terça-feira, 16 de agosto de 2011

Regresso de férias

Aqueles dias de praia, passeios, encontro de amigos de convivios feito de saudades e recordações, acabou… isso mesmo, as férias terminaram, estamos de volta ao trabalho, com a disposição renovada e claro, como é típico de português, já estou com uma pontinha de saudades daqueles belos dias que deixamos para trás, com a promessa de voltarmos a fazer tudo de novo nas próximas férias.
Deu para relaxar, rever velhos amigos e agora que as baterias foram recarregadas, é o arregaçar de mangas e labutar mais um ano.
Findo este longo período estival, nada mais oportuno que actualizar ou refazer a agenda para mais um longo ano de actividades diversas e capacitar-me que as férias terminaram mesmo, embora sinta ainda o coração bem longe daqui, mas enfim, o que é mesmo certo, é que voltámos ao activo e a engrenagem habitual começa a mover-se!
Por isso é altura de afinar os planos e ver o que nos espera este ano. Uma coisa é certa, à boa maneira de pensar portuguesa, ainda não é este ano que podemos ficar sentados no sofá e nos chegue tudo feitinho a casa e, ao fim do mês, nos caia o ordenado na conta do banco. Aqui para nós, até há gente que tem essa sorte…
Como sempre, está na altura de pôr de parte aqueles pensamentos mais negativos ou sonhos cheios de efeitos especiais, que só nos fazem esperar pelo rei D. Sebastião numa manhã de nevoeiro.
De volta à rotina, começo a ver o que me rodeia e aquilo com que vamos contar este ano, vê-se a olho nú que não é muito diferente daquilo com que iniciámos e encerrámos nas férias. As notícias vindas de diversos sectores, continuam a debitar as desgraças do costume, portanto, nada de novo no que toca a melhoramentos na vida dos cidadãos, antes pelo contrário, a palavra de ordem é: - "sacrifícios, sacrifícios e mais sacrifícios".
As aulas vão começar, os professores justamente seguem uma luta em defesa do seu estatuto. Estou com eles! Temos um ensino que caminha ao contrário das boas práticas internacionais. Um exemplo que se devia seguir, é o da Finlândia, que tem excelentes resultados na educação, dos melhores a nível europeu.
Não sei como é que conseguem, uma vez que passam 4 horas por dia na escola e os resultados são fantásticos, enquanto os nossos alunos estão lá enfiados o dia todo e os resultados são os mais desastrosos possíveis. Para sanar tanta desgraça, este ano vai ser implementada mais outra medida "revolucionária" no sistema de ensino - as aulas de substituição (podem rir que a situação permite). Vamos seguir os próximo episódios…
No plano político, que se poderá chamar o ano dos pactos, rixas internas, contratos de ordenados chorudos para os amigos do partido governante, reformas antecipadas igualmente chorudas, despedimentos, empresas a fechar, violência, subornos, injustiças, portanto, o costume… continuamos a não avistar nada de bom para quem precisa de trabalhar para comer. Como podemos estar bem, num país que está mal?

Resta-me desejar a todos um bom regresso ao trabalho, um ano cheio de sucessos e actividades positivas, pois só assim podemos dar os nossos dias por bem empregues. Vamos continuar a dar o nosso melhor, certo?

Sem comentários: