domingo, 8 de maio de 2011

O último presente

Stella estava sentada na sala. Era inverno. Mas o maior frio que ela sentia vinha de dentro, da alma.
Lá fora, a chuva batia furiosa nos vidros, ela jamais sentira tanto medo da tempestade, dos ventos gelados e da chuva como agora, porque estava sózinha, porque se SENTIA sózinha.
O seu querido David havia morrido há 3 meses. Ela jamais poderia imaginar que sentiria tanto a sua falta. Olhava pensativa as chamas da lareira e recordava os momentos maravilhosos e românticos que ali passaram…
Desde que o diagnóstico do cancro terminal chegara, ela teve de se preparar para a morte dele. Mas ele também! Sempre fora um homem organizado, deixara toda a papelada em ordem.
Dinheiro não lhe faltaria para as necessidades. Ele pensara em tudo.
Mas aquela ausência dele era terrível. Ao terceiro toque da campainha da porta, fê-la despertar das recordações e levantou-se para abrir a porta, mas antes espreitou pela janela e viu um carro de entregas, estacionado em frente ao portão.
No umbral, ali estava um rapaz com uma caixa enorme.
- Boa tarde, o seu nome é Stella Araújo? -perguntou o funcionário.
Ao sinal afirmativo, ele pediu licença para entrar e colocou a caixa no meio da sala.
Antes que pudesse indagar qualquer coisa, o entregador, jovial, foi explicando:
- “A senhora desculpe. Esta encomenda era para entregar somente na véspera do Natal. Porém, hoje é o último dia de expediente, no canil. Espero que a senhora não se importe.” Entregou-lhe um envelope, abriu a encomenda e retirou o presente: um filhote de cão Labrador.
- “A carta explica tudo”,- continuou o rapaz. - “O cão foi comprado em Julho, quando a mãe dele estava prenhe. Ele tem seis semanas de idade e é um cão doméstico. A senhora espere um pouco que vou buscar a restante encomenda.”
Largou o cãozinho, que se sentar aos pés de Stella, fungando feliz e olhando para ela.
A restante encomenda, era uma caixa enorme de alimentos para cães, uma coleira e um livro Como cuidar do seu cão Labrador.
Stella continuava parada, estática. Acabara de reconhecer no envelope a letra de David.
Quando o rapaz se foi embora, ela regressou à sua poltrona. Toda ela tremia!
O cãozinho ficou ali, olhando-a com os seus olhos castanhos, à espera de um afago. A carta não era longa, mas escrita com carinho.
David escrevera-a antes de morrer e entregou-a ao proprietário do canil. Era o seu último presente de Natal.
Ele comprara o animal para lhe fazer companhia. A carta era cheia de amor e dava-lhe ainda conselhos e incentivos para que fosse forte, até ao dia em que voltariam a ficar juntos, na espiritualidade.
Ela olhou para o cãozinho e estendeu a mão para o apanhar. Segurou-o nos braços. Pensou que fosse pesado, mas tinha o peso e tamanho de uma almofada do sofá.
O animalzinho de pêlos castanhos, lambeu-lhe o queixo e aninhou-se junto ao seu pescoço. Ela chorou de saudade. Ele ficou ali, quietinho.
-“Então, criaturinha, aqui estamos, tu e eu.
O cãozinho fungou, concordando, pondo a sua língua rosada para fora e Stella sorriu.
-“Então, vamos para a cozinha fazer uma sopa? Vou dar-te ração e depois leremos um bom livro, juntos. Que tal?
O cãozinho latiu e abanou a cauda, como se tivesse entendido exactamente o sentido de cada uma das palavras. E acompanhou Stella até à cozinha...

Na sua imensa sabedoria, Deus criou os animais para auxiliar o homem nas suas tarefas, tanto quanto para lhe prover algumas necessidades.
Também para servir de amparo aos que andam sós, aos famintos de afecto.
Muitas dessas criaturas, existem com a missão de servirem o homem, são excelentes zeladores de vidas humanas.
Ao homem cabe amparar-lhes a vida e retribuir-lhes com cuidados, a atenção e a fidelidade com que eles têm para com os seus donos.
São também eles a manifestação do amor de Deus na Terra.

Fonte:
Inspiração com base no cap. Entrega posterior, de Cathy Miller, do livro Histórias para o coração, de Alice Gray

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fim das mamografias...

Portugueses lançam nova máquina contra o cancro da mama, 18/01/2011
É uma máquina inovadora a nível mundial, acaba com a ineficácia e o desconforto das mamografias, foi concebida por um consórcio internacional liderado por investigadores portugueses e os primeiros dois protótipos já estão instalados na Universidade de Coimbra e no Hospital Universitário de Marselha.
Chama-se Clear PEM Sonic e integra pela primeira vez as tecnologias PET (tomografia por emissão de positrões, isto é, exame imagiológico de medicina nuclear) e de ultrassons (ecografia), o que permite detectar tumores com apenas 1mm ou 2 mm, que estão numa fase inicial, quando o PET clássico não visualiza tumores com menos de 10 mm e tem uma sensibilidade 10 vezes menor.

A taxa de falsos resultados positivos atinge os 60% a 70% nas mamografias actuais por raios X ou por ecografia, com particular incidência nas mulheres mais jovens, o que obriga a fazer biópsias. Por outro lado, o método de diagnóstico mais usado, por raios X, expõe as mulheres a radiações elevadas e é doloroso, por implicar alguma compressão da mama.
Baixa radioatividade
Na Clear PEM Sonic o exame dura apenas cinco minutos, implicando a injecção no sangue da paciente um composto de glicose com baixa radioatividade conhecido por 18-FDG. Como as células cancerígenas consomem mais açúcar, um tumor não maligno, não fixa a glicose, o que é identificado pelo detector de radiação do aparelho.
O projecto nasceu no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, através da experiência "Crystal Clear", e é coordenado por João Varela, investigador do CERN, professor do Instituto Superior Técnico (Lisboa) e presidente da PETsys, empresa criada para desenvolver a nova máquina.
Em Coimbra, o protótipo da nova máquina está instalado no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), um dos parceiros nacionais do projecto.
Os outros incluem a PETsys, centros de investigação das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o Taguspark e o Hospital Garcia da Orta (Almada).

Além do CERN e do Hospital Universitário de Marselha, os parceiros estrangeiros são a Universidade de Milão e a empresa francesa Supersonic Imagine.

FONTE:Jornal "Expresso"
http://noticias.universia.pt/ciencia-tecnologia/noticia/2011/01/18/780305/portugueses-lanam-nova-maquina-contra-cancro-da-mama.html

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Menino e o Executivo

Mesmo que não possas acabar com o sofrimento dos outros, só o facto de te importares, irás diminuí-lo.

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bastante afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia, para comer e acertar alguns problemas de programação num sistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem de férias, coisa que há tempos que não sei o que são. Pedi uns filetes com arroz, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, não é?
Abri o meu portátil e apanhei um susto, quando ouvi aquela voz baixinha atrás de mim:
- Senhor, não tem umas moedinhas?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, eu compro um.
Para variar, a minha caixa de entrada estava cheia de e-mails. E fico distraído a ver poesias, as fotografias engraçadas que um amigo mandou, rindo-me com as piadas malucas que outro amigo me mandou. Ah! Estes sites têm várias dos anos 80, são bem agradáveis e...
- Senhor, peça para colocar margarina e queijo aqui no pão, por favor.
Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, está
bem?
Chega a minha refeição e com ela, o meu mal-estar. O empregado pergunta-me se quero que mande o menino embora. O peso na consciência, impedem-me de o dizer. Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga mais pão e, mais uma refeição decente para ele.

Então sentou-se à minha frente e, devorando a sandes, perguntou curioso:
- Senhor, o que está fazer?
- Estou a ler uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens electrónicas, mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses prossegui):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Senhor você tem Internet?
- Tenho sim, é essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco
vai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Que bom isso. Gostei!
- Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?! - Exclamo eu admirado.
- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...virtual. A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno, que vive todo o tempo a chorar com fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa; a minha irmã mais velha sai todos os dias também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o mesmo corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, em epecial no natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia. Isto é virtual, não é senhor???
Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino acabasse de literalmente 'devorar' o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um
-“Brigado senhor, você é muito simpático!'.
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe 2011

Ser mãe é um privilégio divino, é dar ao mundo mais mães, mais pais, mais vida ao mundo!
Também é saber ser responsável, educar o nosso fruto da melhor forma possível, para que eles possam saber dar o devido valor e conseguir transmiti-lo aos seus filhos.
Ser mãe é saber sofrer no silêncio, saber sorrir na felicidade, saber acalmar as tempestades e rebeldias dos nossos filhos, é saber dar-lhes o devido valor e aceitar o que por vezes não são os nossos ideais, mas sim a felicidade deles…
Quantas vezes eles nos confrontam: -"mãe és tão incompreensível, és tão dura comigo, andas sempre a chamar-me à atenção, parece que não gostas de mim, porque qualquer coisa que eu faça, nunca te satisfaz”...
Estas palavras magoam tanto nesse momento, porque os nossos filhos não se apercebem o quanto os amamos, e por isso mesmo, é que tentamos estar em cima de todos os acontecimentos para os ajudar e encaminhar…
Mas também percebo, que só depois de serem pais, é que entendem o porquê de nem sempre estarmos de acordo com eles e infelizmente arrastam depois de adultos, mágoas e revoltas, que não têm razão de ser.
A todas as mães do mundo, um dia feliz, cheio de amor e compreensão!
Muitos não concordam que haja este dia, porque de facto, o “dia da mãe” não é apenas um dia no ano, mas sim todos os dias, após o nascimento dos nossos filhos e que contam connosco pela vida fora, indefinidamente….
Mas concordo que haja um dia dedicados às mães, não só para reflexão, como pode ser um dia passado de forma diferente da rotineira, com mais carinho, mais flores, mais festa, muitas vezes é um pretexto para os filhos, que vivem longe, virem mimar a mãe.

Hoje não só é o dia da mãe em Portugal, como também, se a minha fosse viva, faria hoje, dia 1 de Maio, 89 anos.
Sendo assim quero falar da minha mãe, essa pessoa maravilhosa, que me deu a vida, viveu tempos muitos difíceis, e, dentro das suas limitações, deu-me o seu melhor, fez de mim uma mulher e uma mãe com ideais…
Querida mãe, dia 1 de Maio é o teu dia de aniversário, sempre festejado com muita alegria, rodeada da família e de amigos. Nesta data, recordo-te sempre com muito carinho e muitas saudades.
Beijos mãe querida e obrigada por fazeres de mim uma Mulher, porque hoje sou uma orgulhosa mãe e avó, mas jamais me esquecerei de ti….
Mesmo quando a vida nem sempre nos sorri, temos a recordação dos ensinamentos e o carinho de uma mãe, que nos dirigiu nos caminhos de uma vida nem sempre fácil, porque ser mãe, é a mais árdua e a mais sublime tarefa que Deus pôde encarregar ao ser humano, dando esse previlégio à Mulher.

Por que Deus permite
que as mães se vão embora?
Mãe, na sua graça,
é eternidade!
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto do filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Um excerto de Carlos Drummond Andrade(lições de coisas 1962)

1.º de Maio 2011

O 1.º de Maio sempre teve muito significado para os portugueses, assumindo nos dias de hoje, um carácter cada vez mais cultural.
É um símbolo da nossa nacionalidade e/ou patriotismo, este dia representa o esforço de muitos na luta e na reivindicação de direitos que, a muito custo, foram alcançados e que, infelizmente, com a má gestão dos sucessivos governos, os vamos perdendo, dia após dia, por causa de uma “crise” para a qual o povo trabalhador não contribuiu, mas que estamos todos a pagar.
Hoje é o dia em que pessoas de todo o mundo comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram os direitos que os trabalhadores conquistaram, mas este ano, tornou-se um dia de revolta e desespero para os portugueses, que vêm para a rua gritar contra a falta de emprego, fábricas, a fechar deixando no desemprego centenas de famílias, sem sustento; escolas e hospitais que fecham, deixando pessoas de idade e crianças na maior das aflições; jovens sem futuro, pessoas que todos os dias procuram noutros países a sobrevivência; e, também, cada vez mais a precariedade dos professores numa situação, que os vão levar ao desemprego, desta vez um número anormal, cerca de 50 mil, enquanto...
... os governantes e os seus amigos, vão engrossando as suas contas à descarada, endividando cada vez mais o povo, sem que ninguém consiga pôr cobro a um país que se tornou numa autêntica “república das bananas”!

O mais importante, é não nos esquecermos das nossas raízes e ao mesmo tempo, prestarmos homenagem a tantos que lutaram e sofreram para que hoje possamos usufruir da liberdade de expressão e de uma democracia que, apesar de podre, ainda nos vai deixando ir para as ruas gritar a nossa revolta.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas para Emagrecer com Saúde

Está provado cientificamente que muitas mortes poderiam ser evitadas através da alimentação e nada mais.
O simples facto de termos bons hábitos faz com que vivamos mais anos em boas condições de saúde e bem-estar.
Existem alimentos que apesar de não evitarem a morte podem prolongar a vida. É possível prevenir um vasto número de doenças com base na alimentação saudável e equilibrada, como o cancro, problemas de ossos e de visão, entre outros.
Saiba então quais são os alimentos que podem mantê-la jovem por dentro e por fora!
1. – Nunca coma enquanto vê televisão, muito menos deitada.
2. – Coma apenas se sentir fome. Evite comer só porque vê os outros a fazê-lo ou porque está no horário.
3. – Procure seguir um plano alimentar previamente definido.
4. – Nunca vá às compras com fome e nunca consumacomida enlatada.
5. – Mantenha os alimentos muito calóricos fora de sua visão, na hora do seu almoço ou jantar, e mantenha bem visíveis os mais saudáveis.
6. – Evite aprender novas receitas muito calóricas.
7. – Evite qualquer tipo de doces.
8. – Pratique actividade física sempre que surgir oportunidade (por exemplo, estacione o carro um pouco mais distante e vá o que lhe resta do percurso a pé, evite o uso de escadas rolantes e/ou elevadores e use as escadas normais com mais frequência, esqueça o comando da televisão e desligue-a ou mude de canal dirigindo-se a ela, etc.)
9. – Diferencie fome, de vontade de comer.
10. – Quando exagerar nas calorias ingeridas num dia, no dia seguinte procure fazer refeições leves ou alimente-se somente de sopas de legumes (pouca ou nenhuma batata). Caso tenha comido um bom churrasco e bebido muita cerveja, faça um jejum bebendo apenas sumos naturais.
11. – Não fique muito tempo sem comer, pois pode exagerar na refeição seguinte.
12. – Procure ingerir hidratos de carbono em todas as refeições, evitando o açúcar refinado. Lembre-se que as frutas e sumos naturais já possuem o açúcar suficiente para organismo.
13. – Evite consumir gorduras, principalmente saturadas.
14. – Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastantes verduras, legumes e frutas, pois as fibras regularizam o intestino e fazem uma limpeza geral do mesmo.
15. – Nunca coma doces pela manhã, pois o consumo de açúcar aumenta a insulina no sangue, o que dá mais fome durante o dia.
16. – Coma uma fruta cerca de 40 minutos antes da refeição, a sensação de saciedade evita que se coma muito depois, mas fuja das mais gordurosas, como abacate.
17. - Evite bebidas alcoólicas. Caso não resista, prefira o vinho tinto seco. Além de poucas calorias, se beber moderadamente, faz bem à saúde.
18. – Se vai a uma festa, não saia de casa de estômago vazio
19. Faça uma caminhada de 30 minutos pelos menos 3 vezes por semana
20. –Não relaxe quando chegar ao peso desejado. A boa forma exige dedicação sempre.

Como estamos a chegar ao verão, muitas pessoas procuram dicas para emagrecer, muitas vezes sem sucesso.
Algumas pessoas dizem que já tentaram de tudo e não conseguem emagrecer. Isso acontece porque a composição corporal fica toda modificada com essas dietas. Assim fica mais dificil voltar a ter o corpo com saúde.
O problema é que, a cada tentativa desesperada de emagrecer, a pessoa faz dietas pobres em nutrientes, perde peso, mas não perde gordura e, sim, massa magra, que são os músculos. E quando engorda de novo, não recupera a musculatura. Ganha gordura!
A verdade é que existem pequenos truques que ajudam qualquer mulher a perder peso de forma saudável, e um desses truques é cortar nos alimentos que engordam. Muitas vezes comemos esses alimentos sem saber o mal que eles fazem.
Todas nós sabemos que não existem dietas milagrosas e, para atingir o peso certo nem sempre é uma tarefa fácil, visto que as dietas milagrosas, que prometem emagrecimento rápido e sem esforço, na maioria dos casos não são uma boa solução.
Se o seu objectivo é eliminar aqueles quilinhos que tem a mais, o melhor que tem a fazer é exercícios no mínimos 30 minutos diariamente, essencialmente aeróbicos (são os que queimam mais gordura), e manter sempre uma alimentação equilibrada e saudável. É também muito importante que não tente emagrecer demasiados quilos em pouco tempo, isso poderá prejudicar a sua saúde. O ideal é que perca entre meio quilo e 1 quilo por semana.
No entanto, tenho para si algumas dicas que também poderão ajudá-la a atingir a sua meta, e até mantê-la:

Alimentos proibidos nas dietas:

Refrigerantes: os refrigerantes são, maior parte deles, constituídos por muitos açucares. O melhor a fazer é, em vez de trocar para refrigerantes light, beber água.
Doces e bolos: são altamente proibidos, devido ao açúcar em excesso que possuem;
Pão branco: troque para pão integral. O pão branco é dos alimentos que mais engordam.
Hidratos de carbono: estes são essenciais para a nossa dieta, mas o que os acompanham podem ser altamente prejudiciais – falo de natas, enchidos, etc.
Assim ficam com algumas dicas sobre alimentos que realmente engordam e que pode evitar, se quer tornar a sua dieta numa dieta saudável.
A matemática do emagrecimento é simples: quem ingere menos calorias do que as gasta, perde peso! Mas saltar refeições ou banir os petiscos deliciosos, só vai deixá-la completamente irritada.
A melhor estratégia a adoptar para baixar o ponteiro das calorias, é cortar aquelas que estão a mais, ou em último caso, trocar as bombas calóricas por opções mais leves.

O tamanho e a quantidade importa – Somente por preferir um copo alto e fino, a um baixo e largo, vai beber entre 25 a 30% menos, seja sumo, vinho ou qualquer outra bebida. Como é que isto ajuda? Fácil! Está provado que o que nós vemos, faz-nos consumir mais ou menos.
Três por dois – Em vez de uma omelete com 3 ovos, faça apenas com 2 claras e 1 gema. E em vez de fiambre, presunto ou bacon, junte tomate e peito de perú.
Mais é mais – Para o seu jantar, prepare 3 opções de vegetais – em vez de apenas uma. A variedade faz com que coma mais sem perceber. E para além disso, frutas e vegetais são uma óptima forma de perder peso. Quanto mais água e fibras tiverem, mais volume ocupam no seu estômago e por isso mais rápido se sentirá satisfeita.
Relógio – Faça pelo menos cinco refeições por semana em casa e reduz em cerca de 30% o consumo calórico. Tenha no seu congelador fatias de carne magra e vegetais já cortados, no frigorífico uma salada lavada e frutos. Além de ter uma refeição saudável, está ainda a garantir que perca peso.
Converse durante a refeição – a maioria de nós faz uma pausa natural quando apoia o garfo no prato. Por isso, alimentar-se acompanhada ajuda-a a perder peso, já que enquanto conversa com a sua companhia o seu cerébro tem tempo para perceber que já está satisfeita.
Nada por cima – esqueça os queijos e molhos na massa. Ou pelo menos, se for possível utilize queijos magros como o ricota ou fresco e magro.
Menos açúcar – troque um copo de refrigerante por um de água e livre-se de imenso açúcar. Se precisar de adicionar sabor à água, junte umas gotas de limão.
Sopa, sopa, sopa! – inclua uma tigela de sopa no seu dia. Quando é comida no início da refeição, modera o seu apetite. Mas evite as sopas pré-feitas, pois estas estão cheias de sódio e evite as demasiado cremosas, pois têm imensa gordura.
A medida certa – tem que saber quando é demais. Principalmente quando vai comer fora, evite repetir as entradas, ou quando está a construir o seu prato, evite os excessos.
Onda vegetariana – reduzir a carne do seu menu pode fazer com que fique mais leve. Isto porque as vegetarianas costumam pesar menos 20% do que as mulheres que consomem carne. A razão ? Simples! São uma óptima fonte de fibras que gerem a sensação de saciedade.
Brinde à vontade – quando sai, intercale bebidas alcoólicas com sumos ou água. Além de o álcool ser muito calórico, quanto mais sóbria estiver menos estragos calóricos faz (e asneiras.. hihih).
Doce mágico – quando estiver prestes a atacar uma guloseima calórica, mastigue uma pastilha elásticas sem açúcar com menta extra. O seu sabor forte vai satisfazer a boca e qualquer alimento que ingira de seguida deixará de ser apetitoso.
Cebola e ervas – no momento de condimentar os seus pratos, abuse de ervas naturais e cebola crua. Além da baixa quantidade de calorias, elas dão um gosto especial aos seus pratos.
Não ponha a sua saúde em risco. Evite tomar medicamentos para emagrecer, pois tem havido casos bastante infelizes de doenças cuja saúde é depois irrecuperável após a toma de certos medicamentos, que prometem emagrecimento rápido.
Infelizmente há pessoas cuja ganancia não mede fins nem consequências e, esses produtos, na sua maioria, são comercializado por meios extra oficiais, ou seja não se encaixam dentro dos produtos recomendáveis.
Prefira dietas saudáveis, nada se consegue sem algum esforço...

Seja paciente
Tentar perder muitos quilos rapidamente é errado! Um objectivo saudável é tentar emagrecer devagar e de forma equilibrada: ou seja, reduzir 10 por cento do peso em seis meses.
Por isso, quando se quer perder peso, deve-se escolher uma dieta, que seja capaz de seguir à risca. Cortes muito radicais ou pouco adaptados ao tipo de pessoa, são impossíveis de manter. Aliás, o melhor é encarar a dieta alimentar como uma mudança definitiva de hábitos e não algo temporário.
Parte-se do princípio que, para perder peso saudavelmente, é preciso ingerir menos calorias e mais nutrientes e tomar alguns suplementos alimentares que repõem o que está em falta numa dieta de baixas calorias.
Existem também substitutos de refeições, mas escolha os que se vendem nas farmácias, concebidos por médicos e nutricionistas, que controla cientificamente o número de calorias que ingerimos, com a quantidade de nutrientes que necessitamos diariamente.

FONTE: selecção de diversos sites sobre saúde

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril sempre!


Por muito que se barafuste com o actual governo, a realidade é que, se não tivesse havido a "revolução dos cravos", possivelmente as pessoas actualmente não poderiam dar livre voz às suas actuais reivindicações, greves e direitos.
O actual estado do nosso Portugal deve-se à má gestão dos sucessivos governos, mas... estão lá, porque o povo os elegeu!

No dia 24 de Abril de 1974, cerca das 23h, os Emissores Associados de Lisboa transmitiram a canção «E Depois do Adeus», cantada por Paulo de Carvalho; foi o sinal combinado para o início da operação militar. Mais tarde, já na madrugada do dia 25 de Abril, a Rádio Renascença transmitia «Grândola, Vila Morena», de José Afonso; estava confirmado o desencadear da revolução, que iria pôr fim a 48 anos de ditadura.
Particularmente importantes são as referências ao movimento revolucionário pacífico e à forma como se desenrolou, pondo fim à Guerra Colonial, numa inversão clara dos símbolos de paz e guerra: «As armas e os blindados que estavam nas ruas do país eram de paz e não de guerra, eram de esperança e não de conflito. Cada uma dessas armas era tão bela como um cravo de Abril a anunciar um tempo novo» (Letria, 1999a: 53 e 54).
E o povo saiu à rua

Uma das preocupações do M.F.A., no dia 25 de Abril de 1974, era manter a população informada do que estava a acontecer. Por isso, foi importante ocupar as estações de rádio e, também, os estúdios da R.T.P, a única estação televisiva, nessa época. Durante todo o dia, a televisão e as rádios transmitiram comunicados do M.F.A. e marchas militares. Também os jornais deram notícia do que estava a acontecer.
Alguns dias depois, no dia 1 de Maio de 1974, a população portuguesa saiu à rua para participar na grande festa da liberdade. Comemorava-se o Dia do Trabalhador. Nessa data, ouviram-se palavras de ordem como: «O povo está com o M.F.A.» ou «O povo unido jamais será vencido».
Em Portugal, durante o Estado Novo, foram proibidos os desfiles de trabalhadores no 1.º de Maio. Desde 1974, é feriado nacional.

O regresso
Com a independência das antigas colónias, muitos portugueses que lá residiam e trabalhavam, temendo pelas suas vidas e bens, regressaram a Portugal Continental e Insular (Madeira e Açores).
Chamaram-lhes «retornados» embora, na sua maioria, se tratasse de cidadãos já nascidos em África, filhos ou netos de colonos.
Em alguns casos, tratava-se mesmo de famílias africanas que mantiveram a nacionalidade portuguesa e escolheram viver em Portugal.
A vinda de tantas pessoas (entre 500 000 e 700 000) criou problemas graves:
- para a sociedade portuguesa, que tinha dificuldades em integrar um número tão grande de indivíduos; - para os «retornados», que tiveram, em alguns casos, muitas dificuldades para conseguir casa ou emprego. Com o tempo, as dificuldades foram sendo ultrapassadas; algumas pessoas integraram-se na sociedade portuguesa, outras emigraram para outros países, sobretudo para o Brasil.

Duas excepções Quando aconteceu o 25 de Abril de 1974, Portugal mantinha, sob a sua administração, dois territórios no Extremo Oriente: Macau e Timor Leste.
Macau continuou sob administração portuguesa até ao dia 19 de Dezembro de 1999, data em que passou a estar integrado na República Popular da China.
Quanto a Timor Leste, foi invadido por tropas indonésias no dia 7 de Dezembro de 1975. Mais tarde, o território foi considerado, pela Indonésia, a sua 27.a província. O povo timorense lutou, durante 24 anos, pela liberdade e pelo direito de decidir do seu destino. Este foi alcançado através do referendo, realizado no dia 31 de Agosto de 1999; nascia um novo país - Timor Loro S’ae. O cravo tornou-se no símbolo da Revolução de Abril: uma revolução singular, onde os cravos, que os militares colocaram nos canos das espingardas, se tornaram num símbolo e a música, no código para uma Era nova…

domingo, 24 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA

UMA PÁSCOA FELIZ! O domingo de Páscoa conclui a Quaresma e a semana santa. Por isso, no domingo de Páscoa celebramos a vitória de Jesus que desceu da mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia, para salvar os pecados de todos os homens.
Esta é uma das datas maiores do calendário cristão: é uma época para meditar, comemorar e festejar, porque afinal o Salvador ressuscitou, para nos salvar e essa é a vitória de um homem na sua maior dignidade.
Porque nos devemos alegrar pela vitória de Jesus, que tão injustamente foi condenado à mais terrível injustiça, foi flagelado, esbofeteado, cuspido, tratado de uma forma cruel e desumana, arrastando uma cruz pesadissima, já quase sem forças, a sangrar, chegou ao seu destino para finalmente ser crucificado, sofrendo dores horríveis até à morte.
Lembrando todo esse flagelo porque Jesus passou, este tornou-se o dia da esperança universal, o dia em que Ele ressuscitou. E assim, a Ressurreição, revela-nos que o Homem jamais pode perder a esperança na vitória do Bem, sobre o Mal.
A mensagem redentora da Páscoa, não é outra coisa senão a purificação total do homem, a libertação dos seus egoísmos, da sua sensualidade, dos seus complexos,entre outras imperfeições que o ser humano possui.
Que este domingo de Páscoa, o verdadeiro Cristo ressuscite dentro do coração de cada ser humano para que a fé de cada um seja renovada na esperança de um mundo melhor.

Os símbolos pascais, histórias e origens

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinhoda Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos.
Contudo, já os persas, romanos, judeus e arménios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos para esta época. Ishtar tinha alguns rituais de carácter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade e da primavera Ostera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo na mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor dos seus pés. Outros rituais tinham a ver com o libido e outras ofertas corporais.
Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e escondiam-nos enterrando-os em tocas, nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milénio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura, chamada Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.
Os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto até à data de hoje.
Nessa época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorniz) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e a sua mãe, Maria.
Nos tempos modernos e, com o intuito comercial, há imensa variedade de ovos de chocolate, amêndoas de toda a espécie, que vão desde a torrada às de licor...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira Santa

Hoje celebra-se a sexta-feira santa, que representa o drama imenso da morte de Cristo no Calvário.
A sentença de Pilatos foi proferida sob pressão dos sacerdotes e da multidão.
A condenação à morte por crucifixão, serviria para satisfazer os sacerdotes e o povo
dando resposta ao grito: "Crucifica-O! Crucifica-O!"
Pôncio Pilatos pensou que podia subtrair-se à sentença, lavando as mãos...
Condenado à morte, Cristo tem de carregar a cruz, como os outros dois condenados, que devem sofrer a mesma pena: -"Foi contado entre os malfeitores" (Is 53, 12). Cristo aproxima-Se da Cruz, tendo todo o corpo terrivelmente dilacerado e pisado, e com o sangue que escorre pelo rosto, vindo da cabeça coroada de espinhos.

Jesus, carregando a cruz, invoca o Pai -"Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30); "Quem Me vê, vê o Pai" (Jo 14, 9); "Meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho" (Jo 5, 17).
Já pregado na cruz, imobilizado na terrível posição, mas mais sublime, o Filho em união com o Pai, grita: -"Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?" (Mc 15, 34; Mt 27, 46). E mais tarde, já sem forças, murmura: - "Perdoa-lhes Pai, eles não sabem o que fazem..."
Ao ver o corpo de Jesus ser tirado da Cruz e colocado nos braços de sua Mãe, diante dos nossos olhos repassa o momento em que Maria recebeu a saudação do anjo Gabriel:
-"Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. (..) O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de seu pai David (...) e o seu reinado não terá fim" (Lc 1, 31-33). Maria disse apenas: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38), como se desde então tivesse querido exprimir o que está a viver agora.

A verdade e o poder da sua mensagem não está no sonho imputado a ele, que era um Deus. Está na verdade das suas palavras e no facto de que, como nós, era apenas mais um homem, que caminhava pela terra, traçando destinos e é por isso que a força da sua mensagem, está na sua própria grandeza.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Semana Santa - Paixão e Renascimento

Era uma vez um homem que se diferenciou entre os seus, porque as suas palavras trouxeram uma revolução tão grande, que até os dias de hoje vemos sua repercussão na nossa vida e em toda a sociedade.
Esse homem foi perseguido, preso e morto por algo que acreditava, e depois ressuscitou para provar aquilo que pregava.
Esta história, apesar de conhecida e comemorada todos os anos, pode ser aplicada no nosso dia a dia, pois a todo momento somos testados, perseguidos e às vezes "mortos", mas são poucos os que têm a força de se reerguer e conseguir uma verdadeira ressurreição pessoal ou profissional.
A semana santa é composta por uma sucessão de eventos, que começa no domingo de ramos e termina no domingo de Páscoa. São épocas para dividir, partilhar, e compartilhar sentimentos, fazer votos de renovação, de paz e amor entre os homens, é tempo de libertar, perdoar, tempo de amar hoje e sempre!

Hoje é Quinta-feira Santa, e a liturgia deste dia, é um convite para aprofundar concretamente o mistério da Paixão de Cristo, já que, quem deseja segui-lo, deve sentar-se à Sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.

Antes de ser entregue, Cristo entrega-se como alimento. Entretanto, nesta Ceia, Jesus celebra a sua morte: o que fez, fê-lo como anúncio profético e oferecimento antecipado e real da sua morte antes da sua Paixão. Por isso "quando comemos deste pão e bebemos deste cálice, proclamamos a morte do Senhor até que ele volte" (1Cor 11,26).
Como diz o prefácio deste dia: "Cristo verdadeiro e único sacerdote, que se ofereceu como vítima de salvação e nos mandou perpetuar esta oferenda em sua comemoração". Na Última Ceia, Jesus lavou os pés de seus apóstolos num gesto que simboliza humildade...
E assim, hoje inicia-se a luta entre a morte e a vida, já que a vida nunca foi absorvida pela morte, mas sim combatida por ela.
"O Pai entregou o Seu Filho para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(Jo 3, 16) e que o Filho entregou-se voluntariamente a nós, através da morte numa cruz ignominiosa para salvação de todo um povo, que não o compreendeu e por isso o condenou....