sexta-feira, 1 de junho de 2012

DIA DA CRIANÇA 2012

O Dia Mundial da Criança não é só uma festa! É um dia em que se pensa ainda mais nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fomes e discriminações.
Sim, Dia da Criança, é todos os dias, mas também serve para alertar os nossos filhos, dando-lhe uma atenção especial, mas ensinando-lhes que há crianças, que não têm pais, que estão em orfanatos, que muitos deles, têm de trabalhar para sustentar as famílias e não podem ser crianças…
É por isso que este dia é um dia especial, para recordar, que nem todos conseguiram ter esse direito, nem todos têm miminhos, nem todos têm pais, que se preocupem com eles.
Há crianças que não sabem o que é um brinquedo... estão nas serras, a ajudar a familia a cuidar das terras e dos animais. Mas mesmo assim, a inocência de uma criança, faz com que o céu e a Terra, seja o seu mundo de sonhos, onde a imaginação voa sem limites, porque sonhar, é a única libertação de um mundo cada vez mais materialista e inconsequente.

Como é bom ser criança e poder sonhar,
E num mundo de fantasias viajar.
Na calda de um cometa balançar.
Brincando de esconde-esconde nas nuvens.
Pintando o sete, com as cores do arco-íris,
num mundo de faz de conta.

Que bom ser criança e poder brincar.
De cabra cega, amarelinha e ciranda de roda.
Que bom ser criança e poder soletrar.
Juntando as letrinhas, formando as palavrinhas,
felizes à cantar.

Descobrindo o mundo real,
além do imaginário da inocência.
Ser criança é trazer dentro do coração,
a magia e o encanto de sonhar.
Ser criança é trazer no sorriso a real felicidade.
Ser criança é trazer nos olhos a inocência da vida.
Ser criança é viver num eterno paraíso.






segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alimentos bons para o cérebro.


Se adoptar alguns alimentos carregadinhos de nutrientes, estes, vão pô-la a pensar melhor, mais rápido... e a sua saúde agradece!

Salmão e sardinha: ricos em ómega 3, estes super nutrientes promovem a boa saúde dos neurónios e a comunicação rápida entre eles, já que reforçam a mielina, a substância que reveste as nossas células nervosas. Os ómega 3 também melhoram a nossa memória e previnem o declínio mental no envelhecimento.

Óleo de linhaça: rico em ómega 3, 6 e 9, é útil a prevenir a demência em idosos e melhora o desempenho cognitivo nas mulheres depois da menopausa, descobriu um estudo holandês do Julius Center de Utrecht - as senhoras testadas mostraram maior rapidez de raciocínio e melhor memória.

Frutos secos: nozes, amêndoas e avelãs podem fazer maravilhas pelo cérebro, como dizem Michael Roisen e Mehmet Oz, no livro 'You: Manual de Instruções'. Eles ajudam a libertar mais serotonina, um neurotransmissor que actua positivamente sobre o humor. Além disso, mantêm as nossas artérias cerebrais saudáveis.

Chocolate preto: Por ser rico em flavonóis, ajuda a preservar a memória e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, mantendo-o mais jovem por mais tempo. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham, feito com mulheres jovens, concluiu que o chocolate rico em cacau (cerca de 70%) melhorava o raciocínio em desafios mentais difíceis.

Café: Tem inconvenientes para quem sofre de hipertensão, enxaquecas e palpitações. Mas, aumenta a concentração, põe-nos mais alerta e até pode ajudar a memória, segundo um estudo francês. Roizen e Oz dizem ainda, no seu livro, que quem bebe duas canecas de café fraco por dia já tem menos risco de vir a padecer de doenças neurológicas degenerativas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mar grande, imenso...

Pouca gente sabe por que o mar é tão grande, tão imenso... tão poderoso..
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, ficando alguns centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha, porque toda a sua água seguiria para os outros e assim ficaria isolado.
Assim, todos os rios, ribeiros e nascentes, vão desaguar ao mar, que aceita humildemente essa chegada e, dessa união, faz a força e o poder que todos conhecemos do velho Mar!
É por isso que temos de aprender com ele que:
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente sem que, para isso, tenhamos de aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte…

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O que é um Milagre?


Quantas vezes estamos à espera de um milagre? Em várias situações aflitivas da nossa vida, tais como o gatinho que desapareceu e ficamos sempre naquela, de o ver a aparecer de repente, como por milagre.

 Há também desesperos com os problemas graves de saúde de um familiar ou amigo, quando aparece uma daquelas doenças que “não perdoam” e, que de repente, um milagre aconteça e comecem a reagir com um novo medicamento…
Num grave acidente, alguém escapou “por milagre”…
A paciência é uma qualidade fugaz! Queremos o que queremos, quando queremos. Felizmente, as nossas vontades só são realizadas no momento certo. Mas a espera dá-nos a impressão de que as nossas preces não foram ouvidas
O ser humano quer desesperadamente milagres nos momentos mais críticos e desesperados da sua vida, querem algo que aparentemente é para nós, pobres mortais, impossível de alcançar, mas que aconteça por… milagre!
Mas há outro tipo de milagres, aqueles que acontecem todos os dias e que nós nem os consideramos de verdadeiros milagres.
Com muita lucidez e sensibilidade, a poetisa goiana Lady Foppa, descreve assim o que é de facto um “milagre”:
Milagre para mim, é ver a chuva molhar os campos e reacender aquele cheiro bom de terra molhada, cheiro de banho de natureza, que faz brotar sementes e sonhos….

Milagre é olhar o céu e ver aquela multidão de estrelas, ali, tudo juntinho sem competir, sem se esbarrar e sem nenhuma empatar o brilho da outra…

Milagre é essa diversidade de flores que Deus planta pra aqui e pra acolá, só para colorir o caminho dos que passam, como quem não quer nada, mas querendo ver-nos felizes…

Milagre é tudo que o homem inventou com a inspiração que Deus deu, telefone, luz, elétrica, rádio, TV, cinema, etc. Eu não sei como isso funciona e nem quero aprender, mas que é milagre é..
Milagre é o que a genética faz: de uma coisa piquititinha de nada, cria um embrião, que se torna pessoa, e que Deus aprova, porque a alma é Ele quem a coloca….

Milagre para mim, é esse mundo imenso, sem porteiro, sem ter um canto para o vento fazer a curva, sem ter um começo delimitado e nem um fim…

Milagre é quando olho para meus filhos e vejo traços físicos meus, quando entro nas suas almas e vejo traços de anjos, então eu agradeço a Deus infinitas vezes, por este milagre…

Milagre é a inocência das crianças que falam na nossa cara o que pensam. Pequeno Buda de 6 anos, disse que Deus é bom porque faz nuvens cem forma de bichinhos fofos….

Milagre é acordar de manhã, abrir a janela e ver o amanhecer lindo que Deus coloriu, cada dia de forma diferente, faz tudo com capricho e carinho. Ah, acordar já é milagre, e dos maiores…

Milagre é quando Deus se esquece de nos dar um irmão, mas encontramos esse irmão, com o nome de Amigo…
Por isso, podemos afirmar que os Milagres existem sim! O desalento e a frustração só existem, porque o nosso relógio funciona num tempo diferente do de Deus.
Basta acreditar, basta olhar em nosso redor, para perceber que a vida e a nossa existência é um milagre, integrados num universo perfeito.





terça-feira, 15 de maio de 2012

Um estranho em minha casa...

Eu tinha sete anos quando o meu pai conheceu um estranho, recém-chegado à
nossa pequena cidade. Logo de princípio, o meu pai ficou fascinado com esse encantador personagem, e em seguida convidou-o a viver com a nossa família.
O estranho aceitou e desde então tem estado connosco.
Enquanto eu e os meus irmãos crescíamos, nunca perguntei nada sobre o seu lugar na minha família, uma vez que na minha jovem mente, ele já tinha um lugar muito especial.

Os meus pais eram os nossos instrutores complementares: a minha mãe ensinou-nos o que era bom e o que era mau, e o meu pai ensinou-nos a obedecer.

Mas o estranho era o nosso narrador. Mantinha-nos enfeitiçados durante horas e horas, com aventuras, mistérios e comédias. Ele tinha sempre respostas para qualquer coisa que quiséssemos saber sobre política, história ou ciência.
Conhecia tudo do passado, do presente e até podia predizer o futuro! Levou a minha família ao primeiro jogo de futebol. Fazia-nos rir, ou chorar.

O estranho nunca parava de falar, mas o meu pai não se importava e dava-lhe toda a sua atenção. E nós também...
O nosso pai sempre dirigiu o lar com certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentia obrigado a honrá-las e foi-nos mostrando que havia outras cidades maravilhoas, pessoas mais libertas de preconceitos, outras religiões e culturas tão diferentes da nossa, enfim, um mundo cheio de novidades, que não nos deixava indiferentes e passávamos os nossos serões e todo o tempo disponível a vê-lo e a ouvi-lo.
Passaram-se mais de 50 anos desde que o estranho veio para a nossa família.
Desde então, mudou muito; já não é tão fascinante como era ao princípio, mas agora, mais que nunca, ele tem uma importância que mudou não só a minha família, como as famílias do mundo inteiro.

O seu nome? Nós chamamos-lhe "Televisão". Arranjou uma esposa que se chama "Computador" e um filho que se chama "Telemóvel", agora apareceram os netos IPOD, IPED...





segunda-feira, 7 de maio de 2012

O 1.º de Maio e o Pingo Doce

Este ano o feriado 1.º de Maio, foi diferente para milhares de portugueses que decidiram aproveitar a promoção limitada a esse dia, do Pingo Doce.
Quem fizesse compras no supermercado Jerónimo Martins (JM) com valor superior a 100 €, teria um desconto de 50%. E a campanha estendeu-se a todos os estabelecimentos do continente e arquipélago da Madeira, gerando a maior das confusões que os média não se cansaram de registar em todas as noticiários e jornais: filas de pessoas que foram às 4 da manhã para a porta desses supermercados, produtos caídos no chão, carrinhos esgotados, incidentes, cenas de pancadaria, polícia de choque e, em algumas lojas, prateleiras vazias, saque de produtos alimentares, etc, etc.

A jogada Pingo Doce - (Marketing para que te quero)
O Pingo Doce deve ter arrecadado à volta de 90 milhões de euros em poucas horas, em capitalização de produtos armazenados.
De onde saiu o dinheiro: algum do bolso, mas grande parte saiu das contas bancárias por intermédio de cartões. Logo, os bancos vão acusar a saída de tanto dinheiro em tão pouco espaço de tempo, no principio do mês, em que os bancos contam com esse dinheiro nas contas, para se organizarem com ele. Mas, ainda ganham algum porque alguns compraram a crédito.
Ora, se o Pingo Doce pedisse esse dinheiro à Banca iria pagar, digamos a 5%, em 5 anos, 25% da quantia. Assim não paga nada. O povo deu-lhe boa parte do seu ordenado, a troco de géneros. Alguns vão ver-se à rasca porque com arroz não se paga a electricidade.
O resto, 75% da quantia aparentemente "oferecida", distribuiu-se assim:

1 - Uma parte dos produtos (talvez 20 a 25%), devem estar a chegar ao fim do prazo de validade. Teriam de ser amortizados como perdas e lançados ao lixo. Enquanto não fosse lixo seria material que entraria como existência, logo considerado como ganho e sujeito a impostos. Assim poupam-se impostos, despesas de armazenamento (logística, energia, pessoal) e o povinho acartou o lixo futuro.

2 - Outra parte (10 -15%) seria vendida com os habituais descontos de ocasião e as promoções diárias. Uma parte foi ainda vendida com lucro, apesar do "desconto".

3 - O Pingo Doce prescinde ainda de 30 a 40 % do que seria lucro por motivos de estratégia empresarial a saber:
4 - Descartar-se da concorrência das pequenas empresas. Quem comprou para dois meses, não vai às compras nesse mesmo tempo.

5 - Aumentar a clientela que agora simpatiza com a cadeia "benfeitora".

6 - Criar uma situação de monopólio ao fazer pressão sobre os preços dos produtores (que estão à rasca e muitos são espanhóis) para repor os novos stocks em grande quantidade.

7 - Transpor já para euros parte do capital parado em armazém e levá-lo do país uma vez que a Sede da Empresa está na Holanda. Não vá o diabo tecê-las e isto voltar ao escudo nos próximos tempos o que levou já J. Martins a passar a empresa para a Holanda.

8 - Diminuir com isto o investimento em Portugal, encurtar a oferta de produtos, desfazer-se de algum armazém central e com isso despedir alguns funcionários. O consumo vai diminuir no futuro e o Estado quer "imposto de higiene" pago ao metro quadrado.

9 - Poupança em todo o sistema administrativo e em publicidade. A comunicação social trabalhou para eles.

Mesmo que tudo fosse ilegal, a multa máxima para Dumping é de 15 a 30.000 Euros, para o resto, não há medidas jurídicas. Verdadeiramente isto são "Peanuts" em sacos de Pingo Doce, empresa do homem mais rico de Portugal.
A ASAE irá só apresentar serviço...
Nada obrigava a Jerónimo Martins a fazer esta promoção precisamente neste dia, um dia dedicado aos trabalhadores, que vêm para a rua gritar os seus protestos e exigirem os seus direitos, cada vez menores, cada vez mais longínquos.
Mas a pobreza tem mais força que a repressão. Enquanto as pessoas lutam para comer, não lutam por direitos. Nenhuma ditadura conseguia resumir um dia de resistência, àquelas imagens degradantes.
O que ficará do 1.º de Maio de 2012 em Portugal é isto: um povo a esbofetear-se por um desconto em comida. Uma empresa que é incapaz de compreender qualquer ideia que se assemelhe a "dignidade". Um poder político que nos atirou para este humilhante retrato terceiro mundista.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Morte não é nada...

A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.

Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.

O cordão de união não se quebrou.
Porque eu estaria fora de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista ?

Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.

Seca tuas lágrimas e se me amas,
não chores mais.

(Santo Angostinho)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Longevidade dos Gatos

Os animais de companhia estão a ganhar anos de vida e, nos últimos anos, a média de idade aumentou consideravelmente.
A longevidade de um gato hoje em dia ronda os 15 anos e não é raro alguns chegarem aos 20 anos de vida!
Por curiosidade, o gato mais velho viveu até aos 34 anos! Mas se, por um lado, é reconfortante saber que terá a sua companhia por muitos e longos anos, também é preciso reconhecer que a idade pesa! Tal como acontece com os humanos!

O envelhecimento dos animais é acompanhado por mudanças graduais ao nível da actividade /agilidade, da pele e pelagem e no seu peso. Se bem que cada espécie tem um padrão de envelhecimento claro e distinto, é possível estabelecer o paralelo entre a idade dos felinos e dos humanos: um gato de 7 anos é equivalente a uma pessoa com 44 anos de idade, enquanto os 14 anos correspondem a um indivíduo de 72 anos de idade.

Tudo muda… com a idade!
Sabe que idade humana terá o seu gato quando apagar 12 velas? Feitas as contas, 64 anos! Uma bela idade mas que, tal como nos seniores humanos, implica cuidados especiais Um estudo da Universidade Purdue, EUA, divulgado em Abril de 2011, reforça que os animais de companhia estão a viver mais anos, graças à melhoria dos cuidados de saúde.
A juntar ao papel do médico veterinário, a mudança progressiva do comportamento dos seus donos tem sido decisiva para garantir a saúde do seu animal. Muito por que começam a reconhecer os benefícios do alimento industrial, orientado para a raça, a idade, estilo de vida e necessidades fisiológicas.

No fundo, a escolha do alimento em função das necessidades nutricionais específicas do seu animal de companhia garante que ele ingere diariamente o conjunto equilibrado de nutrientes que são indispensáveis. Mas porque é que é tão importante adaptar a alimentação à idade?

•Fase de crescimento (até ao primeiro ano): Nesta altura, o seu gato necessita de um alimento que seja fácil de ingerir e digerir; que reforce o seu sistema imunitário; que contemple os nutrientes necessários de forma a manter o peso ideal; e que fortaleça o desenvolvimento dos músculos e do esqueleto;

•Fase adulta (até aos sete anos): Numa fase mais activa da sua vida, a alimentação deverá ser indicada para o ajudar a manter a vitalidade; eficiente no controlo da ingestão de calorias; que garanta a sua saúde renal e responda às necessidades específicas de cada raça;

•Fase matura (dos 7-12 anos): Eis que o seu gato começa a ficar mais velho. Apesar de manter o mesmo aspecto, a verdade é que está menos enérgico e mais sedentário, daí que as necessidades nutricionais também se alterem. A partir dos sete anos, o alimento que dá ao seu felino deverá ajudá-lo a manter uma boa forma física, através da ingestão de vitaminas e nutrientes com propriedades antioxidantes; por outro lado, deverá também permitir o reforço da sua saúde articular e favorecer o funcionamento renal;

•Fase sénior (+ de 12 anos): Com mais de 12 anos, o seu animal de companhia está ainda menos activo, mas mais exigente ao nível das necessidades nutricionais. Assim, o alimento industrial deverá ter uma textura e sabor que estimule o seu apetite e responda às necessidades de cada raça. Deverá ainda conseguir estimular as funções cognitivas e actuar na prevenção do envelhecimento celular.
O aumento de peso nos gatos está, por esta razão, também associado à senioridade, sendo cada vez mais frequentes casos de obesidade nos animais de companhia. Com a esterilização é também usual os gatos ficarem mais gordos.
Mais uma vez, e também nestes casos, a opinião e ajuda do médico veterinário é essencial para redefinir a dieta.
Tal como um adulto sénior precisa de cuidados especiais, o mesmo se passa com os felinos. Por isso é importante estar atento ao comportamento do seu animal e verá que ele terá uma vida longa e saudável.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O "nosso" Abril, 38 anos depois...

O povo português, nas suas classes mais desfavorecidas, realizaram com a Revolução de Abril, as maiores conquistas democráticas dos seus oito séculos de História.
Foi instaurado um regime de amplas liberdades, garantias e direitos políticos, culturais, cívicos, sindicais e laborais.
Agora, passados 38 anos, apenas um silêncio carregado e hostil, tenta esconder as sacudidelas bruscas dos maus governos e do FMI. Entretanto a ventania corre livremente, à porta fechada.
De modo seco e breve, como uma chicotada, a praga de políticos, vendedores de sonhos, entreolham-se e fazem-se passar por crianças ingénuas e inimputáveis.
Têm estado entretidos a delapidar alegremente todos os recursos, que ainda havia do tempo do ditador Salazar. Quase metade da população teve de emigrar para não morrer de fome; os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres; estamos de novo na estaca zero!
Do 25 de Abril de 1974, resta uma sombra difusa da euforia da liberdade, à data, conquistada.

O Povo, que escolheu os seus representantes, curva-se agora sob a amarfanhante sensação da própria fraqueza... e o FMI é o novo dono de Portugal.
Ainda assim, o sonho parece comandar a vida...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

As virtudes do Chocolate, Chá e Café

3 bebidas que além de serem deliciosas e de nos animarem a alma, cada vez se descobrem mais factores para os consumir.


CHOCOLATE: Os namorados que se cuidem, porque há quem jure que um bombom tem o mesmo poder de um beijo apaixonado…
Enfim, o que se sabe é que, ao contrário de muitos homens, o chocolate é uma bomba de virtudes.
Estamos perante um verdadeiro analgésico natural: a teobromina melhora a actividade muscular, a cafeína tem uma acção estimulante e a serotonina reduz a ansiedade.
Estudos sobre arterioesclerose também mostram que o chocolate tem um papel importante na protecção das artérias.
Mas há um problema: também é o que tem mais calorias, por isso não convém andar a engolir chocolate quente às litradas. Até porque pode ser viciante…
A maioria dos estudos são patrocinados por marcas de chocolate, que obviamente têm todo o interesse em vender mais.
De qualquer maneira, parece inegável que a grande vantagem de consumir chocolate, são os antioxidantes, com o chocolate preto a ganhar a corrida com o dobro do chocolate de leite.
Um chocolate de leite de 40g tem 400mg de antioxidantes, o mesmo que um copo de vinho. Quando o chocolate de leite em pó é diluído em leite ou água, fica com o equivalente a metade do chocolate de leite em tablete, mas também é verdade que tem menos gordura.
As proteínas do leite interagem directamente com os antioxidantes do chocolate e limitam a sua absorção, por isso tente não misturar chocolate com leite.
Conclusão: chocolate sim, mas preto e pouco – dois quadradinhos por dia, aconselham os médicos, ou uma chávena pequena de cacau mais puro que conseguir encontrar, quente e sem leite. E cuidado com a diferença entre cacau e chocolate: o segundo está geralmente cheio de açúcar e gordura, que, eles sim, são maus para si.

CHÁ - o protector das células
São tantos benefícios e tão poucas desvantagens, que está a ganhar terreno ao café. O problema é que pomos tudo no mesmo saco: verde, preto, amarelo ou de ervas, é tudo chá… Afinal, quais são as diferenças?
O chá que vem da mesma planta, é o preto (todas as variedades), verde e branco. O resto são tisanas (camomila, tília…), e não têm os mesmos benefícios em termos de protecção e antioxidação.
A diferença entre preto e verde vem da fermentação. Ambos são feitos de folhas secas, mas o chá preto é fermentado e o chá verde não é fermentado. O teor de cafeína é correspondente: o chá preto tem mais (ainda assim, tem um terço menos do que o café), e o verde menos (embora não seja descafeinado).
O chá branco é constituído por folhas jovens, que não sofreram fermentação, e há quem defenda que é o mais poderoso de todos os chás, mais rico em polifenóis (antioxidantes).
Todos os tipos de chá têm antioxidantes (diferentes dos do café), que protegem o organismo dos radicais-livres, principalmente o chá verde e branco. Também tem aminoácidos e minerais (especialmente flúor, o que explica que também seja bom para os dentes), e o chá verde tem dez vezes mais a vitamina C.
Teoricamente, o chá seria um aliado na prevenção anti-cancro, porque os polifenóis inibiriam as reacções de oxidação que estão na origem das lesões do ADN. Mas embora os estudos com animais pareçam ir nesse sentido, ainda se está no princípio da investigação, e é muito cedo para conclusões definitivas.
No entanto, a verdade é que todos os estudos indicam vantagens para saúde, principalmente para quem é fumador, visto que o chá ajuda a eliminar nicotina e outros químicos prejudiciais. Mas mesmo aos ‘viciados’ aconselha-se a que não façam o chá muito forte: o tanino, um tipo de ácido, pode irritar o sistema digestivo.
E se tem dificuldade em pregar olho de noite, saiba que o chá não é assim tão culpado das nossas insónias: a cafeína demora apenas três horas a ser eliminada do organismo. Mas se for muito sensível, em vez de descafeinado, prefira chá verde, que tem menos cafeína que o preto, chá branco, que tem ainda menos, chás de ervas, ou rooibos, que não têm cafeína nenhuma.

CAFÉ - elixir da juventude

É a terceira bebida mais consumida do mundo (a seguir à água e ao chá) e nós portugueses, bem fazemos a nossa parte para que isso seja verdade.
O café ganha cada vez mais adeptos, e há diversos estudos a demonstrar as suas capacidades de protecção ao cérebro: investigadores norte-americanos concluíram que a cafeína pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson, por ter uma função neuro-protectora e estimular o sistema motor.
Ou seja: em vez de passar o dia a achar que não devia beber café, afinal beber 3 ou 4chávenas por dia, é um hábito saudável.
Pois anime-se: se não abusar (por abusar entende-se mais de cinco cafés por dia), o café pode ser um dos seus melhores amigos.
Que nos melhorava a concentração e a atenção, já sabíamos por experiência própria, devido à cafeína. Mas o café também nos protege: está cheio de polifenóis, antioxidantes que lutam contra a ‘ferrugem’ do organismo e nos mantêm jovens, tem as mesmas substâncias que há na fruta ou no vinho.
Aliás, a grande maioria dos americanos (e sabe-se lá se também dos portugueses) vai buscar a sua dose de antioxidantes precisamente ao café (não que eles saibam, claro). Já agora, são os polifenóis os responsáveis pelo sabor amargo do café, não a cafeína…
Quem sofre do coração, ao contrário do que se dizia há uns anos, também parece estar a salvo: em doses sensatas, o café age mais como um protector do coração, do que como agressor, e também há estudos que indicam que esta bebida o protege do Alzheimer e também é benéfico para a doença de Parkinson, embora esta, seja uma doença de evolução lenta e progressiva, que afecta particularmente a população mais idosa.
Aos poucos, perdem-se os mensageiros químicos produzidos no cérebro, que são responsáveis pelo controlo de movimentos como andar, falar, vestir ou escrever.
Claro que, como tudo no mundo, também há o outro lado: quem sofre de problemas gastrointestinais, osteoporose ou problemas de dentes, deve ir com calma.
Estamos perante uma bebida ácida: quem já bebeu um café em jejum, sabe do que falo.
Quando a boca se torna demasiado ácida, o cálcio e o fosfato são retirados aos dentes, fragilizando-os. O organismo consegue colmatar isto, mas se estivermos constantemente a pôr ácido na boca, sente-se uma azia e acidez, insustentáveis…
Outro perigo é a desidratação, que pode diminuir a capacidade para o corpo absorver cálcio e vitamina D, tão importantes para os ossos.
Portanto, quem gosta e pode beber um, dois ou três cafezinhos por dia, não só faz o gosto ao paladar, como está a tratar da saúde!