quinta-feira, 13 de junho de 2013

Aniversário de FERNANDO PESSOA

Quem nunca ouviu falar de Fernando Pessoa? Quem nunca leu algum dos seus poemas? Não há quem não conheça um pouquinho deste célebre autor. Pessoa foi um apaixonado pela sua pátria e os supersticiosos dizem que a sua paixão por Portugal começou logo no dia do seu nascimento, 13 de Junho de 1888, dia de Santo António, padroeiro de Lisboa.
Fiquei a saber que hoje, dia 13 de Junho, é o 125º aniversário de Fernando Pessoa (a internet tem destas coisas), um autor que eu gosto muito de ler e que muito admiro. Por isso aqui ficam algumas palavras do Sr. Pessoa,

Acordo de noite subitamente.
E o meu relógio ocupa a noite toda.
Não sinto a Natureza lá fora,
O meu quarto é uma coisa escura com paredes vagamente brancas.
Lá fora há um sossego como se nada existisse.
Só o relógio prossegue o seu ruído.
E esta pequena coisa de engrenagens que está em cima da minha mesa
Abafa toda a existência da terra e do céu...
Quase que me perco a pensar o que isto significa,
Mas estaco, e sinto-me sorrir na noite com os cantos da boca,
Porque a única coisa que o meu relógio simboliza ou significa
É a curiosa sensação de encher a noite enorme
Com a sua pequenez..."

Fernando Pessoa

Sem comentários: