
Pois é! Quem havia de dizer que uma simples banana pode fazer tanta coisa por um ser humano?
De acordo com uma pesquisa publicada no
Journal of the America Medical Association, os resultados de um estudo intensivo levado a cabo nestes últimos anos sobre os benefícios da banana por três prestigiadas universidades: Twickenham, Cambridge e Berkeley. E porquê este especial interesse pelas bananas?
Simplesmente, para confirmar a sua eficácia das chamadas
biocarburantes, que vão ser fundamentais na alimentação a nível mundial, por ser um alimento considerado quase perfeito e completo na sua composição e ao alcance da maioria das populações.
Para uma substancial elevação energética, está provado que apenas duas bananas, que contém 3 açúcares naturais (sacarose, frutose, blicose) combinados com fibra, fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes.
Não é por acaso que este fruto é escolhido como o número um, dos atletas de alta competição.

Ajuda a curar diversas doenças tais como:
ANEMIA: como contém ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina no sangue e ajuda os casos de anemia;
AZIA: as bananas têm um efeito anti-ácido que reduz a acidez, evita a irritação e protege as paredes do estômago;
EMAGRECER: e pensar que a banana ainda carrega o peso de ser um fruto que engorda... Pois saiba que essa fama é injusta. Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago.
O poder emagrecedor da banana, deve-se também ao amido resistente, um carboidrato complexo encontrado na batata, em leguminosas e massas integrais e que, dentro do corpo, se comporta como uma fibra, favorecendo o funcionamento do intestino e dando aquela sensação de saciedade.
ESTADOS DEPRESSIVOS/STRESS: de acordo com uma pesquisa da MIND, muitas pessoas que sofrem de depressões, sentem-se muito melhor com uma dieta rica em bananas porque estas contêm "trypotophan", um tipo de proteína que o organismo converte depois em
seratonina, conhecida por ser um excelente tranquilizante, melhora consideravelmente o humor, dando assim uma sensação de bem estar.
EXCESSO DE ÁLCOOL: a forma mais rápida para curar uma ressaca, é fazer uma mistura de banana com leite e mel.
A banana acalma o estômago. Com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suavisa e hidrata o sistema;
INTESTINOS: por ter um elevado teor de fibras, ajudam a normalizar as funções intestinais;
RINSA sua ingestão é igualmente recomendada para facilitar o bom funcionamento dos rins ou também para enriquecer o leite materno;
TENSÃO ARTERIAL: contém potássio e um reduzido teor em sódio que ajuda a combater a tensão alta;

Quer deixar de fumar e não consegue, porque o seu organismo está viciado na nicotina?
Espante-se! A banana contém elevados níveis de vitamina C, A1, B6 e B12, potássio, magnésio que ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da nicotina.
Segundo a Food and Drug Administration (FDA), as dietas que contenham alimentos que sejam boas fontes de potássio e baixos níveis de sódio, podem reduzir o risco de tensão alta e 40% os riscos de enfarte. Esta alegação aplica-se às bananas, uma vez que estas possuem, pelo menos, 350 mg de potássio e 140 mg ou menos de sódio, tendo ainda pouca gordura e colesterol.

Costuma dizer-se que "uma maçã por dia mantém o médico longe de casa". As bananas adquirem agora um "estatuto" semelhante.
A banana comparada à maçã tem:
4 vezes mais proteínas
2 vezes mais carbohidratos
3 vezes mais fósforo
5 vezes mais vitamina A e ferro
2 vezes mais outras vitaminas
CRIANÇAS:Em primeiro lugar, as bananas são um alimento muito apropriado para as crianças, que as comem com gosto pelo seu sabor adocicado e perfume. É principalmente agradável pela facilidade em se descascar, oferecendo, em condições higiénicas, uma polpa sem sementes nem caroços. Além disso, pode esmagar-se facilmente com um garfo ou ser passada na trituradora.
Deste modo, o puré de banana é para o lactente entre os sete e os oito meses, um alimento rico. Tal como a maçã crua ralada, também a banana, que possui grande eficácia antidiarreica, se consumida exclusivamente, pode dar-se às crianças pequenas para lhes curar transtornos agudos digestivos, inflamações do intestino grosso e até a celiaquia - uma grave alteração intestinal e alimentar crónica, tem sido uma excelente e natural solução.