quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dê atenção aos seus pés...



 Aproveitei este feriado do 1 º de Maio para relaxar em casa e ver um pouco de televisão. É sempre com agrado que vejo o programa “Portugal no Coração”, que nos é oferecido através da RTP Internacional e dá gosto ver o ambiente positivo e alegre que este programa tem, dado que foca sobre temas de utilidade pública, que nos é mostrado em diversas áreas, sobre artesanato, cultura, gastronomia, saúde...
A certa altura, chega a rubrica dedicada à saúde e foram convidadas duas técnicas em “podologia” para falar sobre o cuidado que se deve ter com os nossos pés.
Fiquei surpreendida pela importância que foi demonstrada ao tratamento dos pés e porque são considerados pés de risco, todos aqueles que apresentam alterações do foro neurológico, metabólico, sistémico e vascular.
Todos nós sabemos que existem imensas patologias tais como calos e calosidades, gretas e fissuras, tendinites, joanetes, pé de diabético, micoses, unhas encravadas, e muitos outros problemas que, não sendo graves para recorrer ao hospital ou centros de saúde, podem afinal ser resolvidos nas diversas clinicas e centros vocacionados para diversos tipos de tratamentos e até operações correctoras e estéticas.
Os nossos pés, além de suportarem o peso do corpo, estão sujeitos a um enorme desgaste e inúmeras alterações que, se diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.
É, por isso, importante consultar um podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica para que, com os cuidados apropriados e conhecimentos específicos, esses técnicos, possam prevenir o agravamento da patologia e procedam ao tratamento mais adequado.
Após um minucioso diagnóstico, quer em estática como em dinâmica, através do sistema biomecânico computorizado, é possível detectar várias patologias do foro estrutural/apoio dos pés. Assim, pode-se de forma segura, prevenir a doença e as suas repercussões no organismo humano.
A Podologia torna-se assim importante no campo da saúde, visto não estudar o pé de uma forma isolada, mas sim num todo, e preencher uma lacuna nesta área.

REFLEXOLOGIA
(Faça você mesmo)  
 
Está cansado, corpo dorido? Pois aqui tem um pequeno mapa que o ensina a tratar-se de forma caseira e simples.
Faça um ponto de pressão ou uma massagem no local correspondente no seu pé, durante alguns minutos.
Se a dor não for causada por algo mais grave, o alívio costuma ser imediato, mais rápido do que tomar um analgésico.
Esta técnica é conhecida por vários nomes, sendo os mais aceites como reflexologia podal.


ALGUNS CONSELHOS PARA O SEU DIA A DIA


1. EXAMINE OS SEUS PÉS ATENTAMENTE TODOS OS DIAS
·         Verifique a presença de edema (inchaço), mudança da coloração, temperatura da pele, rachaduras, pele seca, descamação, fissuras, bolhas, calos, feridas, alteração nas unhas e micoses (frieiras);
·         Procure um serviço de saúde se observar ou sentir alguma alteração em seus pés;
·         Se for impossível verificar seus pés, utilize espelho ou peça ajuda para alguém.
 
2. MANTENHA SEUS PÉS LIMPOS
·         Lave diariamente os seus pés em água corrente e morna (verifique a temperatura da água com as mãos), e evite deixá-los em imersão, pois poderá ressecá-los. Prefira sabão neutro.
·         Seque os pés com cuidado, especialmente entre os dedos.
·         Use toalhas macias para secá-los. 

3. SEJA MAIS ACTIVO
·         Converse com um profissional de saúde para planear um programa de actividade física mais adequado para o seu caso;
·         Caminhar, dançar, nadar e andar de bicicleta são boas formas de actividade física que não agridem os seus pés;
·         Evite actividades físicas que agridam os pés, tais como: correr e pular uma vez que quando corre, a pressão nos pés pode aumentar 3 a 4 vezes;
·         Faça sempre um aquecimento antes de iniciar qualquer actividade física e depois, um relaxamento ao terminar;
·         Use roupas e calçados adequados à sua prática desportiva.


4. USE MEIAS E SAPATOS ADEQUADOS
·         Use sempre calçados macios, não use sapatos apertados e evite o uso de sandálias.
·         Prefira calçados de couro, solas mais espessas, ponta arredondada, salto baixo (de preferência até 4 cm), sem costuras ou rugosidades internas.
·         Verifique o interior dos calçados antes de usá-los.
·         Tenha o hábito de limpar os calçados internamente, expondo-os ao sol.
·         Procure alternar o uso de sapatos.
·         Use meias de algodão, de preferência sem costuras e confortáveis, evitando elásticos apertados e, no inverno, se necessário, use meias de lã.
·         Troque as meias diariamente, nunca as remende, é preferível comprar meias novas.
 
5. COMPARTILHE COM OS SEUS MÉDICOS OU ENFERMEIROS
·         Dúvidas sobre alterações nos seu pés, estes profissionais poderão ajudá-lo;
·         Procure formar o hábito de tirar os sapatos e as meias a cada consulta médica ou de enfermagem para serem examinados.
·          
6. HIDRATAÇÃO
·         Passe um creme hidratante diariamente na parte superior (dorso) e inferior (planta) dos pés, evitando passá-lo entre os dedos;
·         Prefira cremes a base de lanolina;
·         Aproveite este momento para massagear seus pés. 

7. CUIDADO COM AS UNHAS
·         Corte as unhas após o banho e sob boa luz, corte suas unhas em linha recta, utilizando uma tesoura sem ponta. As laterais não devem ser cortadas, assim evitará a formação de unhas encravadas;
·         Nunca utilize gilete ou canivete para cortá-las;
·         Evite retirar a cutícula, porque ela é a protecção da unha, e quanto mais se retira, mais cresce.




quarta-feira, 1 de maio de 2013

A morte


A morte é a curva da estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho.
 
(Fernando Pessoa)

Não sei nem posso imaginar como é a morte para quem parte para o outro lado... apenas sei, o que é para quem está deste lado... apenas sei, o que é para mim, e de bom não tem nada.
Sei, apenas, que fica um grande vazio e que se agarra a nós e vai permanecendo sem nunca poder ser preenchido seja com o que for, porque não há nada nem ninguém que possa ocupar o lugar de alguém único e querido.
(homenagem à minha mãe que faria hoje anos se fosse viva)


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os Humanos e as Máquinas

Só aqueles que encaram despreocupadamente as coisas com que se preocupam os homens, pode preocupar-se com as coisas que os homens encaram despreocupadamente. (Confúcio)
Actualmente em todas as sociedades do mundo e devido à globalização, são mais valorizadas as máquinas, que os humanos, que vão sendo substituídos gradualmente por elas. Em qualquer dos sectores comerciais e industriais, a técnica é que domina!
A ideia inicial seria a máquina facilitar a vida do homem, e não criar a fome em função do desemprego que elas vieram causar.
O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, passou a ter o pomposo nome de “desemprego estrutural”. Ele não é resultado de uma crise económica, mas sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Assim, as máquinas substituem os homens no processo produtivo, mas os beneficiados são os donos do capital constante e acontece, em função de mudanças definitivas na própria estrutura da sociedade, que vai investindo cada vez mais na automatização e na tecnologia de ponta.

A automatização dos processos produtivos na indústria e nos serviços, é uma mudança definitiva na forma de produzir bens e prestar serviços nas actuais sociedades modernas. Por isso, o desemprego que está a ser causado por essa automatização infelizmente está para ficar e durar.
Como exemplo, há uma cadeia produtiva de plástico que consegue, há anos, uma maior produtividade e competitividade, particularmente nos transformadores, em luta cerrada contra as garras cada vez mais afiadas da concorrência externa. A fim de se defenderem nesse confronto e ainda contemplá-los com maior controle de qualidade, destacam-se os mecanismos e equipamentos para automatização desse processo produtivo
A única solução, para quem ficou desempregado em função dessas mudanças estruturais, é (re)qualificar-se noutras áreas. os que não conseguem, vão ficando para trás...
Devido à actual crise de valores, egoísmo e individualismo, cada vez mais as pessoas estão a ficar isoladas da sociedade, muitos recorrem então ao uso excessivo do computador.
As pessoas, apesar de estarem juntas no emprego ou em família, sentem-se cada vez mais sós e isoladas do mundo. Para combater esse problema, recorrem à internet, para procurar um parceiro ou amigos. Noutros tempos, as pessoas conheciam-se através de amigos comuns, no café ou no ginásio. Mas agora, a realidade é diferente e a internet permite conhecer pessoas, que se podem tornar amigas ou algo mais.
No mundo virtual é fácil construírem-se personagens que em nada encaixam na realidade, mas mesmo assim muita gente marca encontro em lugares públicos ou cafés, com êxito ou sem ele, cada dia existem mais fãs deste procedimento.
O namoro on-line tem-se provado na prática, que tem muitas desvantagens, por isso, há que ter muita cautela para não se acreditar em tudo o que o outro publica, e ter a sensatez de não revelar pormenores da sua vida privada.
O que é um facto real é que o relacionamento humano está a passar por uma crise aguda e de consequências imprevisíveis. Mas atribuir às máquinas toda a culpa, também não é justo, embora elas tenham e continuarão a ter, uma considerável parcela de culpa pelo arrefecimento das relações pessoais entre os seres humanos, talvez a culpa seja  dos excessos...