segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim


Podemos dizer sempre que é uma invenção dos americanos, mas a verdade é que não há enamorados ou mesmo os casados que, chegando o dia 14 de Fevereiro, não gostem de trocar prendas simbólicas, como postais, chocolates ou flores.
Contam as lendas que, durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um poderoso exército. Isto porque o imperador acreditava que seria mais fácil conseguir que os jovens de alistassem, se estes não tivessem família. No entanto, e não obstante esta proibição, um bispo romano, de seu nome Valentim, continuou a celebrar casamentos em segredo. A prática foi, porém, descoberta e o bispo acabou por ser preso e condenado à morte. Durante o tempo em que esteve preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes, nos quais se podia ler que os jovens ainda acreditavam no amor.
Um dos bilhetes pertencia a Asterias, uma jovem invisual que, por ser filha do carcereiro, conseguiu permissão para visitar Valentim. Ambos acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, Asterias terá recuperado a visão. Antes de ser decapitado, a 14 de Fevereiro de 270, o bispo conseguiu ainda escrever uma carta de amor para a jovem, a qual terminava com a seguinte assinatura: “do teu Valentim”.
Por ser uma história de amor trágica, jamais foi esquecida e passou a ser celebrada a data de 14 Fevereiro, em que Valentim foi decapitado, para homenagiar a grandeza de alma deste homem, que nunca conseguiu ficar com a mulher amada.

Amor não é envolver-se com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos, porque não existem príncipes nem princesas.
Seja realista! Não há ninguém perfeito, por isso encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando as suas qualidades, mas sabendo também dos seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...
William Shakespeare

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O virtuoso PEPINO

Muitas pessoas não dão a devida importância aos vegetais... pois saiba que na sua maioria, eles podem ajudar-nos a melhorar os nossos problemas de saúde, como vamos ver por exemplo, com o... pepino!
Os PEPINOS contêm a maior fonte de vitaminas que o nosso organismo precisa diariamente.
Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

Quando sentir algum cansaço à tarde, dispense o café e coma antes um pepino num pedaço de pão torrado, se achar sem gostio, pode pôr um pouco de maionese. Ao comer o pepino, está a ingerir uma óptima fonte de Vitaminas B e carbohidratos que fornecem alguma energia extra, que pode durar algumas horas.

Umas rodelas de pepino, fazem milagres, vejamos:
há sempre o problema do espelho da casa de banho embaciar depois do banho, certo? Experimente esfregar uma rodela de pepino no espelho, e verá que o pepino eliminará a neblina.

As lesmas e os caracóis estão a arruinar as suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou numa tampa de lata (não de ferro nem de alumínio), coloque na sua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe.

Esqueceu-se de comprar graxa para os sapatos e necessita que eles brilhem, porque já não tem tempo para comprar a pomada para os engraxar? Simplesmente, esfregue uma fatia fresca de pepino sobre os sapatos. Os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica com um aspecto óptimo e tem a vantagem de repelir a água.

Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho de uma porta que passa a vida a ranger? Pegue numa fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o barulho desaparece!

Está cheia de olheiras e começam a aparecer aquelas rugas de expressão junto aos olhos? Uma rodela de pepino fresco em cada olho durante uns vinte minutos, refrescam e atenua o negro das olheiras.
Também se aplica para uma rápida e fácil forma de remover a celulite antes de ir à piscina ou à praia; basta que esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas durante alguns minutos e, os fito químicos do pepino, forçam o colagénio de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também, por isso deve colocar as rodelas nos olhos cansados!

Por vezes sente fome antes de se deitar! Comidas pesadas antes de dormir, provocam insónias, enfartamento e... pesadelos.
Experimente comer uma saladinha de pepino, temparada com as coisas que gosta.

Costuma acordar com uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca, porque os pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando assim esse problema matinal!

Para quem anda stressado e sem tempo para uma massagem facial ou uma visita ao SPA, aqui vai uma receita muito simples: corte um pepino inteiro, coloque-o numa panela de água e deixe ferver uns minutos, colocando-a depois na casa de banho num local onde possa receber o vapor. Ponha uma tolalha na cabeça de forma a que possa receber directamente esse vapor sem que se disperse e fique assim durante algum tempo.
Os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a ferver e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem tido grandes resultados na redução do stress, nas parturiantes, e nos estudantes durante os exames finais.

Gosta de ver as suas torneiras e metais a brilhar? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove o verdete de anos, como traz de volta todo o antigo brilho; também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam as suas unhas e mãos enquanto faz esta limpeza.

SUMO DE PEPINO
O pepino é um óptimo tónico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e às unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. O seu sumo é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.
O pepino tem também acção purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com a casca (bem lavada), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão. Bater no liquidificador e pode variar o seu sabor conforme o gosto e a sua imaginação, acrescentando meia maçã e mel com os pedaços de pepino e bater tudo.
Bebendo o seu sumo, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, conhecido como o "mineral da juventude", porque proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.
É só experimentar e ver os resultados.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DROGAS? Não, obrigada!

-"Na vida, tive hipótese de escolher entre o amor, a droga e a morte. Escolhi os dois primeiros e a terceira escolheu-me a mim!" (Jim Morrison)
Whitney Elizabeth Houston (nasceu em Newark, 9 de Agosto de 1963) é cantora, compositora, produtora musical / teatral e actriz norte-americana, uma das mais populares e famosas artistas das décadas de 1980, 1990 e 2000, recebendo vários Grammys, American Music Awards, Billboard Music Awards, Emmys, etc.
Ela foi classificada como a quarta melhor artista feminina de vendas nos Estados Unidos pela RIAA, com 54 milhões de álbuns certificados.
Em toda a sua carreira, Whitney Houston já recebeu mais de quatrocentos prémios, sendo a cantora mais premiada da história, certificada pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Record em 2006)

Mas um dia o escândalo rebentou, a super estrela, de 42 anos, caíu num mundo de degradação devido ao consumo de drogas.
As publicações do periódico "The Sun", onde se pode ler uma série de artigos sobre o consumo de diversas drogas e os seus efeitos, desvastaram a vida e a saúde de Houston, que desaparecia durante dias e às vezes semanas para reaparecer noutra cidade, gastando assim a sua multimilionária fortuna.
E assim, a jovem que em tempos tinha dado a sua imagem para dizer "não" às drogas, ela própria se rende ao vício, aliciada pelo marido...
A beleza física, a juventude, o sorriso, o “black beaultiful” cederam lugar a uma mulher esquelética, olheirenta, várias vezes internada, várias vezes convencida que voltava a ser a mulher bela e admirada que sempre fora, mas infelizmente, ainda hoje, vive mergulhada em tristeza e o seu mundo vai-se resumindo entre internamentos em clínicas especializadas de recuperação para viciados.
Esta é uma história de vida de uma mulher bela, famosa, inteligente, com o mundo rendido aos seus pés e que não acreditou nos males que a droga provoca.
Os dados mostram que, apesar dos esforços feitos até agora, o consumo das drogas continuam a atingir formas e proporções cada vez mais preocupantes em todo o mundo. Mas é preciso ir além dos factos, precisamos procurar as causas e atacá-las.
O consumo abusivo de drogas não deve ser visto apenas como o resultado de patologias individuais, mas como um facto social. E aqui está um grande indicativo da causa: uma sociedade como a que se vive no mundo inteiro, cada vez mais pragmática, insensível, competitiva, consumista e individualista, é uma sociedade que favorece o uso de drogas.
Ela gerou um mundo onde a existência quotidiana se tornou tão árdua e tão vazia de sentido, que os tóxicos funcionam como “amortecedores” nas relações do ser humano consigo mesmo e com o mundo.
Há quem use a expressão “civilização química”, para falar desta sociedade destituída de sentido verdadeiro, para a vida humana.
Num desafio ao bom senso, um número enorme de adolescentes continua a dizer sim às drogas. Uma pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes de escolas secundárias, já experimentou algum tipo de droga, além dos cigarros e das bebidas alcoólicas. A idade do primeiro contacto com este tipo de substâncias, passou dos 14 para os 11 anos de idade, em apenas uma década. Estes dados mostram que se caminha para um futuro muito mau para a nossa juventude.
Quanto mais cedo estas crianças experimentam uma droga, maiores são os riscos de se tornarem viciados. As pesquisas também revelam que, a maioria dos jovens, sabe que as drogas podem transformar a sua saúde e a sua vida num problema sério. Mas isso não basta para mantê-los longe de um papelote de cocaína ou outra droga qualquer, que infelizmente têm demasiada facilidade ao seu acesso.
Por que é assim? Muitos, são jovens inseguros, que sofrem de alguma depressão ou ansiedade, costumam procurar as drogas como alívio para seus problemas e estão convencidos que param quando se sentirem "melhores" e logo que alguns dos seus problemas fiquem resolvidos.
No extremo oposto, aqueles que parecem não ter medo de nada e que buscam todo tipo de emoções, também correm grande risco em se envolverem com drogas.
É claro que, quem experimenta pela primeira vez, nunca é com a intenção de se tornar num viciado, mas o que é facto, é que depois não se consegue parar, porque a maioria das drogas só provoca dependência depois de algum tempo de uso. Ou seja, quando se começam as experiências, percebem tarde demais que estão num caminho sem volta...
Todas as drogas são de alto risco: prejudicam a saúde, perturbam os estudos e alteram o humor para pior. E ninguém sabe de antemão se vai ou não se tornar um viciado.
- ÁLCOOL Provoca cirrose e hepatite alcoólica, hipertensão, problemas cardíacos. Causa danos cerebrais e provoca a perda de memória. Leva à dependência física, com graves crises de abstinência e, em grandes doses, provoca coma.
- MARIJUANA (MACONHA) Causa apatia e perda de motivação, prejudica a memória e o raciocínio. Estudos mostram que, quem fuma haxixe (maconha), está mais sujeito a sofrer de insuficiência cardíaca e esquizofrenia.
- COCAÍNA O risco de overdose é alto, o que pode levar à morte. O uso contínuo causa degeneração muscular, perda do desejo sexual, alucinações e delírios. Uma em cada cinco pessoas que experimentam esta droga, torna-se dependente
- ECSTASY Induz a ataques de pânico e ansiedade. Provoca danos nas células nervosas, o que leva à depressão crónica.

As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.
O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigénio e libertar o dióxido de carbono.
O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.
Nunca é demais lembrar os estragos feitos pelos narcóticos, e ainda o perigo do vírus HIV (SIDA), não só entre os usuários de drogas injectáveis, como em relações permíscuas sob efeitos da droga, acontece um aumento da violência e a extensão do crime organizado em quase todas as esferas da sociedade.
A DROGA MATA!

Nos dias de hoje, o adolescente recebe um bombardeio de informações através dos meios de comunicação, que o deixam inteirado de tudo o que se passa ao seu redor.
Quando se fala em droga, certamente há um despertar de curiosidade, que deve ser utilizada para a formação de conceitos sadios e exactos sobre as drogas e as desvantagens do seu uso.
Pais e professores, devem, através de orientação segura e sem nenhum alarme, criar as condições necessárias para que o adolescente se torne refractário ao assédio dos maus amigos e dos traficantes.
É na adolescência, ou na pré-adolescência, que se deve dar maior destaque a um programa de carácter educativo preventivo.

EVITE E COMBATA, os plantadores, distribuidores, corruptos, iniciadores de droga, eles são os parasitas da sociedade que usam a sua desorientação para proveito próprio.
NÃO às Drogas
e diga
SIM à Vida!!

FONTES:
http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/drogas
http://amanda0525.wordpress.com/2008/06/02/tipos-de-drogas-ilicitas/
... e outras leituras.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os Filhos...


Os vossos filhos
Não são vossos filhos:
São filhos e filhas
Do chamamento da própria Vida.

Vêm por vosso meio
Mas não de vós;
E apesar de estarem convosco,
Não vos pertencem.

Podeis dar-lhe o vosso amor;
Mas não os vossos pensamentos:
Porque eles têm pensamentos próprios.

Podeis acolher os seus corpos;
Mas não as suas almas:
Porque as suas almas
Habitam a casa de amanhã
Que não podeis visitar,
Nem sequer em sonhos.

Podeis esforçar-vos por ser como eles;
Mas não tenteis fazê-los como vós.
Porque a vida não vai para trás,
Nem se detém com o ontem.

Sois os arcos, e os vossos filhos
As setas vivas projectadas.

O Arqueiro vê o alvo no caminho do infinito,
E reteza-vos com o seu poder
Para que as setas
Possam voar depressa para longe.

Que a vossa tensão na mão do Arqueiro
Seja de alegria.

Porque assim como Ele gosta
Da seta que voa,
Também gosta do arco que fica.
Khalil Gibran
O Arqueiro - pintura feita pelo próprio Khalil Gibran
Escolhi este poema, primeiro porque é o meu favorito e depois porque cada vez mais sentimos que os filhos se afastam dos pais, e que a nossa missão é apenas de os colocar no mundo e… rapidamente deixamos de fazer parte do mundo deles.
Este poema parece vir ao encontro das nossas dúvidas e anseios.
Este autor “aconteceu-me” como tudo me tem acontecido na vida — por destino, por acaso, por qualquer lei cuja origem e fundamento ignoro e me faz tropeçar muito de vez em quando, ao longo da minha viagem pela estrada da poesia, na beleza que em forma de verso bate no rosto do mundo.

A extrema elevação espiritual de Gibran encontram-se apenas nos eleitos que nos dão uma visão deslumbrante da vida e das coisas mais nobres entre o homem e Deus.
- “É o coração que sente a Deus e não a razão” (Pens., 278), disse arriscadamente Pascal, já que o coração tem razões que a razão desconhece e assim, apesar da indiferença e às vezes o desprezo que muitos filhos sentem pelos seus progenitores, o que mais desejamos é que os nossos filhos encontrem de facto o verdadeiro caminho do bem e consigam caminhar pela vida de cabeça erguida, será essa a nossa recompensa.

Khalil Gibran foi um pintor e poeta libanês (1883-1931) que repartiu a sua vida pela Palestina, Grécia, Itália, Espanha e França. Conviveu com muitas celebridades que lhe deram uma visão mais ampla do mundo. A sua cultura e sensibilidade fizeram dele um autor que acreditava não haver fronteiras entre o poético e o sagrado.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mágoa - Chico Xavier

Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas...
Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas...

Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do mesmo lugar...
As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.
Quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...

Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião...
Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual...

Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em pressão...

Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo...

A amizade é uma dádiva de Deus...
Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!

A caridade é um exercício espiritual... quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.
Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico...
Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal… ninguém tem o direito de se omitir.

Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: - não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.

O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor...
Magoar alguém, é terrível!..
Tudo tem seu apogeu e seu declínio... É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!... Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!
Chico Xavier Como sempre são sábias as palavras de Chico, a mágoa, gera a raiva que por vezes deriva em ódio, esses maus sentimentos, que tortura e vai-nos prendendo a coisas e a momentos que só nos destroem.
Não é fácil deixar de sentir mágoa por isto ou aquilo, pois vivemos rodeados de pessoas diferentes de nós, cujos sentimentos nem sempre nos cativam e por vezes somos obrigados a conviver com pessoas cuja forma de estar nos incomoda, surgindo os conflitos e uma vivência que nos desagrada e cansa.
Precisamos de aprender a ser mais humildes, a viver de forma mais regrada, os excessos, todos eles, levam-nos por caminhos torturantes, que nos tiram a verdadeira paz de espírito e sem ela, perdemos o nosso equilíbrio.
A oração é a nossa entrada no mundo invisível. É pela oração que podemos chamar os poderes e as leis de Deus.
O Mundo Espiritual tem poderes e leis que são diferentes do mundo físico permitindo que, por exemplo, a um pedido nosso, uma cura ou um perdão ocorra, o que para nós será um milagre divino...
Foi este um dos muitos ensinamentos de Chico Xavier, que teve uma vida marcada pelo sofrimento, devido ao preconceito daqueles que não compreendiam o seu carácter de pureza e dádiva.
Todos nós sabemos e conhecemos o trabalho efectuado por Chico. Trabalhava por amor dirigido ao povo e ao Espiritismo, não recebeu um centavo pelo consolo oferecido, atendia a todos com muita paciência e simpatia. Era pobre e desencarnou pobre, deixando-nos ensinamentos próprios de um homem de bem.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os casinos em Macau...


Nestes dias de férias em Macau, é a loucura total nas apostas dos casinos. O jogo entre os chineses é mais que um mero entretenimento: é praticamente um instinto nato.
De tal forma esta "necessidade" está no seu sangue, que um simples camponês que passa o ano inteiro a fazer os mais incríveis sacrifícios para economizar algum dinheiro do seu magro salário, repentinamente entrega-se de corpo e alma ao jogo em arriscadas operações, nas salas de qualquer casino, em busca da fortuna.
À falta de casinos autorizados na China e havendo numerosos adeptos em busca de apostas para desafiar a sorte, existe grande variedade de jogos, são tantos que é difícil enumerar. Esta prática estende-se às ruas, praças, casas de chá, feiras e outros espaços públicos ou mesmo em casa de cada um onde se juntam grupos para fazerem as suas apostas desde o mahjong aos tabuleiros de xadrez chinês.
Os casinos de Macau são bem conhecidos em todo o mundo e arrastam consigo uma longa história.
Macau é uma das poucas cidades da Ásia, onde o jogo é legalizado, sendo a única da China autorizada a tal, tornando-se um roteiro do jogo, conhecida como a "Las Vegas do Oriente"!
Dezenas de casinos fazem a felicidade e a desgraça dos seus apostadores.
Começando pelo primeiro, o emblemático e mundialmente conhecido Hotel e Casino Lisboa, inaugurado nos anos 60, juntando-se-lhes gradualmente, o Sands, o Winn, o Venetian - actualmente o maior casino do mundo e uma recriação da cidade de Veneza, com canais, gôndolas, 3000 suites e que alberga o Cirque du Soleil -, e o MGM Grand Macau.
Muitos outros vão crescendo como cogumelos num bocado de terra roubado ao mar, o Cotai, uma zona entre as ilhas de Coloane e Taipa, que continua a afirmar-se e a preparar-se para receber outros mega empreendimentos para fazerem companhia aos já existentes.
Mega hotéis-casino ligados a não menos mega grupos que incluem o Four Seasons, City Dreams, Grand Hyatt, Shangri-La, Traders, Sheraton, St. Reggis, Hilton, Conrad, Fairmont e Raffles que, no total, representarão mais de 40 mil quartos.

Estes casinos oferecem provavelmente a maior variedade de jogos no mundo, tais como o baccarat, blackjack, roleta, boule, "pequeno e grande" fan-tan e, como não podia deixar de ser, uma variadíssima gama de máquinas espalhadas por todo o lado, mas as apostas fortes, são feitas nas luxuosas salas privadas onde são colocadas nas mesas verdadeiras fortunas, e não é por acaso que estes casinos têm tido lucros fabulosos...

Em Macau, habitam duas sociedades, que nunca ou raramente se encontram: as pessoas que residem e trabalham no Território e um segundo grupo, o dos forasteiros e dos marginais, aqueles que investem muito tempo e dinheiro num dos 33 casinos que transformaram Macau numa versão oriental (e ainda mais sofisticada) de Las Vegas.
O contraste entre as duas faces da cidade é tão estranho quanto evidente: por alguma razão, os funcionários públicos não estão autorizados a apostar nos casinos, da mesma forma que muitos dos jovens residentes evitam a realidade do jogo... porventura porque conhecem histórias desprovidas do colorido dos néons, que iluminam estes espaços onde o Sol nunca espreita.
Para muitos que conseguiram os seus postos de trabalho nestes casinos, abertos 24 horas, a manhã seria igual à madrugada, não fosse o ar desgastado da clientela ou algum abrandamento no fluxo de jogadores.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Comida Chinesa e os pauzinhos

Os mitos em torno da culinária chinesa estão a ser ultrapassados à medida que cada vez mais estrangeiros difundem nos seus países os gostos e paladares da China.
A culinária neste grande país, é uma arte sofisticada e muito apreciada, não só pelos seus habitantes, como cada vez mais tem transposto fronteiras e despertado a curiosidade dos turistas que invadem os restaurantes à procura da sua diversidade.
Os chineses acreditam que uma refeição deliciosa e farta gera felicidade, harmonia, bem-estar físico e mental. Durante as "eras douradas" da China, nas épocas de prosperidade, os chineses desenvolveram a cultura por meio da arte, da ciência e da culinária.Cor, aroma, sabor e apresentação num prato devem complementar-se, mas também deve dar-se atenção à maneira de cortar os alimentos.
Os ingredientes são todos cortados, segundo as exigências do prato, em fatias, cubinhos, tiras, rpas finas, grãos ou picados, a fim de realçar o sabor entre os seus ingredientes e o prato deve ser bonito ao olhar e ao paladar.
Os diversos condimentos, além de dissipar os maus sabores originais de alguns ingredientes, são preparados para diferentes sabores, conforme os diferentes gostos pessoais.
A culinária cantonense ou de Guangdong é, em geral, cozida no vapor, fervida ou frita rapidamente em pouquíssimo óleo. Os ingredientes principais são frutos-do-mar, porco, frango e vegetais, e são normalmente acompanhados com arroz branco.
Há um dito popular que "os cantonenses comem tudo o que tem pernas, nada e voa, excepto mesas, barcos e aviões. No tratamento culinário, há variados estilos como fritar, saltear, guisar, refogar, assar, cozer em água e ou ao vapor, estufar, escaldar, ferver rapidamente, entre muitos outros processos.
Depois de cortar os ingredientes, os cozinheiros podem fazer com eles diferentes desenhos, aproveitando as suas cores naturais que os insentiva a dar nomes estranhos aos pratos, muitas vezes dedicados às suas terras de origem, aos deuses e à imaginação.
Além disso, na China não existem porções individuais. Os pratos são colocados na mesa e a refeição é compartilhada, pois cada um tira uma pequena porção de cada prato. Assim, todos podem ter a oportunidade de experimentar os vários tipos de comidas postos na mesa.

YUM CHA - Dim Sum

São leves e pouco calóricos, estes pequenos pastelinhos feitos de uma massa tão fina e muitas vezes quase transparentes, recheados com gambas, vegetais ou carne de porco. São os "dim sum", petiscos cozinhados a vapor ou fritos, chegam à mesa sempre num cestinho de bambu ou de inox.
É um petisco tipicamente cantonese, ir a "Yum Cha", é uma tradição que se partilha com a família ou amigos ao fim de semana, de manhã ou a meio da tarde.
A sua tradução é literalmente “beber chá”. O Yum Cha refere-se ao costume de comer pequenas doses de diferentes comidas, enquanto se bebe chá chinês.

Etiqueta à mesa - O uso dos pauzinhos ou fachisÉ costume na China o uso dos "fachis" (pauzinhos) em vez de garfo e faca.Os chineses acham que uma faca, para além de ser um objecto agressivo e perigoso, "corta" a harmonia do convivio e é por isso que os alimentos chegam à mesa perfeitamente cortados e prontos a comer.
Os Pauzinhos ou fachis, são umas varetas utilizadas como talheres nos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnam e a Coreia.
São usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico e de madeira, ambos descartáveis.
O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve como uma pinça para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.Os pauzinhos eram usados originalmente pelos Hans, etnia maioritária da China. Hoje, é um utensílio indispensável e tradicional para manusear os alimentos em toda a Ásia.
Esta prática foi aceite por muitas outras minorias e por vários países asiáticos, inclusivé o Japão, que comemora a "festa dos pauzinhos" todos os anos, no dia 4 de Março.

Desde as dinastias Qin e Han, isto é, nos séculos II e I a. C., o povo deixou de comer com as mãos, aos poucos foi-se introduzindo a consciencilização da importância da saúde, os pauzinhos foram-se popularizando até aos dias de hoje.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Ano do Coelho - Macau

E a festa continua! Quase toda a noite se ouviu o rebentamento de panchões.
O dia amanheceu cheio de sol, logo cedo o movimento começou nas ruas principais da cidade, para receber com alegria o dia de ano novo que, como sempre, tem muitas actividades e também muita euforia.
As ruas de Macau estão engalanadas de vermelho e dourado, as cores dominantes que significarem prosperidade, e também cheias de turistas, a maioria do continente chinês, já que este constitui para muitos chineses o único período de férias anual.
Os templos encheram-se para pedir as boas graças dos deuses, saúde, sorte e dinheiro... fazem-se ofertas de pivetes e levam-se também alimentos aos deuses da preferência de cada um, para consolidar os pedidos. Os restaurantes enchem-se de familiares e amigos, num alegre convivio, no meio de dezenas de pratos diferentes. A dança do Leão animou alguns pontos da cidade, porque se acredita que à sua passagem, traz sorte e prosperidade.
Como não podia deixar de ser, as dezenas de casinos de Macau, encheram-se para tentar a sorte. E,conforme o nível de sorte, há sempre a possibilidade de voltar com os bolsos cheios... ou vazios!
As crianças são as que mais se divertem, não só pelos presentes que recebem, como há muitas actividades dedicadas a elas.
Com uma nova fatiota que inclui roupa interior vermelha, as famílias partem em romaria para queimar incenso nos templos, jogam nos casinos e cumprimentam os amigos com votos de "Kung Hei Fat Choi", que significa “prosperidade neste novo ano”.

Entre tradições, superstições ou pura curiosidade, a população de Macau, chinesa, portuguesa e de outras comunidades, associa-se à festa e cumpre rituais.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vem aí o Ano do Coelho

Hoje é o último dia do ano em que o Tigre parte, para dar lugar ao Ano do Coelho. A lei e a ordem serão as máximas deste ano: as regras e os regulamentos deverão ser cumpridos, é o momento de prestar atenção ao que se passa à nossa volta.

A influência do coelho tende a estragar os momentos de mais conforto despertando e relevando a eficácia e o sentido do dever.
Mas também, com a chegada do Ano do Coelho renasce a esperança de que mais algumas batalhas vão ser vencidas, curar as nossas feridas e começar com algum descanso no novo ano que agora começa.Como sempre, as ruas em Macau enfeitam-se de bonequinhos cheios de simbolismo referentes a esta quadra, que é a maior festa do povo chinês e a Praça do Leal Senado enche-se de turistas que, curiosos, deixam-se fotografar neste espaço cheio de alegria e cor.
Apesar da sua ocorrência ser agora no inverno, na China, é conhecido como "Festival da Primavera". Segundo a tradição chinesa, quanto mais frio fizer nesta altura, mais sorte e abundância terá o ano que entra.
As lojas enchem-se e as pessoas gastam o seu dinheiro e algumas das suas economias, para comprar presentes para oferecer à familia e amigos, não esquecendo a decoração, materiais para pintura e limpeza das suas casas, alimentação, vestuário, etc.
Muitos estabelecimentos esmeram-se nas ofertas e promoções, em especial, as guloseimas, pois na tradição chinesa como também noutras culturas, os doces fazem parte da festa.Começa a preparação do petisco para o jantar. Há quem prefira ir aos restaurantes, mas a tradição, continua a mandar que, na véspera do Ano Novo chinês, as famílias chinesas reúnem-se para fazer as suas contas anuais, e acaba com o jantar do reencontro, conhecido como Chu XI (除夕) ou "Véspera do ano que entra”, para provar os petiscos feitos pela mãe, avó ou pela tia...É muito importante, no final do ano, a família reunir-se para fechar o ciclo anual. A última refeição do ano ganha, por isso, importância acrescida. Neste momento, há vários aspectos a ter em atenção: cozinhar pratos capazes de trazer a riqueza, a boa sorte e a felicidade; servir doces e frutas em bandejas vermelhas; favorecer a união da família sentando-a numa mesa circular.Tradicionalmente realizada em celebrações para ter boas colheitas, em toda a China a Dança do Dragão é indispensável, principalmente nas comemorações do Ano Novo Chinês.
Embora a aparência do dragão possa parecer assustadora, acredita-se que este é dotado de poder, riqueza, dignidade e sabedoria, trazendo, por isso, boa sorte a todos. Símbolo do imperador, este animal fantástico vem visitar-nos para que com ele possamos ter boa fortuna…Os espectáculos de rua também têm lugar em pontos turisticos, mas também as salas de espectáculos se enchem para assistir aos acrobatas, ópera chinesa e danças folclóricas.
São distribuídos envelopes vermelhos durante a festa de Ano Novo. Oferecer um "lai si", representa uma oferta para quem é presenteado e para quem presenteia, que chama para si também, a boa sorte.
Mas afinal o que contém estes envelopes? Dinheiro! Uma notinha das mais baixas, são metidas em envelopes vermelhos com bonitos desenhos, muitos deles alusivos ao animal desses ano e distribuidas pelas crianças e solteiros, mas também é dada aos porteiros dos prédios, que velaram pela segurança dos seus inclinos durante o ano, aos empregados de empresas que prestaram um bom serviço, aos seguranças das garagens, etc, que também são bafejados com os envelopes vermelhos, mas normalmente com uma notinha de mais valor...Mas nesta festa, não podem faltar os "panchões"... um "panchão" é um cartucho de pólvora, revestido por papel vermelho. É um elemento típico da China, sendo tradicionalmente queimado para cumprir um dos rituais do Ano Novo Chinês.
De acordo com a lenda, a queima dos panchões, cujo rebentamento produz um ruído ensurdecedor, destina-se a afugentar um animal sobrenatural, que tem como vício matar pessoas e gado no fim do ano.
Os panchões não são acesos com um isqueiro ou com um fósforo, mas sim com um pivete, ou seja, um pau de incenso, idêntico aos que são queimados nos templos ou à porta das casas.
De 3 a 17 de Fevereiro, ou seja, desde a lua nova, que marca o início do ano, até à lua cheia, os festejos em torno do Ano Novo multiplicam-se.
Ao 15º dia, correspondente à noite de lua cheia, ocorre então o Festival das Lanternas e també o "Dia dos Namorados Chinês", porque é nesse dia que as meninas saem de casa para apreciar as lanternas e... encontram-se com os namorados, que lhes fazem ofertas, tais como chocolates, bonequinhos, flores, enfim, tudo o que um apaixonado imagine que faça a sua amada feliz.
Este festival marca o encerramento das comemorações de entrada no novo ano.