quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Adeus 2011...


De acordo com o nosso calendário e tradição, daqui a dois dias mudaremos de ano. Vai começar tudo de novo no dia 1 de Janeiro de 2012, dando sequência a um ritual que vamos seguindo durante toda a vida. Estranhamente sentimo-nos felizes e exaustos nesta época!
Temos a sensação que o nosso corpo não irá aguentar e as nossas mentes estão prestes a fundir, mas a esperança do recomeço marcado pelo ano novo, vai-nos dando coragem e renovadas forças para seguirmos em frente.
Citando Carlos Drummond de Andrade “Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.”
Imbuídos nesta esperança e deste espírito de renovação, sentimos vontade de estar próximo de quem gostamos e de demonstrar carinho. A forma que encontramos é comemorando a data com ruido e folia, embora pese a verdade, que este foi um ano marcado pelos muitos problemas económicos no nosso país e de toda a Europa, e é por isso complicado, fazer grandes comemorações de passagem de ano.
Claro que há excepções – aliás, não há regra sem excepção – mas a verdade é que, por um lado, as empresas, restaurantes e bares, que costumam organizar as festas de Passagem de Ano, para 2012, contiveram-se um pouco, devido ao desemprego que tem tocado a famílias inteiras e as pessoas da chamada “classe média”, estão a tentar gastar menos dinheiro. A prova disso, é o facto de haver poucas reservas…
Portanto, este ano, as festas de passagem de ano para 2012, vão ter um espírito de poupança.
Porém, a animação vem de nós próprios, e uma festa alegre e divertida é feita por pessoas animadas e com vontade de rir e fazer os outros rir.

Entre amigos não deve haver vergonhas tolas, por isso, há que aproveitar a noite de passagem de ano 2012, combinando com os amigos e tirar partido do que as novas tecnologias proporcionam e brinque cantando karaoke, jogue, ria, divirta-se!
Queria fazer algo realmente diferente? Fugir às tradicionais festas de passagem de ano, apenas com música e bebida, sem qualquer outro tipo de distracção? Apesar de achar os jogos engraçados, não é algo que lhe interesse? Dê asas à sua criação e organize uma festa diferente.
As festas podem ter muitos temas, mas se existe algo que torna uma festa especial é a sua originalidade. Além disso, existem factores que permitem que uma festa ganhe vida própria e se crie um ambiente mais engraçado.

Festas de máscaras, por exemplo, como acontece nas Associações Recreativas. Exigem algum planeamento e antecipação por parte dos convidados, que os faz ficar a pensar nela antes de acontecer – em vez de simplesmente aparecer, sem qualquer preocupação ou ponderação. Esse tipo de antecipação aumenta a expectativa – tal como o factor surpresa: quem estará por detrás daquela máscara?

Aqui em Macau, assim que terminam as badaladas da meia noite e entra o novo ano, somos brindados com fogo de artificio, onde uma multidão o aguarda impacientemente.
Uma festa de Passagem de Ano 2012 personalizada, repleta de pessoas conhecidas, tem muitas vantagens quando comparado com festas em discotecas que se tornam mais impessoais, cujos locais barulhentos, as pessoas nem se ouvem umas às outras…
O importante é entrar no novo ano com fé, optimismo e pensamentos positivos. Quem sabe, se não vai ter surpresas agradáveis?

1 comentário:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Irene,
Eu hoje deverei ir passar o ano num hotel de luxo, visto que os festejos aqui em Macau se realizam junto à Torre de Macau, e nem queira saber a barulheira que terei que aguentar.
Mas infelismente estou em Macau, quando devia estar em Bangkok.
Feliz ano, abraço amigo