sábado, 23 de março de 2013

ÁRVORE

Cada árvore é um ser para ser em nós. Para ver uma árvore não basta vê-la, a árvore é uma lenta reverência, uma presença reminiscente uma habitação perdida e encontrada
À sombra de uma árvore o tempo já não é o tempo mas a magia de um instante que começa sem fima árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas e de sombras interiores nós habitamos a árvore com a nossa respiração com a da árvore com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses
Quem já subiu às árvores sabe que sensação é esta...
Os engenheiros vieram,
mediram, olharam...
Havia árvores velhas...
Mandaram deitar abaixo,
e os homens deitaram.

Sem lamentos,
sem ais as árvores caíram...
Mas os engenheiros não puseram mais;
em seu lugar apenas três cardos
enfezados refloriram.

E os cardos vis são gritos de revoltadas
sombras errantes pelo Ar;
das sombras que tinham por abrigo
aqueles freixos antigos,
que o machado foi matar.

As sombras gritam, mas os engenheiros
não põem freixos novos no lugar.

(Sebastião da Gama)
Estas árvores decoradas fazem parte de um projecto em Londres, onde artistas criaram repousos para os animais poderem hibernar. Com a aparência de um castelo, estes abrigos foram feitos unindo a arte com a natureza.


O projecto tem previsão para se transformar em documentário, no qual mostrará a adaptação dos pássaros no condomínio da floresta “King’s Wood Forest ”, em Inglaterra.

Creio eu que, muitas borboletas e besouros também morarão nestas caixinhas. Como arte, a casa para os pássaros estão um espanto no que toca em arquitectura e beleza, só não sei se trará o efeito esperado.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia da Poesia e Sindroma de Down

A poesia é um mar revolto onde navegam os poetas…
A arte de fazer poesia
Vem da alegria, da tristeza, do amor…
Ela nasce do entusiasmo e da dor
Da tristeza, do desgosto e da alegria



Aproveitando o DIA MUNDIAL DA POESIA, prestando a minha homenagem a todos os poetas que tornam nosso mundo melhor, venho aqui registar que a poesia, é a linguagem da emoção, transpondo barreiras sociais, raciais, religiosas e económicas.

Quando nos dedicamos de corpo e alma a algo tão gratificante, percebemos que a poesia não é somente uma leitura, mas sim, uma vivência.
Grandes homens e mulheres dedicaram as suas vidas a essa tarefa, de colocar numa linguagem poética, as suas emoções, as nossas emoções, interligando o eu interior ao restante mundo.
Assim, também devemos deixar que as emoções tomem conta do nosso quotidiano, pois que muito raramente vemos pessoas jorrando afeição, amor, carinho e respeito.
Exemplo disso é que também hoje se comemora o dia internacional do “Síndroma de Down”.
Aproveitemos este dia para reflectir o quanto precisamos de aprender com as pessoas especiais, sejam elas poetas, portadoras de deficiências ou simplesmente filhos de Deus, como eu, ou como qualquer um de nós.
Um grande abraço a todos os poetas e aos deficientes do Síndroma de Down.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Conflito


Sou a paz e sou a guerra.
Sou a chuva e sou o sol;
Sou o amor e sou o ódio;
Sou a noite e sou o dia
Dentro das minhas poesias.

Dentro de mim,
Muitos seres habitam
Fico assim confusa
Quando eles se conflituam

Misturo sonho e a realidade
Mesclo a dor com um sorriso
Já nem sei o que é verdade;
Faço do inferno um paraíso
Dentro de mim os versos brotam

Metamorfose de borboletas
Rompem o casulo e se chocam,
No bater de asas, formam letras.

Num certo sentido, vivemos em conflito de duas forças antagónicas, ambas dentro de nós.
E é aí que entra nossa determinação, a nossa força de vontade. Para que lado penderemos? Que parte da nossa natureza fortaleceremos?
O mistério dos conflitos está na nossa mente, onde tudo está guardado nas sombras do passado, assombrando o presente, impedindo de vivermos feliz, e com isso, nos distanciamos dos caminhos do autoconhecimento e passando pela vida sem o real sentido por andarem sempre condicionados aos conflitos internos que acabam por provocar problemas externos…

terça-feira, 12 de março de 2013

Dia do Bibliotecário

Bem... há um dia dedicado a quase tudo e fiquei surpreendida ao saber que também há um dia dedicado a esta profissão, à qual eu pertenço e fico orgulhosa por se lembrarem de nós.

É uma profissão que exige uma especialização, não se resume apenas em organizar os livros, temos de utilizar técnicas para organizar o acervo, catalogar, indexar, saber arranjar alguns livros que se estraguem e definir quais as obras que vão ser compradas. Há também a responsabilidade de implementar, organizar, fazer cadastros, controlar os empréstimos, bem como a entrada e saída de material.
Portanto, festejaremos o dia 12 de Março, como o dia dedicado ao laborioso trabalho de bibliotecário.

No Egipto, chamavam-se as bibliotecas tesouro dos remédios da alma. Com efeito, tratava-se nelas a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e origem das demais
Milhares de manuscritos milenares - os chamados manuscritos de Timbuktu - foram salvos, no Mali, de um ataque de radicais islâmicos, que ameaçavam destruir os documentos que constituem um verdadeiro tesouro para a Humanidade. Graças à intervenção de um bibliotecário e de um antigo vigilante, que os colocaram em segurança, cerca de 90% do total dos manuscritos puderam ser conservados e podem ser consultados.
Acredita-se que a primeira biblioteca da história pertenceu ao rei Assurbanipal, em meados do Século VIIA.C.
A sua colecção era feita de placas de argila, escritas em caracteres cuneiformes.
No entanto, nenhuma biblioteca se tornou tão conhecida quanto a de Alexandria, localizada no Egipto. De acordo com estudiosos, ela teria comportado de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, que chegou a ter quase 700 mil volumes. Porém, a sua fama não era atribuída apenas à quantidade de documentos, mas também aos três grandes incêndios que a assolaram.

E o mais engraçado é que os bibliotecários também têm um padroeiro...
São Jerónimo (Strídon, cerca de 347 — Belém, 30 de Setembro de 419/420), o seu nome completo era Eusebius Sophronius Hieronymus, conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia, do grego antigo e do hebraico, para o latim.
É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores e patrono das secretárias, edição de São Jerónimo, a "Vulgata", é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia (motivo pelo qual também é chamado de Jerónimo de Strídon), no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém, na sua cela, próximo da gruta da Natividade.


sexta-feira, 8 de março de 2013

As mulheres são...

Hoje é um dia muito especial dedicado à Mulher. Talvez já esteja esquecido o seu propósito e origem, no entanto todos os dias muitas mulheres continuam a labutar diariamente pelos seus direitos. Para todas as mulheres anónimas que todos os dias fazem do seu dia uma batalha ganha.

...tecelãs! Tecem sonhos com fios de lágrimas... Tecem vidas nas suas barrigas com esperanças e alegrias infantis.

As Mulheres são feiticeiras. Inventam magias e encantamentos. Atraem e cativam com um simples olhar. As As Mulheres são meninas. Acreditam em príncipes e finais felizes.
Mulheres são guerreiras. Enfrentam a luta com galhardia. E não esmorecem mesmo quando cansadas. Mulheres são sábias. Trazem em si toda a sabedoria do mundo, ao repartir, entre os filhos, o pão, o carinho, e o próprio tempo.
Mulheres são especiais.
Mulheres são seres próximos de Deus.
Mulheres são anjos.
Mulheres são mães.
A mais perfeita tradução do mistério da eternidade da alma.

FELIZ DIA DA MULHER!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Se eu tivesse...

Se eu...
Se eu tivesse um carro
havia de conhecer
toda a terra.

Se eu tivesse um barco
havia de conhecer
... todo o mar.

Se eu tivesse um avião
havia de conhecer
todo o céu.

Mas...
Tens duas pernas
e ainda não conheces
a gente da tua rua.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

INDIA - AS 4 LEIS DA ESPIRITUALIDADE


Estas Leis Indianas agem como conselhos para a Vida, sem causar nenhuma fragmentação religiosa. Essa característica é de extrema importância num Mundo cada vez mais “repartido” pela diversidade de crenças, carente de um aprimoramento do Espírito.

Seria muito bom se todas as outras civilizações tivessem a capacidade de se unir e olhar as pessoas como seres humanos comuns, independentes de outros credos e religiões.
1. Lei: “A pessoa que vem, é a pessoa certa“.

Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, com quem interagimos, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

2. Lei: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.

Ou seja, nada, absolutamente nada do que acontece na nossa vida, poderia ter acontecido de uma outra forma. Nem mesmo o menor detalhe. Não existe nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou, “aconteceu que um outro…”. Não! O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem nas nossas vidas, são perfeitas.

3. Lei: “Todas as vezes que se inicia algo, é no momento certo“.

Tudo começa na hora certa, nem antes, nem depois. É quando estamos prontos para iniciar algo de novo nas nossas vidas, que as coisas acontecem.

4. Lei: “Quando algo termina, termina mesmo“.

Simplesmente assim! Se algo acabou na nossa vida, é para o progresso na nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e tentar enriquecer-se com a experiência por que passou.

Bem... penso que o ter escolhido este texto no dia de hoje, também não foi por acaso. E sim, há dias em que concordo mais, outros menos, com estas chamadas "leis", mas seja como for, gostei de saber da sua existência.
Realmente acredito que há coisas que não acontecem por acaso, existe uma espécie de um fio condutor invisível que nos impele a ir em determinada direcção, e situações que se vão repetindo porque querem dizer algo. É preciso estarmos atentos aos sinais.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Esperança...

O dia a dia é tão cheio de pormenores, no entanto, apenas algumas pessoas reparam neles.

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança.
E ela pensa que quando todas as sirenes,
Todas as buzinas,
Todos os reco-recos tocarem,
Atira-se
E…
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

(Mário Quintana)


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Recomeçar...

Suprimir a distância, é aumentar a duração do tempo. A partir de agora, não viveremos mais! Viveremos apenas mais de depressa (A.Dumas)

Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova oportunidade a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...Acreditar em você de novo!
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto...Queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas, teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

(Carlos Drummond de Andrade)

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Há dias assim...



Há dias de dores
E também de amores,
dias amargos, de engasgos,
e há gritos!

Embargos na fala
são ensaios na alma,
que não acalma
e que ninguém vê...

Há dias serenos,
Felizes, pequenos…
e até subtis ,
Há dias assim…

Mas, dia sim, dia não,
há dias sem pão
e sem ilusão...

Mas há dias felizes,
Porque há flores
de matizes nos olhos
que descobri, em ti.

Há dias de primavera
em tardes multicolores
onde passam
carrosséis de emoções
celebrando o amor...
Há dias, 
enfim!!!