sábado, 20 de abril de 2013

Gatos & Ratos



Alguns ratos, que viviam apavorados, alvoroçados com a frequente presença de um gato, resolveram
fazer uma reunião para encontrar uma forma de acabar com aquele eterno transtorno das perseguições.
Muitos planos foram discutidos e depois abandonados.
Finalmente, um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo.
Todo o mundo bateu palmas: o problema estava resolvido!
Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado, levantou-se do seu canto e deu o seu parecer:
- O vosso plano é muito inteligente, muito audacioso e com toda a certeza, as preocupações quase chegaram ao fim. Só falta um pequenino detalhe: - quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?
Os Gatos e os ratos aparentemente nunca vão encontrar a Paz!



Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és, é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.

(Fernando Pessoa, Cancioneiro, 1931)
 





Sem comentários: