sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Bambu Terapêutico

Esta é a planta mais extraordinária do planeta, possuidora de uma beleza única. A sua história é cercada de mitos, que têm passado de geração em geração, assim como os seus imensos benefícios na vida do ser humano.
O bambu pode passar anos e anos sem dar sinal quando plantado, enquanto cria raízes fortes que se espalham pelo solo, sendo depois as responsáveis pela sua segurança e propagação.
Quando por fim “dá o ar da sua graça”, pode chegar a enormes alturas com elegância e fascíneo, gerando uma enorme família à sua volta de bambus interindependentes e solidários.
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, absolutamente nada, durante 4 anos - excepto o lento desabrochar de um diminuto rebento, a partir do bulbo.
Durante esses anos, todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra.
Mas então, no quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros.
Muitas coisas na vida (pessoal e profissional) são iguais ao bambu chinês.
Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir o seu crescimento, e às vezes não se vê nada durante semanas, meses ou mesmo anos.
Mas, se tiver paciência para continuar a trabalhar e a nutrir, o "quinto ano" chegará e o crescimento e a mudança que se processam, o deixá-lo-ão espantado.
O bambu chinês mostra que não podemos desistir fácilmente das coisas...
Existem espaços para todos as espécimes, cada um é o resultado de muita vontade de viver, cada um com a sua natureza, com os seus valores... cores... e... comportamentos. Todos são exemplos...
Flexível, o bambuzal dança ao sabor do vento, ecoando aos sete ventos do mundo que é preciso saber viver exactamente como ele, valorizando a união, tendo força para suportar o pior; beleza e suavidade para encarar a vida, sabendo a hora de flectir com elegância para não perder o equilíbrio, cheio de energia de integração com a Natureza.

****** TERAPIAS ******

Criada pelas mãos de um francês, a bamboo massage, nasceu em 2003 com o prepósito de associar várias técnicas numa só, levando em conta a necessidade de cada indivíduo.
Todos os bambus sofrem uma preparação antes de serem aplicados na massagem, de forma a não prejudicarem de maneira alguma a saúde do cliente. São correctamente higienizados, para que só sejam passados benefícios físicos, mentais e energéticos ao cliente.
Nesta nova terapia só os bambus possuidores de tamanhos e diâmetros diferenciados, dançam no corpo do cliente, trocando energias, criando uma nova dinâmica na área das massagens, tanto para o cliente, como para o profissional, que usa as mais variadas manobras, usando as hastes como instrumentos musicais, rolando, pressionando e deslizando sobre os músculos, estimulando a sensibilidade dérmica com o seu toque macio, acetinado, provocando uma agradável sensação de aconchego, que pode ser ainda mais intenso, quando os bambus são previamente aquecidos.

****** BENEFÍCIOS ******
Além dos benefícios enquanto massagem, a bambuterapia ainda associa manobras de massagem relaxante, modeladora, drenagem linfática, shiatsu e reflexologia, além de promover também um leve lifting facial, variando de acordo com a queixa principal do cliente, relatada no primeiro contacto.
No ritual facial, por exemplo, é realizada uma esfoliação antes da terapia, para eleminar os excessos de resíduos na epiderme, desintoxicando-a, para depois poder absorver os tratamentos seguintes.
De seguida, é colocada uma máscara específica para cada tipo de pele que tem as potencialidades ainda mais favorecidas pelos efeitos térmicos e desitoxicantes que a massagem de bambus possui. É totalmente possível que este ritual seja feito inteiramente com produtos que se utilizem extractos de bambu, ricos em selénio de zinco. Os movimentos realizados durante a massagem facial, produzem um levantamento muscular significativo, produzido por repetições contínuas.
Pode-se dizer que a bambuterapia é uma inovação exótica, que mistura uma arte complexa com a simplicidade da Natureza, onde se mergulha num vale de bem estar, e se chega ao estado Zen, que cada um possui dentro de si.

Sem comentários: