terça-feira, 29 de abril de 2014

O primeiro selo...

Sabia que a antes da criação do selo, o destinatário é que a pagava quando recebia uma carta, criando assim um enorme número de devoluções?

Conta a lenda ou a história que, certo dia em Inglaterra, um homem vê uma jovem mulher recusar ao carteiro, entre lágrimas, uma carta do seu amado, por não ter dinheiro para pagar o transporte.

Nesses tempos, o pagamento no destino era uma realidade com um final incerto.

Conta-se que foi ao presenciar esta cena que Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, terá tido a ideia de criar o selo postal, utilizando pela primeira vez a 6 de Maio de 1840, sendo assim o primeiro selo postal a circular em Inglaterra, para acabar com as tarifas a pagar no destino. Foi adoptada uma taxa nacional de 1 penny (centavo) paga pelo remetente.
O selo seria colado no canto superior direito dos envelopes, sendo a primeira estampa com o retrato da Rainha Vitoria a preto e branco conhecido como “Penny Black” que andou em circulação durante 40 anos. O selo foi mudando de cor e de feitio, deixando um interessante legado para interessados e coleccionadores.
Os selos passaram então a representar personalidades do país de origem ou traços culturais.
A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro.



Sem comentários: