domingo, 18 de março de 2012

Solidão...

... é não ter amigos e sonhos para realizar...

Como podemos definir a "solidão"? Será um vazio deixado pelas perdas? Será o esquecimento de viver?
Muitos factores podem despoletar esse sentimento de solidão, com qualquer pessoa, em qualquer idade, uma vez que a solidão resulta muitas vezes de deficientes comunicações sociais e porque também é um fenómeno psicológico, que resulta de insatisfação de contactos sociais que leva à depressão e ao suícidio.

Por vezes, quando alguém perde um ente querido, essa falta deixa um vazio tão grande, que muitas vezes a pessoa não sente coragem para prosseguir no seu dia a dia, porque a vida fica sem sentido e nem sente coragem para pensar em novos projectos.
Para alguns idosos a solidão é sentida como um sentimento importante nas suas vidas. É o momento de reflectir e repensar atitudes, é o momento necessário para um reencontro pessoal e fazer uma profunda reflexão dos factos ocorridos na sua vida, talvez para se encontrar consigo mesmo.

Mas os seres humanos não nasceram para viverem sós. Nós somos seres gregários, precisamos de companhia, do carinho, da proteção, da amizade, do compartilhar.
É na troca dentro das relações ou papéis que representamos, que desenvolvemos competência para interagir com cada um deles, pois na vida humana o que nos diferencia dos nossos irmãos animais, são os processos de aprendizado estabelecidos na relação com o seu semelhante.
O pior tipo de solidão, é aquela que, mesmo em companhia de pessoas queridas, sentimos o vazio, a falta de alguém ou algo.

Deus costuma usar a solidão,
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes, usa o tédio, quando quer
mostrar-nos a importância da aventura e do abandono.

Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.

Outras vezes usa a doença, quando quer
mostrar-nos a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
mostrar-nos a importância da vida.

Fernando Pessoa

Sem comentários: