quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mudança de Gerações e Conceitos

Nascemos nos meados dos anos 30, 40, 50! Foi dificil mudar todos os conceitos de várias gerações.
Faz apenas 50 anos que apareceu a televisão, o chuveiro eléctrico, a declaração dos direitos humanos e a Playboy.
Casar era para sempre, sustentar os filhos era somente até quando eles conseguissem emprego, as certezas duravam a vida toda e os homens eram os primeiros a serem servidos na mesa de jantar.
As avós eram umas velhinhas, hoje, essas avós de 40 ou 50 anos são uns “aviões”.
Hoje em dia, todos vestimos o mesmo que os nossos filhos.
Já não existem velhos com antigamente. Esta foi uma geração que mudou tudo.
Culpa da guerra, da pílula, da internet, da globalização, do muro de Berlim, da televisão e da tecnologia.
Até morrer hoje é diferente. Na minha rua havia um velhinho que morria aos poucos. Demorou uns dez anos a morrer e isto aconteceu logo a seguir a completar os 57 anos. Hoje morre-se com 80 ou 90 e é num repente.
Com a pílula, a mulher passou a ter os filhos que quis e ela sempre quis poucos. Como não conseguimos mais sustentar uma família, elas foram à luta e saíram para trabalhar para se poder pagar a comida congelada, a luz e o telefone. Se a coisa não vai bem: é fácil a separação, difícil é pagar uma pensão. Na realidade, há mães solteiras com pouco mais de doze anos. Depois, serão chefes de família, com muitos filhos de muitos pais.
Em 50 anos tiraram a filosofia da educação básica, e como o pensamento era reprimido pela revolução, tudo mudou para “libertação”:
-Pedagogia da libertação.
-Teologia da libertação.
-Psicologia da libertação.
Deu no que deu! Burrice libertada. Burrice votada e eleita.
Para as pessoas com mais de 50 anos, palhaço era o Rico e o Pobre. Hoje o povo inteiro é meio palhaço, meio pateta.
- Ladrão era o Palma Inácio e o Bandido da Luz Vermelha; hoje os ladrões tomaram conta dos palácios, das Câmaras, das Regiões e a tudo o que podem deitar a unha.
- A “Lola Mamona” dançarina, só trabalhava na zona da Praça do Chile! Hoje em dia, já não distinguimos…
- O Presidente da República e o Primeiro Ministro, não era um qualquer advogado ou um falso engenheiro, mas sim um português totalmente alfabetizado.
- “Experiências com feijões” e algodão a germinar, fazíamos na escola primária e não em vôos espaciais, que custam 12 milhões de dólares.
- “Movimento social” era o que chamávamos a uma reunião dançante e não à “caridadezinha” dos dias de hoje.
- O “Dia das Mentiras” não era uma data nacional.
- Piercing ou ossos na cabeça, quem os usavam eram os pretos, que víamos nos postais, que os nossos soldados nos mandavam na altura da guerra colonial.
- Tatuagens eram coisas de criminosos, do bas fond.
- “Casas de Campo” era algo de filmes de terror e não um local onde os ministros dividem o saque.
- “Quadrilha”, era uma dança e não razão de existência de partidos políticos.
- O Clube dos Maus-Maus, era um grupo de inofensivos Playboys lisboetas e não um País inteiro.
As pessoas de mais de 50 anos estão a assistir a tudo isto, meio tontas, mas vão andando... Fumaram e deixaram de fumar. Beberam Whisky com muito gelo, hoje tomam água mineral. Foram marxistas até descobrirem quem eram o Harpo, Chico e Groucho, e que marxismo é um grande engodo.
Ninguém agora, tem certeza de mais nada e a única música dos Beatles a tocar é “help, help me”.
Tudo isto nos dá um grande aperto no coração, porque esta é a realidade vergonhosa em que todos vivemos. E o pior, é que a maioria das pessoas já nem sabe o que é “vergonha”!?
Senão, vejamos:
- Hoje em dia o futebol manda na política.
- Bandidos, (como o tal Inácio) e assassinos, (como o moçambicano que queria meter as pessoas no Campo Pequeno e fuzilá-las), serem glorificados como heróis…
- Hoje, vemos polícias (uma força de segurança) sindicalizados e a fazer greve…
- Juízes (um orgão de soberania) a fazerem greve também…
- Gente poderosa a avisar Fátima Felgueiras para fugir e não ser presa, ou Pinto da Costa ajudado para não ser igualmente preso ou apanhado em falso…
- Deixarem a porta aberta, para o padre assassino e gay fugir da prisão do Funchal…
- Temos permanentemente falta de médicos devido a políticas de interesse a ponto de termos de importar médicos de Espanha…
- Vimos os deputados da Assembleia da República “picarem” o ponto na Páscoa e sairem um fim de semana antecipado, ou faltarem para irem assistir a um jogo de futebol a Barcelona e depois exigirem que lhes retirem a falta, como ainda lhes paguem ajudas de custo...
A lista é infindável...
QUE PAÍS É ESTE? PÁRA PORTUGAL, a geração dos anos 50 quer descer!

NOTA: Texto de anónimo, origem brasileira, alterado e adaptado às realidades portuguesas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DIA DA CRIANÇA 2012

O Dia Mundial da Criança não é só uma festa! É um dia em que se pensa ainda mais nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fomes e discriminações.
Sim, Dia da Criança, é todos os dias, mas também serve para alertar os nossos filhos, dando-lhe uma atenção especial, mas ensinando-lhes que há crianças, que não têm pais, que estão em orfanatos, que muitos deles, têm de trabalhar para sustentar as famílias e não podem ser crianças…
É por isso que este dia é um dia especial, para recordar, que nem todos conseguiram ter esse direito, nem todos têm miminhos, nem todos têm pais, que se preocupem com eles.
Há crianças que não sabem o que é um brinquedo... estão nas serras, a ajudar a familia a cuidar das terras e dos animais. Mas mesmo assim, a inocência de uma criança, faz com que o céu e a Terra, seja o seu mundo de sonhos, onde a imaginação voa sem limites, porque sonhar, é a única libertação de um mundo cada vez mais materialista e inconsequente.

Como é bom ser criança e poder sonhar,
E num mundo de fantasias viajar.
Na calda de um cometa balançar.
Brincando de esconde-esconde nas nuvens.
Pintando o sete, com as cores do arco-íris,
num mundo de faz de conta.

Que bom ser criança e poder brincar.
De cabra cega, amarelinha e ciranda de roda.
Que bom ser criança e poder soletrar.
Juntando as letrinhas, formando as palavrinhas,
felizes à cantar.

Descobrindo o mundo real,
além do imaginário da inocência.
Ser criança é trazer dentro do coração,
a magia e o encanto de sonhar.
Ser criança é trazer no sorriso a real felicidade.
Ser criança é trazer nos olhos a inocência da vida.
Ser criança é viver num eterno paraíso.






segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alimentos bons para o cérebro.


Se adoptar alguns alimentos carregadinhos de nutrientes, estes, vão pô-la a pensar melhor, mais rápido... e a sua saúde agradece!

Salmão e sardinha: ricos em ómega 3, estes super nutrientes promovem a boa saúde dos neurónios e a comunicação rápida entre eles, já que reforçam a mielina, a substância que reveste as nossas células nervosas. Os ómega 3 também melhoram a nossa memória e previnem o declínio mental no envelhecimento.

Óleo de linhaça: rico em ómega 3, 6 e 9, é útil a prevenir a demência em idosos e melhora o desempenho cognitivo nas mulheres depois da menopausa, descobriu um estudo holandês do Julius Center de Utrecht - as senhoras testadas mostraram maior rapidez de raciocínio e melhor memória.

Frutos secos: nozes, amêndoas e avelãs podem fazer maravilhas pelo cérebro, como dizem Michael Roisen e Mehmet Oz, no livro 'You: Manual de Instruções'. Eles ajudam a libertar mais serotonina, um neurotransmissor que actua positivamente sobre o humor. Além disso, mantêm as nossas artérias cerebrais saudáveis.

Chocolate preto: Por ser rico em flavonóis, ajuda a preservar a memória e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, mantendo-o mais jovem por mais tempo. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham, feito com mulheres jovens, concluiu que o chocolate rico em cacau (cerca de 70%) melhorava o raciocínio em desafios mentais difíceis.

Café: Tem inconvenientes para quem sofre de hipertensão, enxaquecas e palpitações. Mas, aumenta a concentração, põe-nos mais alerta e até pode ajudar a memória, segundo um estudo francês. Roizen e Oz dizem ainda, no seu livro, que quem bebe duas canecas de café fraco por dia já tem menos risco de vir a padecer de doenças neurológicas degenerativas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mar grande, imenso...

Pouca gente sabe por que o mar é tão grande, tão imenso... tão poderoso..
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, ficando alguns centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha, porque toda a sua água seguiria para os outros e assim ficaria isolado.
Assim, todos os rios, ribeiros e nascentes, vão desaguar ao mar, que aceita humildemente essa chegada e, dessa união, faz a força e o poder que todos conhecemos do velho Mar!
É por isso que temos de aprender com ele que:
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente sem que, para isso, tenhamos de aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte…

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O que é um Milagre?


Quantas vezes estamos à espera de um milagre? Em várias situações aflitivas da nossa vida, tais como o gatinho que desapareceu e ficamos sempre naquela, de o ver a aparecer de repente, como por milagre.

 Há também desesperos com os problemas graves de saúde de um familiar ou amigo, quando aparece uma daquelas doenças que “não perdoam” e, que de repente, um milagre aconteça e comecem a reagir com um novo medicamento…
Num grave acidente, alguém escapou “por milagre”…
A paciência é uma qualidade fugaz! Queremos o que queremos, quando queremos. Felizmente, as nossas vontades só são realizadas no momento certo. Mas a espera dá-nos a impressão de que as nossas preces não foram ouvidas
O ser humano quer desesperadamente milagres nos momentos mais críticos e desesperados da sua vida, querem algo que aparentemente é para nós, pobres mortais, impossível de alcançar, mas que aconteça por… milagre!
Mas há outro tipo de milagres, aqueles que acontecem todos os dias e que nós nem os consideramos de verdadeiros milagres.
Com muita lucidez e sensibilidade, a poetisa goiana Lady Foppa, descreve assim o que é de facto um “milagre”:
Milagre para mim, é ver a chuva molhar os campos e reacender aquele cheiro bom de terra molhada, cheiro de banho de natureza, que faz brotar sementes e sonhos….

Milagre é olhar o céu e ver aquela multidão de estrelas, ali, tudo juntinho sem competir, sem se esbarrar e sem nenhuma empatar o brilho da outra…

Milagre é essa diversidade de flores que Deus planta pra aqui e pra acolá, só para colorir o caminho dos que passam, como quem não quer nada, mas querendo ver-nos felizes…

Milagre é tudo que o homem inventou com a inspiração que Deus deu, telefone, luz, elétrica, rádio, TV, cinema, etc. Eu não sei como isso funciona e nem quero aprender, mas que é milagre é..
Milagre é o que a genética faz: de uma coisa piquititinha de nada, cria um embrião, que se torna pessoa, e que Deus aprova, porque a alma é Ele quem a coloca….

Milagre para mim, é esse mundo imenso, sem porteiro, sem ter um canto para o vento fazer a curva, sem ter um começo delimitado e nem um fim…

Milagre é quando olho para meus filhos e vejo traços físicos meus, quando entro nas suas almas e vejo traços de anjos, então eu agradeço a Deus infinitas vezes, por este milagre…

Milagre é a inocência das crianças que falam na nossa cara o que pensam. Pequeno Buda de 6 anos, disse que Deus é bom porque faz nuvens cem forma de bichinhos fofos….

Milagre é acordar de manhã, abrir a janela e ver o amanhecer lindo que Deus coloriu, cada dia de forma diferente, faz tudo com capricho e carinho. Ah, acordar já é milagre, e dos maiores…

Milagre é quando Deus se esquece de nos dar um irmão, mas encontramos esse irmão, com o nome de Amigo…
Por isso, podemos afirmar que os Milagres existem sim! O desalento e a frustração só existem, porque o nosso relógio funciona num tempo diferente do de Deus.
Basta acreditar, basta olhar em nosso redor, para perceber que a vida e a nossa existência é um milagre, integrados num universo perfeito.





terça-feira, 15 de maio de 2012

Um estranho em minha casa...

Eu tinha sete anos quando o meu pai conheceu um estranho, recém-chegado à
nossa pequena cidade. Logo de princípio, o meu pai ficou fascinado com esse encantador personagem, e em seguida convidou-o a viver com a nossa família.
O estranho aceitou e desde então tem estado connosco.
Enquanto eu e os meus irmãos crescíamos, nunca perguntei nada sobre o seu lugar na minha família, uma vez que na minha jovem mente, ele já tinha um lugar muito especial.

Os meus pais eram os nossos instrutores complementares: a minha mãe ensinou-nos o que era bom e o que era mau, e o meu pai ensinou-nos a obedecer.

Mas o estranho era o nosso narrador. Mantinha-nos enfeitiçados durante horas e horas, com aventuras, mistérios e comédias. Ele tinha sempre respostas para qualquer coisa que quiséssemos saber sobre política, história ou ciência.
Conhecia tudo do passado, do presente e até podia predizer o futuro! Levou a minha família ao primeiro jogo de futebol. Fazia-nos rir, ou chorar.

O estranho nunca parava de falar, mas o meu pai não se importava e dava-lhe toda a sua atenção. E nós também...
O nosso pai sempre dirigiu o lar com certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentia obrigado a honrá-las e foi-nos mostrando que havia outras cidades maravilhoas, pessoas mais libertas de preconceitos, outras religiões e culturas tão diferentes da nossa, enfim, um mundo cheio de novidades, que não nos deixava indiferentes e passávamos os nossos serões e todo o tempo disponível a vê-lo e a ouvi-lo.
Passaram-se mais de 50 anos desde que o estranho veio para a nossa família.
Desde então, mudou muito; já não é tão fascinante como era ao princípio, mas agora, mais que nunca, ele tem uma importância que mudou não só a minha família, como as famílias do mundo inteiro.

O seu nome? Nós chamamos-lhe "Televisão". Arranjou uma esposa que se chama "Computador" e um filho que se chama "Telemóvel", agora apareceram os netos IPOD, IPED...





segunda-feira, 7 de maio de 2012

O 1.º de Maio e o Pingo Doce

Este ano o feriado 1.º de Maio, foi diferente para milhares de portugueses que decidiram aproveitar a promoção limitada a esse dia, do Pingo Doce.
Quem fizesse compras no supermercado Jerónimo Martins (JM) com valor superior a 100 €, teria um desconto de 50%. E a campanha estendeu-se a todos os estabelecimentos do continente e arquipélago da Madeira, gerando a maior das confusões que os média não se cansaram de registar em todas as noticiários e jornais: filas de pessoas que foram às 4 da manhã para a porta desses supermercados, produtos caídos no chão, carrinhos esgotados, incidentes, cenas de pancadaria, polícia de choque e, em algumas lojas, prateleiras vazias, saque de produtos alimentares, etc, etc.

A jogada Pingo Doce - (Marketing para que te quero)
O Pingo Doce deve ter arrecadado à volta de 90 milhões de euros em poucas horas, em capitalização de produtos armazenados.
De onde saiu o dinheiro: algum do bolso, mas grande parte saiu das contas bancárias por intermédio de cartões. Logo, os bancos vão acusar a saída de tanto dinheiro em tão pouco espaço de tempo, no principio do mês, em que os bancos contam com esse dinheiro nas contas, para se organizarem com ele. Mas, ainda ganham algum porque alguns compraram a crédito.
Ora, se o Pingo Doce pedisse esse dinheiro à Banca iria pagar, digamos a 5%, em 5 anos, 25% da quantia. Assim não paga nada. O povo deu-lhe boa parte do seu ordenado, a troco de géneros. Alguns vão ver-se à rasca porque com arroz não se paga a electricidade.
O resto, 75% da quantia aparentemente "oferecida", distribuiu-se assim:

1 - Uma parte dos produtos (talvez 20 a 25%), devem estar a chegar ao fim do prazo de validade. Teriam de ser amortizados como perdas e lançados ao lixo. Enquanto não fosse lixo seria material que entraria como existência, logo considerado como ganho e sujeito a impostos. Assim poupam-se impostos, despesas de armazenamento (logística, energia, pessoal) e o povinho acartou o lixo futuro.

2 - Outra parte (10 -15%) seria vendida com os habituais descontos de ocasião e as promoções diárias. Uma parte foi ainda vendida com lucro, apesar do "desconto".

3 - O Pingo Doce prescinde ainda de 30 a 40 % do que seria lucro por motivos de estratégia empresarial a saber:
4 - Descartar-se da concorrência das pequenas empresas. Quem comprou para dois meses, não vai às compras nesse mesmo tempo.

5 - Aumentar a clientela que agora simpatiza com a cadeia "benfeitora".

6 - Criar uma situação de monopólio ao fazer pressão sobre os preços dos produtores (que estão à rasca e muitos são espanhóis) para repor os novos stocks em grande quantidade.

7 - Transpor já para euros parte do capital parado em armazém e levá-lo do país uma vez que a Sede da Empresa está na Holanda. Não vá o diabo tecê-las e isto voltar ao escudo nos próximos tempos o que levou já J. Martins a passar a empresa para a Holanda.

8 - Diminuir com isto o investimento em Portugal, encurtar a oferta de produtos, desfazer-se de algum armazém central e com isso despedir alguns funcionários. O consumo vai diminuir no futuro e o Estado quer "imposto de higiene" pago ao metro quadrado.

9 - Poupança em todo o sistema administrativo e em publicidade. A comunicação social trabalhou para eles.

Mesmo que tudo fosse ilegal, a multa máxima para Dumping é de 15 a 30.000 Euros, para o resto, não há medidas jurídicas. Verdadeiramente isto são "Peanuts" em sacos de Pingo Doce, empresa do homem mais rico de Portugal.
A ASAE irá só apresentar serviço...
Nada obrigava a Jerónimo Martins a fazer esta promoção precisamente neste dia, um dia dedicado aos trabalhadores, que vêm para a rua gritar os seus protestos e exigirem os seus direitos, cada vez menores, cada vez mais longínquos.
Mas a pobreza tem mais força que a repressão. Enquanto as pessoas lutam para comer, não lutam por direitos. Nenhuma ditadura conseguia resumir um dia de resistência, àquelas imagens degradantes.
O que ficará do 1.º de Maio de 2012 em Portugal é isto: um povo a esbofetear-se por um desconto em comida. Uma empresa que é incapaz de compreender qualquer ideia que se assemelhe a "dignidade". Um poder político que nos atirou para este humilhante retrato terceiro mundista.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Morte não é nada...

A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.

Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.

O cordão de união não se quebrou.
Porque eu estaria fora de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista ?

Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.

Seca tuas lágrimas e se me amas,
não chores mais.

(Santo Angostinho)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Longevidade dos Gatos

Os animais de companhia estão a ganhar anos de vida e, nos últimos anos, a média de idade aumentou consideravelmente.
A longevidade de um gato hoje em dia ronda os 15 anos e não é raro alguns chegarem aos 20 anos de vida!
Por curiosidade, o gato mais velho viveu até aos 34 anos! Mas se, por um lado, é reconfortante saber que terá a sua companhia por muitos e longos anos, também é preciso reconhecer que a idade pesa! Tal como acontece com os humanos!

O envelhecimento dos animais é acompanhado por mudanças graduais ao nível da actividade /agilidade, da pele e pelagem e no seu peso. Se bem que cada espécie tem um padrão de envelhecimento claro e distinto, é possível estabelecer o paralelo entre a idade dos felinos e dos humanos: um gato de 7 anos é equivalente a uma pessoa com 44 anos de idade, enquanto os 14 anos correspondem a um indivíduo de 72 anos de idade.

Tudo muda… com a idade!
Sabe que idade humana terá o seu gato quando apagar 12 velas? Feitas as contas, 64 anos! Uma bela idade mas que, tal como nos seniores humanos, implica cuidados especiais Um estudo da Universidade Purdue, EUA, divulgado em Abril de 2011, reforça que os animais de companhia estão a viver mais anos, graças à melhoria dos cuidados de saúde.
A juntar ao papel do médico veterinário, a mudança progressiva do comportamento dos seus donos tem sido decisiva para garantir a saúde do seu animal. Muito por que começam a reconhecer os benefícios do alimento industrial, orientado para a raça, a idade, estilo de vida e necessidades fisiológicas.

No fundo, a escolha do alimento em função das necessidades nutricionais específicas do seu animal de companhia garante que ele ingere diariamente o conjunto equilibrado de nutrientes que são indispensáveis. Mas porque é que é tão importante adaptar a alimentação à idade?

•Fase de crescimento (até ao primeiro ano): Nesta altura, o seu gato necessita de um alimento que seja fácil de ingerir e digerir; que reforce o seu sistema imunitário; que contemple os nutrientes necessários de forma a manter o peso ideal; e que fortaleça o desenvolvimento dos músculos e do esqueleto;

•Fase adulta (até aos sete anos): Numa fase mais activa da sua vida, a alimentação deverá ser indicada para o ajudar a manter a vitalidade; eficiente no controlo da ingestão de calorias; que garanta a sua saúde renal e responda às necessidades específicas de cada raça;

•Fase matura (dos 7-12 anos): Eis que o seu gato começa a ficar mais velho. Apesar de manter o mesmo aspecto, a verdade é que está menos enérgico e mais sedentário, daí que as necessidades nutricionais também se alterem. A partir dos sete anos, o alimento que dá ao seu felino deverá ajudá-lo a manter uma boa forma física, através da ingestão de vitaminas e nutrientes com propriedades antioxidantes; por outro lado, deverá também permitir o reforço da sua saúde articular e favorecer o funcionamento renal;

•Fase sénior (+ de 12 anos): Com mais de 12 anos, o seu animal de companhia está ainda menos activo, mas mais exigente ao nível das necessidades nutricionais. Assim, o alimento industrial deverá ter uma textura e sabor que estimule o seu apetite e responda às necessidades de cada raça. Deverá ainda conseguir estimular as funções cognitivas e actuar na prevenção do envelhecimento celular.
O aumento de peso nos gatos está, por esta razão, também associado à senioridade, sendo cada vez mais frequentes casos de obesidade nos animais de companhia. Com a esterilização é também usual os gatos ficarem mais gordos.
Mais uma vez, e também nestes casos, a opinião e ajuda do médico veterinário é essencial para redefinir a dieta.
Tal como um adulto sénior precisa de cuidados especiais, o mesmo se passa com os felinos. Por isso é importante estar atento ao comportamento do seu animal e verá que ele terá uma vida longa e saudável.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O "nosso" Abril, 38 anos depois...

O povo português, nas suas classes mais desfavorecidas, realizaram com a Revolução de Abril, as maiores conquistas democráticas dos seus oito séculos de História.
Foi instaurado um regime de amplas liberdades, garantias e direitos políticos, culturais, cívicos, sindicais e laborais.
Agora, passados 38 anos, apenas um silêncio carregado e hostil, tenta esconder as sacudidelas bruscas dos maus governos e do FMI. Entretanto a ventania corre livremente, à porta fechada.
De modo seco e breve, como uma chicotada, a praga de políticos, vendedores de sonhos, entreolham-se e fazem-se passar por crianças ingénuas e inimputáveis.
Têm estado entretidos a delapidar alegremente todos os recursos, que ainda havia do tempo do ditador Salazar. Quase metade da população teve de emigrar para não morrer de fome; os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres; estamos de novo na estaca zero!
Do 25 de Abril de 1974, resta uma sombra difusa da euforia da liberdade, à data, conquistada.

O Povo, que escolheu os seus representantes, curva-se agora sob a amarfanhante sensação da própria fraqueza... e o FMI é o novo dono de Portugal.
Ainda assim, o sonho parece comandar a vida...