segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Saudade " coisa" estranha...

Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos

Os sentimentos são uma “coisa” estranha... nem sempre podemos descrever, nem sempre conseguimos explicá-lo, nem aos outros, nem a nós próprios. Sentimos, e pronto! Nada a fazer...

A roda viva que é a "sentimentalidade" (não sei se existe a palavra....depois registo a patente...)... as voltas que dá o nosso coração. Mas será mesmo ele que manda?? Não será ele simplesmente um mero "servo" da nossa mente, dos estímulos externos que ela lhe envia? A verdade é que nem sempre conseguem estar em consonância os dois... ás vezes a mente ordena certas coisas a que o coração não responde... pelo menos nas pessoas irracionais....nas que conseguem racionalizar sentimentos, vontades e desejos, isso não deve ou não deveria acontecer

Alguém me disse numa conversa mais ou menos profunda sobre este tema, que essa é a nossa diferença em relação aos “outros” animais. Será? Acho-os a todos tão capazes com nós, sentem saudades, amor, mágoa... não deve ser por aí que nos diferenciamos. Se calhar a diferença está nas mentalidades
Mas hoje o meu sentimento mais relevante é a saudade, palavra bem portuguesa e, dizem, que somos um povo saudosista, porque o nosso fado vem da saudade.
Pois eu tenho saudades... do meu país, das pessoas, dos cheiros, do mar, dos momentos em que era jovem e feliz e nem sabia...
O complexo mundo dos sentimentos! Porque temos afinal saudades? Responda quem souber...

Sem comentários: