer a comunicação com planos superiores e para a solução energética de problemas. Um dos lados da vela pirâmide deve estar posicionada para Norte.
As velas em forma de estrela de cinco pontas, é sabido que a estrela de cinco pontas é o símbolo do homem preso na matéria, por isso ela representa o processo de reencarnação. Deve usar este formato de vela quando se tem consciência de se ter um problema ou bloqueio energético/espiritual que necessita de ser transmutado. Haverá muitos mais formatos com os seus significados, mas estes serão os mais simples e práticos para amadores...Também sabemos que as cores das velas representam igualmente vibrações diferentes e que cada cor pode ser utilizada consoante a nossa necessidade.
VERMELHA (energia física): é indicada para ssunto de amor, paixão, emoções físicas, sexo, necessidade de força física, liderança, triunfo...
LARANJA (energia de criação): pode ser utilizada para adquirir força mental, criatividade, vivacidade, eliminar a timez em excesso.
AMARELO (energia espiritual): utilize quando precisar de cura energética, vitalidade, optimismo, melhoria financeira...
VERDE (energia e equilíbrio): use sempre que precisar de cura física, fertilidade, tranquilidade, harmonia, estabilidade, trabalho.
BRANCA (energia e paz): ela simboliza a pureza, mas também limpeza espiritual, tem ligação aos planos superiores e com o Anjo da Guarda.
AZUL CELESTE (energia e poder mental): representa a intelectualidade, positividade, a fidelidade e devoção.
AZUL ANIL (energia da intuição): representa poderes paranormais, a sensibilidade, a mediunidade e sensitividade logo, pode ser utilizada para ajudar a desenvolver a intuição.
VIOLETA (energia de transmutação): se ela transmuta, ela elimina e negatividade, traz por isso o autoconhecimento e ajuda à comunicação com os planos supeiores.
ROSA (energia angelical): podemos considerar uma cor que desenvolve a energia da compaixão, compreensão e actua como calmante, é apaziaguadora. É boa para assuntos relacionados com crianças e amizades.
CASTANHO (energia de bens materiais): tem tudo a ver com dinheiro, imóveis, heranças, tudo o que for material.DEVE ESCOLHER A COR DA VELA CONSOANTE O ASSUNTO
Vela Branca se o assunto for de carácter geral
Vela Vermelha se for exclusivamente um assunto de amor
Vela Verde se se tratar de trabalho ou negócios
Vela Amarela se for um problema financeiro
Vela Doura para invocação e protecção astral
Velas Violeta ou Roxa para purificação e limpeza kármica

NOTA IMPORTANTE:as velas para rituais e pedidos devem ser sempre acendidas com fósforos e não deve soprar uma vela para a apagar, será o mesmo que deitar ao vento o seu pedido, deve fazê-lo com um abafador de velas ou simplesmente com o dedo.

Há imensa matéria a este respeito, mas estes conselhos são simples e ao alcance de qualquer pessoa em momentos de desorientação, aflição ou para quem queira ajudar alguém a resolver um problema de saúde, de emprego, de amor, etc.