terça-feira, 12 de junho de 2012

Os adolescentes e a Internet

Os adolescentes dos nossos dias representam a primeira geração a crescer numa sociedade na qual a Internet e outras tecnologias fazem parte da rotina diária.
A Internet permite o acesso rápido a uma quantidade infindável de informação, cria novas possibilidades, ambientes de aprendizagem e ainda a descoberta de milhares de coisas, como músicas, filmes, etc.
Um artigo lido recentemente, alertou-me para o facto de essa mesma internet criar também novas oportunidades, não só para os pedófilos conseguirem vítimas com a maior das facilidades, como há agora uma nova forma de violência.
Ao tradicional bulliyng, a ameaça ou agressão de uma criança por parte de outra, junta-se agora o moderno "bullying electrónico", aquele bullying em que os agressores utilizam as novas tecnologias para assustar, ameaçar, insultar, intimidar ou difamar um colega.
Estes novos "bullies" servem-se das sms, emails, chat rooms ou páginas da web para "atacar" as suas presas, seja através de palavras ou através de imagens e fotos, que se encontram à distância de um clic num botão do telemóvel.
As vítimas sofrem, muitas vezes, duplamente. Na escola têm o frente-a-frente com os seus agressores e em casa, o porto de abrigo para muitas destas crianças, continuam a sofrer através de um computador ou de um telemóvel.
Tudo isto acarreta riscos emocionais e psicológicos. São comuns os níveis elevados de stress, o isolamento, sentimentos de embaraço, vergonha e humor deprimido.
Com a evolução imparável das novas tecnologias, com a facilidade de acesso a essas tecnologias por parte das crianças, jovens adolescentes e com a negligência por parte de muitos pais relativamente ao controlo do uso dessas tecnologias pelos seus filhos, temos os ingredientes ideais para uma nova forma de violência, facilitada pelo anonimato que proporciona e pelas dimensões que pode atingir.
Não é só a Internet que pode ser um perigo para as crianças. As próprias crianças podem ser um perigo para a Internet, servindo-se dela para assombrar a vida de outras colegas. E esses, continuam a sofrer em silêncio, na maioria dos casos. Embaraçados, envergonhados, amedrontados, sozinhos, ameaçados a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.
E a questão impõe-se: como livrar estas crianças desse sofrimento? Como pôr termo a este tipo de violência do século XXI, que está apenas à distância de um Enter?

NOTA:
"Bullying" é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.




Sem comentários: