quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Padre e o Político

Quem quer mais do que lhe convém, perde o que quer e o que tem...
O senhor Padre entrou sorridente na grande sala, onde lhe ia ser oferecido um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho contínuo à frente de uma paróquia. Um popular político dessa região e membro da comunidade, foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso.


Mas o político estava atrasado... Então, o sacerdote, para entreter o público, decidiu proferir algumas palavras, para ir fazendo tempo do político chegar:

- “Quero em primeiro lugar agradecer a todos os presentes e sinto-me muito orgulhoso de ver quase toda a comunidade aqui presente. Por isso, tenho uma pequena confissão a fazer-lhes: a primeira impressão que me marcou pela negativa e que tive desta paróquia, foi com a primeira confissão que ouvi.
Pensei que o bispo me tinha enviado para um lugar terrível, pois a primeira pessoa que veio até mim confessar-se, disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro aos próprios pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de estar a ter aventuras amorosas com a esposa do chefe.
Confessou ainda que, noutras ocasiões, se dedicava ao tráfico e venda de drogas e para concluir, confessou também, que tinha transmitido uma doença à própria irmã... Bom! Perante isto, fiquei assustadíssimo e pensei angustiado: mas meu Deus, que sítio é este?
Porém, com o passar do tempo e entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores morais, comprometida com a sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio, graças a todos vocês”.

Justamente nesse momento chega o tal político representante da cidade, e foi-lhe dada de imediato a palavra para entregar o presente de toda a comunidade, prestando a esperada homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o seu discurso dizendo com um aberto sorriso:

- “Meus amigos! Eu nunca vou esquecer o dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-me a ele.”



Sem comentários: