sábado, 23 de março de 2013

ÁRVORE

Cada árvore é um ser para ser em nós. Para ver uma árvore não basta vê-la, a árvore é uma lenta reverência, uma presença reminiscente uma habitação perdida e encontrada
À sombra de uma árvore o tempo já não é o tempo mas a magia de um instante que começa sem fima árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas e de sombras interiores nós habitamos a árvore com a nossa respiração com a da árvore com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses
Quem já subiu às árvores sabe que sensação é esta...
Os engenheiros vieram,
mediram, olharam...
Havia árvores velhas...
Mandaram deitar abaixo,
e os homens deitaram.

Sem lamentos,
sem ais as árvores caíram...
Mas os engenheiros não puseram mais;
em seu lugar apenas três cardos
enfezados refloriram.

E os cardos vis são gritos de revoltadas
sombras errantes pelo Ar;
das sombras que tinham por abrigo
aqueles freixos antigos,
que o machado foi matar.

As sombras gritam, mas os engenheiros
não põem freixos novos no lugar.

(Sebastião da Gama)
Estas árvores decoradas fazem parte de um projecto em Londres, onde artistas criaram repousos para os animais poderem hibernar. Com a aparência de um castelo, estes abrigos foram feitos unindo a arte com a natureza.


O projecto tem previsão para se transformar em documentário, no qual mostrará a adaptação dos pássaros no condomínio da floresta “King’s Wood Forest ”, em Inglaterra.

Creio eu que, muitas borboletas e besouros também morarão nestas caixinhas. Como arte, a casa para os pássaros estão um espanto no que toca em arquitectura e beleza, só não sei se trará o efeito esperado.

Sem comentários: