terça-feira, 20 de abril de 2010

Pontes "vivas" - Índia

As acções dos indivíduos e sociedades estão sempre a gerar necessidades e corremos atrás da tecnologia para melhorar o nosso conforto. Esta insensatez leva-nos a pagar um preço pelo "progresso" desvairado, que é a devastadora destruição do ambiente natural. Quando não há acesso à “civilização”, nem recursos imediatos, veja-se as perspectivas do reino natural que um povo soube aproveitar:

Nas profundezas do nordeste da Índia, num dos lugares mais húmidos da terra, as pontes não são construídas - vão crescendo...
Cresceram das raízes de uma seringueira! O povo de Khasis Cherapunjee betel usou troncos de árvores, cortadas ao meio e ocos por dentro, para criar o "sistema-raízes de orientação."
Quando chegarem ao outro lado do rio, estarão em condições de criarem raízes no solo. Dando tempo suficiente, uma robusta ponte viva é produzida.
As pontes feitas de raízes, algumas das quais com mais de cem metros de comprimento, levaram entre dez a quinze anos para se tornarem totalmente funcionais, sendo extremamente fortes. Algumas podem suportar o peso de 50 ou mais pessoas ao mesmo tempo.
Uma das estruturas de raízes mais original da Cherrapunjee, é conhecida por "Umshiang Double Decker-Root Bridge". É composta por duas pontes sobrepostas!Porque as pontes estão vivas e ainda a crescer, ganham força ao longo do tempo e algumas das pontes-raízes antigas ainda são usadas diariamente pelo povo das aldeias à volta de Cherrapunjee, que podem ter bem mais de 500 anos.Mas não são estas as únicas pontes construídas a partir de plantas em crescimento.O Japão também tem a sua própria forma de pontes-vivas.
Estas são as pontes da Vinha Vale de Iya .....
Um dos três "vales escondidos do Japão" , West Iya, é um desfiladeiro cheio de neblina, rios claros e telhados de colmo, este é o Japão de séculos atrás. Para atravessar o rio Iya, num vale com terreno áspero, bandidos, guerreiros e refugiados criaram algo de muito especial e bastante instável - a ponte feita de vinhas.Este é um quadro que data de 1880 e que mostra uma das pontes de videira original.Primeiro, duas vinhas Wisteria - uma das mais fortes vinhas conhecidas - foram cultivadas nos extremos dos dois lados do rio. Quando as videiras alcançaram comprimento suficiente, foram entrelaçadas com tábuas para criar uma flexível, durável e, a mais importante obra viva da engenharia botânica.As pontes não tinham protecção lateral, e uma fonte histórica japonesa diz que as pontes de videira originais eram tão instáveis que os que tentavam atravessá-las pela primeira vez, muitas vezes ficavam petrificados no lugar, incapazes de prosseguir.
Três dessas pontes permanecem ainda no Vale de Iya.
Enquanto algumas dessas pontes (embora aparentemente não tivessem sido todas) foram reforçadas com fio e grades, mas ainda são angustiantes de atravessar. Mais de 140 metros de comprimento, com pranchas colocadas com cerca de 30 a 40 cm de distância entre si.... definitivamente não são para acrofóbicos.Acredita-se que as pontes de videira existentes foram inicialmente cultivadas no século XII, o que as tornaria, nos mais antigos exemplos de arquitectura viva no mundo.
Os homens, aliados à Natureza, demonstraram assim que podem e devem fazer coisas fantásticas com os recursos naturais.

1 comentário:

gLe disse...

Oi!
Amei as fotos, coloquei uma no meu blog, com o devido crédito!
sao lindas!
glenice