Bem... há um dia dedicado a quase tudo e fiquei surpreendida ao saber que também há um dia dedicado a esta profissão, à qual eu pertenço e fico orgulhosa por se lembrarem de nós.
É uma profissão que exige uma especialização, não se resume apenas em organizar os livros, temos de utilizar técnicas para organizar o acervo, catalogar, indexar, saber arranjar alguns livros que se estraguem e definir quais as obras que vão ser compradas. Há também a responsabilidade de implementar, organizar, fazer cadastros, controlar os empréstimos, bem como a entrada e saída de material.
Portanto, festejaremos o dia 12 de Março, como o dia dedicado ao laborioso trabalho de bibliotecário.
No Egipto, chamavam-se as bibliotecas tesouro dos remédios da alma. Com efeito, tratava-se nelas a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e origem das demais
Milhares de manuscritos milenares - os chamados manuscritos de Timbuktu - foram salvos, no Mali, de um ataque de radicais islâmicos, que ameaçavam destruir os documentos que constituem um verdadeiro tesouro para a Humanidade. Graças à intervenção de um bibliotecário e de um antigo vigilante, que os colocaram em segurança, cerca de 90% do total dos manuscritos puderam ser conservados e podem ser consultados.
Acredita-se que a primeira biblioteca da história pertenceu ao rei Assurbanipal, em meados do Século VIIA.C.
A sua colecção era feita de placas de argila, escritas em caracteres cuneiformes.
No entanto, nenhuma biblioteca se tornou tão conhecida quanto a de Alexandria, localizada no Egipto. De acordo com estudiosos, ela teria comportado de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, que chegou a ter quase 700 mil volumes. Porém, a sua fama não era atribuída apenas à quantidade de documentos, mas também aos três grandes incêndios que a assolaram.
E o mais engraçado é que os bibliotecários também têm um padroeiro...
São Jerónimo (Strídon, cerca de 347 — Belém, 30 de Setembro de 419/420), o seu nome completo era Eusebius Sophronius Hieronymus, conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia, do grego antigo e do hebraico, para o latim.
É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores e patrono das secretárias, edição de São Jerónimo, a "Vulgata", é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia (motivo pelo qual também é chamado de Jerónimo de Strídon), no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém, na sua cela, próximo da gruta da Natividade.
terça-feira, 12 de março de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
As mulheres são...
Hoje é um dia muito especial dedicado à Mulher. Talvez já esteja esquecido o seu propósito e origem, no entanto todos os dias muitas mulheres continuam a labutar diariamente pelos seus direitos. Para todas as mulheres anónimas que todos os dias fazem do seu dia uma batalha ganha.
...tecelãs! Tecem sonhos com fios de lágrimas... Tecem vidas nas suas barrigas com esperanças e alegrias infantis.
As Mulheres são feiticeiras. Inventam magias e encantamentos. Atraem e cativam com um simples olhar. As As Mulheres são meninas. Acreditam em príncipes e finais felizes.
Mulheres são guerreiras. Enfrentam a luta com galhardia. E não esmorecem mesmo quando cansadas. Mulheres são sábias. Trazem em si toda a sabedoria do mundo, ao repartir, entre os filhos, o pão, o carinho, e o próprio tempo.
Mulheres são especiais.
Mulheres são seres próximos de Deus.
Mulheres são anjos.
Mulheres são mães.
A mais perfeita tradução do mistério da eternidade da alma.
FELIZ DIA DA MULHER!
Etiquetas:
8 de Março,
Dia da Mulher
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Se eu tivesse...
Se eu...
Se eu tivesse um carro
havia de conhecer
toda a terra.
Se eu tivesse um barco
havia de conhecer
... todo o mar.
Se eu tivesse um avião
havia de conhecer
todo o céu.
Mas...
Tens duas pernas
e ainda não conheces
a gente da tua rua.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
INDIA - AS 4 LEIS DA ESPIRITUALIDADE
Estas Leis Indianas agem como conselhos para a Vida, sem causar nenhuma fragmentação religiosa. Essa característica é de extrema importância num Mundo cada vez mais “repartido” pela diversidade de crenças, carente de um aprimoramento do Espírito.
Seria muito bom se todas as outras civilizações tivessem a capacidade de se unir e olhar as pessoas como seres humanos comuns, independentes de outros credos e religiões.
1. Lei: “A pessoa que vem, é a pessoa certa“.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, com quem interagimos, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
2. Lei: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.
Ou seja, nada, absolutamente nada do que acontece na nossa vida, poderia ter acontecido de uma outra forma. Nem mesmo o menor detalhe. Não existe nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou, “aconteceu que um outro…”. Não! O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem nas nossas vidas, são perfeitas.
3. Lei: “Todas as vezes que se inicia algo, é no momento certo“.
Tudo começa na hora certa, nem antes, nem depois. É quando estamos prontos para iniciar algo de novo nas nossas vidas, que as coisas acontecem.
4. Lei: “Quando algo termina, termina mesmo“.
Simplesmente assim! Se algo acabou na nossa vida, é para o progresso na nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e tentar enriquecer-se com a experiência por que passou.
Bem... penso que o ter escolhido este texto no dia de hoje, também não foi por acaso. E sim, há dias em que concordo mais, outros menos, com estas chamadas "leis", mas seja como for, gostei de saber da sua existência.
Realmente acredito que há coisas que não acontecem por acaso, existe uma espécie de um fio condutor invisível que nos impele a ir em determinada direcção, e situações que se vão repetindo porque querem dizer algo. É preciso estarmos atentos aos sinais.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Esperança...
O dia a dia é tão cheio de pormenores, no entanto, apenas algumas pessoas reparam neles.
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança.
E ela pensa que quando todas as sirenes,
Todas as buzinas,
Todos os reco-recos tocarem,
Atira-se
E…
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
(Mário Quintana)
Etiquetas:
esperança
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Recomeçar...
Suprimir a distância, é aumentar a duração do tempo. A partir de agora, não viveremos mais! Viveremos apenas mais de depressa (A.Dumas)
Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova oportunidade a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...Acreditar em você de novo!
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto...Queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas, teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
(Carlos Drummond de Andrade)
Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova oportunidade a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...Acreditar em você de novo!
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto...Queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas, teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
(Carlos Drummond de Andrade)
sábado, 2 de fevereiro de 2013
Há dias assim...
Há dias de dores
E também de amores,
dias amargos, de engasgos,
e há gritos!
Embargos na fala
são ensaios na alma,
que não acalma
e que ninguém vê...
Há dias serenos,
Felizes, pequenos…
e até subtis ,
Há dias assim…
Mas, dia sim, dia não,
há dias sem pão
e sem ilusão...
Mas há dias felizes,
Porque há flores
de matizes nos olhos
que descobri, em ti.
Há dias de primavera
em tardes multicolores
onde passam
carrosséis de emoções
celebrando o amor...
Há dias,
enfim!!!
domingo, 27 de janeiro de 2013
Vida Intensa
Estávamos todos a jantar com um grupo de amigos, quando ela declarou em voz muito alta, que os seus dias tinham 36 horas. Disse-o com tanta convicção, que todos pararam de comer e depois riram dela.
Mas, imperturbável, ela começou a explicar a quantidade de coisas que fazia para caber dentro desse tempo, miraculosamente programado por ela e só para ela.
Depois de enumerar imensas tarefas, que a qualquer de nós demoraria 48 horas, todos levaram para a brincadeira, até porque a maioria achava que ela não batia bem da cabeça.
Mas eu, sabia que ela falava verdade, já o tinha desabafado por diversas vezes, afirmando que achava a vida muito curta, pois tinha muitos sonhos para cumprir. Passou a ser a sua obsessão.
E, sinceramente, um dia com apenas 24 horas, é cruelmente injusto, para conter tantos sonhos, que ela dizia ter de concretizar.
Ela queria tudo, queria o mundo numa vida. Queria num dia só, fazer caber uma dança, um livro, os seus textos, o seu trabalho, os seus amores, a atenção de toda a família, conviver num bar, ver um bom filme, aprender a tocar uma música, plantar uma árvore, ajudar alguém, e conhecer tudo aquilo que ainda não sabia – afinal, ela era ambiciosa o suficiente para querer saber de tudo um pouco, ou, de tudo um tudo.
E, ainda, todos os dias, descobria algo novo para colocar na sua infindável lista.
Eu disse-lhe que a achava muito ansiosa, mas então foi quando ela me explicou que um dia tinha lido algures, que a vida poderia acabar assim, no meio de uma frase ou de um texto qualquer como este.
-“Consegues imaginar?” perguntou-me com os olhos cheios de incompreensão.
Confortei-a! Estamos todos no mesmo “barco”. A vida pode ter coisas muitos tristes, mas temos a vantagem de poder sonhar...
Mas não se conformava! Conseguir terminar uma frase ou um texto, já seria uma tortura incalculável para ela, mas só de imaginar como seria terminar a vida, no meio dos sonhos, ou antes deles? Desde então, passou a correr o dia todo, numa luta sem tréguas com as horas, para o poder aproveitar ao máximo. Ela queria realizar alguns dos seus sonhos e com os seus vinte e tantos anos, o tempo escoava, fazia-lhe piruetas, não a deixava avançar…
Na verdade, agora o que ela queria, era chegar bem lá no alto da vida, olhar para ela, como alguém que assiste a um filme, sentir correr rápido todo aquele sangue quente nas veias e pensar com certeza: VIVI em plenitude!
Naquele dia, subiu ao prédio mais alto, deixou o vento gelado bater no seu rosto e os cabelos esvoaçar, sem se preocupar, fechou os olhos por alguns instantes, e, de braços bem abertos e o peito bem cheio de ar, atirou-se ao vácuo.
Finalmente conseguiu realizar o seu último sonho: VOAR!
Mas, imperturbável, ela começou a explicar a quantidade de coisas que fazia para caber dentro desse tempo, miraculosamente programado por ela e só para ela.
Depois de enumerar imensas tarefas, que a qualquer de nós demoraria 48 horas, todos levaram para a brincadeira, até porque a maioria achava que ela não batia bem da cabeça.
Mas eu, sabia que ela falava verdade, já o tinha desabafado por diversas vezes, afirmando que achava a vida muito curta, pois tinha muitos sonhos para cumprir. Passou a ser a sua obsessão.
E, sinceramente, um dia com apenas 24 horas, é cruelmente injusto, para conter tantos sonhos, que ela dizia ter de concretizar.
Ela queria tudo, queria o mundo numa vida. Queria num dia só, fazer caber uma dança, um livro, os seus textos, o seu trabalho, os seus amores, a atenção de toda a família, conviver num bar, ver um bom filme, aprender a tocar uma música, plantar uma árvore, ajudar alguém, e conhecer tudo aquilo que ainda não sabia – afinal, ela era ambiciosa o suficiente para querer saber de tudo um pouco, ou, de tudo um tudo.
E, ainda, todos os dias, descobria algo novo para colocar na sua infindável lista.
Eu disse-lhe que a achava muito ansiosa, mas então foi quando ela me explicou que um dia tinha lido algures, que a vida poderia acabar assim, no meio de uma frase ou de um texto qualquer como este.
-“Consegues imaginar?” perguntou-me com os olhos cheios de incompreensão.
Confortei-a! Estamos todos no mesmo “barco”. A vida pode ter coisas muitos tristes, mas temos a vantagem de poder sonhar...
Mas não se conformava! Conseguir terminar uma frase ou um texto, já seria uma tortura incalculável para ela, mas só de imaginar como seria terminar a vida, no meio dos sonhos, ou antes deles? Desde então, passou a correr o dia todo, numa luta sem tréguas com as horas, para o poder aproveitar ao máximo. Ela queria realizar alguns dos seus sonhos e com os seus vinte e tantos anos, o tempo escoava, fazia-lhe piruetas, não a deixava avançar…
Na verdade, agora o que ela queria, era chegar bem lá no alto da vida, olhar para ela, como alguém que assiste a um filme, sentir correr rápido todo aquele sangue quente nas veias e pensar com certeza: VIVI em plenitude!
Naquele dia, subiu ao prédio mais alto, deixou o vento gelado bater no seu rosto e os cabelos esvoaçar, sem se preocupar, fechou os olhos por alguns instantes, e, de braços bem abertos e o peito bem cheio de ar, atirou-se ao vácuo.
Finalmente conseguiu realizar o seu último sonho: VOAR!
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
O Som do Silêncio
É melhor ser rei do teu silêncio, do que escravo das tuas palavras (William Shakespeare)

O som do silêncio
não se ouve,
sente-se!
Por isso,
sentei-me devagar,
sozinha,
sorrindo um sonho,
sonhando um som,
sentindo o sabor
do silêncio…
Haverá algo melhor que o silêncio para reflectir? Quantas vezes, não sentimos essa necessidade, mas a falta de silêncio compromete essa necessidade. Quantas vezes sentimos uma pressão na nossa cabeça, como se fosse rebentar? É a falta de silêncio, de paz para os nossos ouvidos, porque somos permanentemente bombardeados com ruídos diversos, quase sem darmos por isso.
Pode-se considerar o silêncio, uma arte. Porque no silêncio, ouve-se o som do mundo, o som do coração e da razão.
É no silêncio, que a nossa alma fala com Deus…
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
O Padre e o Político
Quem quer mais do que lhe convém, perde o que quer e o que tem...
O senhor Padre entrou sorridente na grande sala, onde lhe ia ser oferecido um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho contínuo à frente de uma paróquia. Um popular político dessa região e membro da comunidade, foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso.
Mas o político estava atrasado... Então, o sacerdote, para entreter o público, decidiu proferir algumas palavras, para ir fazendo tempo do político chegar:
- “Quero em primeiro lugar agradecer a todos os presentes e sinto-me muito orgulhoso de ver quase toda a comunidade aqui presente. Por isso, tenho uma pequena confissão a fazer-lhes: a primeira impressão que me marcou pela negativa e que tive desta paróquia, foi com a primeira confissão que ouvi.
Pensei que o bispo me tinha enviado para um lugar terrível, pois a primeira pessoa que veio até mim confessar-se, disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro aos próprios pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de estar a ter aventuras amorosas com a esposa do chefe.
Confessou ainda que, noutras ocasiões, se dedicava ao tráfico e venda de drogas e para concluir, confessou também, que tinha transmitido uma doença à própria irmã... Bom! Perante isto, fiquei assustadíssimo e pensei angustiado: mas meu Deus, que sítio é este?
Porém, com o passar do tempo e entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores morais, comprometida com a sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio, graças a todos vocês”.
Justamente nesse momento chega o tal político representante da cidade, e foi-lhe dada de imediato a palavra para entregar o presente de toda a comunidade, prestando a esperada homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o seu discurso dizendo com um aberto sorriso:
- “Meus amigos! Eu nunca vou esquecer o dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-me a ele.”
O senhor Padre entrou sorridente na grande sala, onde lhe ia ser oferecido um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho contínuo à frente de uma paróquia. Um popular político dessa região e membro da comunidade, foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso.
Mas o político estava atrasado... Então, o sacerdote, para entreter o público, decidiu proferir algumas palavras, para ir fazendo tempo do político chegar:
- “Quero em primeiro lugar agradecer a todos os presentes e sinto-me muito orgulhoso de ver quase toda a comunidade aqui presente. Por isso, tenho uma pequena confissão a fazer-lhes: a primeira impressão que me marcou pela negativa e que tive desta paróquia, foi com a primeira confissão que ouvi.
Pensei que o bispo me tinha enviado para um lugar terrível, pois a primeira pessoa que veio até mim confessar-se, disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro aos próprios pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de estar a ter aventuras amorosas com a esposa do chefe.
Confessou ainda que, noutras ocasiões, se dedicava ao tráfico e venda de drogas e para concluir, confessou também, que tinha transmitido uma doença à própria irmã... Bom! Perante isto, fiquei assustadíssimo e pensei angustiado: mas meu Deus, que sítio é este?
Porém, com o passar do tempo e entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores morais, comprometida com a sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio, graças a todos vocês”.
Justamente nesse momento chega o tal político representante da cidade, e foi-lhe dada de imediato a palavra para entregar o presente de toda a comunidade, prestando a esperada homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o seu discurso dizendo com um aberto sorriso:
- “Meus amigos! Eu nunca vou esquecer o dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-me a ele.”
Subscrever:
Mensagens (Atom)









