quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ser Feliz...

Passamos pelas coisas sem as ver;
Gastos, como animais envelhecidos
Se alguém chama por nós, não respondemos
Se alguém nos pede amor, não estremecemos
Como frutos de sombra sem sabor
Vamos caindo ao chão, apodrecidos

Eugénio de Andrade

Quando li este poema de Eugénio de Andrade, fiquei a pensar como nós, seres humanos, somos tão distraídos e não enxergamos as coisas mais simples da vida sem as complicarmos.
Nunca percebi porque é que coisas simples se transformam em grandes complicações... provavelmente não vou obter aqui a resposta... Se não complicássemos tanto a nossa e a vida dos outros, não seríamos todos mais felizes? E digo isto pelas mais variadas razões e afinal o objectivo continua a ser o de “ser feliz”
Em conversa com uma amiga minha, perguntei-lhe qual a sua noção de felicidade, o que a fazia feliz?
A resposta foi que a felicidade é um estado passageiro e que provavelmente não haveria uma felicidade duradoura... que a natureza e que todos os seus elementos que acarretam uma "energia positiva" são o que podem desencadear o sentimento de felicidade.
Esqueceu-se de falar das pessoas... engraçado como as pessoas nem sempre entram na ideia de "serem felizes" umas das outras!
São opiniões é certo, coisas pessoais, formas de ver e viver a vida, mas fiquei a pensar... afinal onde param as pessoas no ideal que temos (e tenho) sobre o "ser feliz"? Serão a família, aqueles a quem amamos e ainda os amigos, será tudo isso em conjunto que nos ajudam a alcançar essa felicidade? Então porque há tanta insatisfação? Tanta (in)felicidade?
Será que a felicidade está num gesto de carinho seja de quem for, numa palavra agradável mesmo de um desconhecido, num sorriso depois de termos feito algo errado, quem sabe se não será mesmo esse conjunto de factores que façam uma pessoa sentir-se valorizada, estimada, importante no seu meio diário e essa felicidade passe a ser uma realidade?
Estaremos assim tão desacreditados nas pessoas que já nem valorizamos nada disto? Mesmo com a fé diminuída, penso cada vez mais nas pessoas que buscam o sentido de “felicidade” nas grandes coisas materiais, como uma boa casa, um carro, férias no estrangeiro, muito dinheiro no Banco, mas mesmo esses que têm tudo isso, acabam por se sentirem vazios…
Não serão pequenos gestos no dia a dia, em especial de quem gostamos, que nos fazem sentir amados, queridos e talvez seja essa a parte mais importante para ser feliz?!
Um sorriso vale por mil palavras, tal como um olhar ou um gesto e na medida certa provocarão a quem dirigidos uma sensação de bem estar, talvez a tal felicidade seja passageira...
Quantos de nós tivemos oportunidade de senti-la e de permitir que alguém seja agraciado por ela e passamos ao lado?
Quero coisas simples, quero preto no branco sem rodeios, quero entender e fazer-me entender... Não quero complicar nem perder o momento de "ser feliz" e quero saber aproveitar a minha oportunidade para fazer outras pessoas felizes…
Será que é pedir muito?

Sem comentários: