terça-feira, 30 de agosto de 2011

O valor de um especialista

Ganha-se pelo que se SABE e não apenas pelo que se faz...

Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma actividade só pelo tempo que leva a realizá-la... Um bom exemplo diiso, foi o caso de um engenheiro, que foi chamado para arranjar um computador muito grande e extremamente complexo de uma empresa, um computador que valia alguns millões de euros. Sentado em frente do ecrã, carregou numas poucas de teclas, abanou lentamente a cabeça, murmurou qualquer entre dentes para si próprio e finalmente desligou o aparelho.
Depois, tirou do bolso uma pequena chave de fendas e apertou um minúsculo parafuso. Ligou novamente o computador e comprovou que funcionava perfeitamente. O presidente da companhia ficou impressionado e ofereceu-se para pagar a conta de imediato.
-“Quanto é que lhe devo? "- perguntou
-“São mil euros, se faz favor."
-“Mil euros? Mil euros por uns minutos de trabalho!? Mil euros por apertar uma porra de parafuso!?! Eu sei que o computador custa muitos milhões de euros, mas mil pelo seu trabalho é um absurdo! Pagar-lhe-ei se me enviar uma factura perfeitamente detalhada e que justifique esse preço."
O engenheiro aceitou o pedido e foi-se embora. No dia seguinte, o presidente recebeu na sua secretária a factura. Olhou-a com calma e procedeu ao seu pagamento naquele momento, sem qualquer objecção.
A factura dizia:

Detalhe sobre os serviços prestados à Empresa....
Apertar um parafuso................ .... .... .... ... ..1 dólar
Saber qual parafuso apertar.............. ..... ... 999 dólares
Total ............................................. ..1000 dólares

Muitos técnicos enfrentam desconsiderações de pessoas que, na sua ignorância, não dão o devido valor ao saber de um profissional competente.

1 comentário:

Servo Raimundo Sousa disse...

QUE SUA VIDA SEJA UMA BENÇÃO SEMPRE ADOREI ESTA POSTAGEM, CONTINUE ASSIM SEMPRE TEM ALGUÉM PRECISANDO DE UMA PALAVRA DE ANIMO OU APRENDIZAGEM...

SÊ TU UMA BENÇÃO.