quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pequenas bonecas de luxo...


Um dia destes, assisti no canal televisivo da TV World, a um daqueles concursos televisivos infantis dos Estados Unidos, que me deixou boquiaberta, pelo desfile de “bonecas” de carne e osso, que agora está na moda e cujo lema é "que vença a mais sofisticada".
Mostraram os bastidores desses concursos de beleza infantis e as meninas iam sendo entrevistadas de uma forma adulta, uma delas confessou que adorava estar assim maquilhada e vestida, sentia-se feliz quando ouvia o público aplaudir o seu desfile, que queria ser como a Isabella Barrett e ter tanta fama e riqueza como ela.... Com cinco anos e é esta a ambição dela?! Que raio de ideias metem na cabeça destas crianças?
Fico pasmada como é possível haver um  tal programa, onde crianças a partir dos 4 ou 5 anos são preparadas para concursos, nada próprios para essa idade.
É um facto, que têm despertado algumas polémicas, pelo excesso de exposição destas menores de idade, muitas vezes levados a cabo pela vontade de mães frustradas, com a sua própria infância e que espelham nas filhas, o desejo de serem reconhecidas em processos de beleza, sem se importarem naquilo que essa criança se tornará mais tarde.
Estes concursos deviam ser PROIBIDOS.
É o gritante caso da Isabella Barret, que se tornou num ícone para outras crianças (ou para as suas mães?). Tem apenas seis anos, possui milhões de dólares e uma linha de jóias, roupas e maquilhagem para crianças. Como conseguiu tudo isto?
Através dos tais polémicos concursos de beleza infantis, muito em voga nos Estados Unidos, que acostumaram esta criança a conviver com a fama, com um estilo de vida cheio de luxo e glamour, permitindo inclusive, que participasse de um reality show, tornando-se numa “Little Miss America”, que sai em muitas revistas, jornais e em programas diversos na TV.
A carreira de Isabella começou aos quatro anos, na sua cidade, na Providence, Rhode Island, quando a sua mãe, Susanna, se apercebeu futuro promissor que poderia ter a filha como rainha da beleza infantil e inscreveu-a num concurso. Desde então, Bela, como é chamada, não pára, uma vez que a presença em concursos ou eventos é quase que uma garantia de sucesso. Isto valeu-lhe o convite para ser a cara de uma linha de brinquedos da rede americana Toys R Us.
Já lançou a sua própria empresa de jóias, a Glitzy Girl, e depois acrescentou uma linha de roupa e maquilhagem. O negócio conta com 42 empregados e acaba de facturar um milhão de dólares
- "Quem não gostaria de ser milionária?", disse a pequena numa entrevista ao Daily Mail. - "Sou uma super estrela, tenho a minha própria linha de jóias e simplesmente gosto de ser a chefe. Nunca perdi nada e em cada concurso que entrei, ganhei. Mas o que mais gosto são dos sapatos. Tenho mais de 60 pares", confessa a mini vedeta. 
Susanna Barrett, a mãe, incentiva a fama da criança e deixou-se seduzir simultaneamente com o sucesso da pequena Isabella, que já tem manias de diva. Por exemplo, a pequena fez um pedido de um prato que custava 2.200 dólares para a sua suíte de luxo, num dos hotéis cinco estrelas, onde se costuma hospedar quando viaja para os concursos. Usa vestidos desenhados especialmente para ela -10.000 dólares cada um-, segundo ostenta a sua orgulhosa mãe.
Susanna de 39 anos também mandou realizar uma prótese dentária móvel para o dente de leite que caiu, extensões de cabelo, unhas acrílicas e sessões regulares de raios UVA, para a manter sempre bronzeada.
- "Gastamos mais de 50.000 dólares quando começou a concorrer, mas olhem onde está agora; valeu a pena!", assegura a mãe, que é um constante alvo de críticas por "sexualizar" a sua filha e ganhar dinheiro com isso. Ela, não obstante, afirma que tudo é desejo da menina.
Mas uma menina com seis anos tem desejos destes? E... alguém tem dúvida qual será o futuro desta criança? Eu não tenho! A menina vai crescer com os valores distorcidos, e o resultado, quando a fama desaparecer, vai ser levada ao álcool e às drogas, como todos os outros exemplos de crianças que ficaram famosas.
E não há ninguém que prenda esta mãe?

Sem comentários: