sábado, 4 de julho de 2009

Oito Imortais


Uma das lendas mais populares da mitologia chinesa é a que retrata o culto taoísta dos Oito Imortais.
Trata-se de um grupo de divindades que se compõem por sete homens e uma mulher, representando, cada um deles, diferentes condições de vida: masculinidade; feminilidade; aristocracia; povo; idade; juventude; riqueza, e pobreza.
Todos alcançaram o reino dos imortais, depois de terem absorvido a Pílula da Imortalidade, e são hoje venerados pelos taoístas pela sua capacidade de sobrevivência, enquanto os crentes populares os associam ao universo da magia e da fantasia.



Segundo a lenda, os Oito Imortais foram protagonistas de uma série de aventuras que inspiraram, ao longo dos tempos, escritores, historiadores e contadores de estórias chinesas.
Rezam as crónicas, que estes deuses taoístas residem entre as estrelas que fazem parte da constelação da Ursa Maior, onde reina o mítico Imperador de Jade (Yok Vong) e habita a deusa Tin Hau.
Ainda hoje, numa alusão a esta crença, os mastros dos juncos de pesca exibem bandeiras estampadas com sete estrelas, durante as festividades em honra da Deusa A-Ma em Macau.
Apesar da fama de que gozam os Oito Imortais, não é conhecido nenhum templo a eles dedicado.
Talvez por isso muitos chineses não saibam dizer se são devotos do taoismo ou do budismo, pois nos templos que frequentam aparecem sempre divindades representativas das duas doutrinas.

Baseado "Lendas e Rituais" de Leonel Barros

2 comentários:

Anónimo disse...

SEMPRE COM TEMPO PARA ESCREVER ALGO,,,,E SEMPRE AGRADAVEL A LEITURA DOS TEUS TEXTOS,Mariaa

Anónimo disse...

Eu gosto de ler algumas destas histórias que vêm em banda desenhada. Gostei de saber a origem.