quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Saber oferecer prendas no NATAL

Quando se aproxima o natal é tempo de juntar a família, comer o bacalhau e mais tarde por volta da meia noite, é comum fazer a troca de prendas e desembrulhar todos aqueles presentes que passamos receber.
E todos os anos o ritual é o mesmo, aproxima-se o natal e começa a tarefa sempre dificil da compra de presentes para fazer as habituais troca de prendas uma vez que o Natal tornou-se num símbolo de oferecer presentes! Dar um presente, pode ser um gesto diplomático, uma necessidade social, ou um impulso que vem de dentro do coração. Especialmente nesta época natícia, todos nós gostamos de mimar a família, os amigos, os colegas, filhos...
Os presentes, tal como os deuses, por vezes conquistam pessoas e nesta época natalícia, é sempre um problema para as pessoas, cujo objectivo é o de simplesmente agradar, surpreender e receber um sorriso de surpresa e de agrado quando a pessoa desembrulha a oferta.

Seja como for, é sempre muito complicado oferecer prendas se eventualmente não se conhece muito bem os gostos pessoais da pessoa… por isso, antes de fazer qualquer compra, requer pesquisa, bom gosto e alguma imaginação. Ou seja, um verdadeiro trabalho detectivesco!
Aqui fica um truque que faz algum sucesso: durante o ano, vá anotando o que descobre sobre os gostos e desejos dos mais chegados e o ideal é ir comprando esses presentes com meses de antecedência, para quando chegar a altura própria, a despesa já não seja muita…
A questão que se coloca é sempre a mesma: será que existem regras específicas na arte de comprar? Será uma questão de instinto em acreditar que estamos a fazer a melhor escolha, porque essa é a nossa melhor intenção?
Até porque oferecer um presente é sempre um sinal de estima e afecto, embora os psicólogos digam que esse nosso gesto, é porque estamos inconscientemente à procura de reconhecimento, mesmo quando a pessoa presentiada nem sequer diz “obrigado”. Ou seja, quanto mais adequada for a oferta, mais vão gostar de nós…
Mas afinal o mais importante num presente de Natal, é o seu significado e não o preço ou o seu tamanho. Um presente caro ou grande, pode ser uma fonte de constrangimento para o destinatário que pode sentir a pressão de ter de retribuir da mesma forma. Não compre algo só porque você gostaria de o receber. Tenha apenas em conta os interesses do outro. Resista a presentes utilitários, a não ser que lhe tenha sido pedido.

Não tenha vergonha de sugerir a troca do presente, caso a pessoa o tenha recebido em duplicado e vice-versa (neste caso sublinhando o facto de estar agradecida). Mas, quando receber um presente, agradeça sempre, mesmo que não goste dele. Escrever um cartão de agradecimento também é outra boa opção.
Se receber um presente inesperado e não tiver nada para retribuir naquele momento, não vá a correr comprar outro. Simplesmente agradeça e não se esqueça dessa pessoa no próximo Natal. Mas seja prevenida, tenha sempre uma caixinha de bombons extra em casa para emergências dessas…
Com excepção dos presentes que vai trocar na noite da consoada, saiba que é simpático abri-los na presença da pessoa que os dá.
Se receber um presente de que não gosta, resista a (re)oferecê-lo. Mas se o fizer, tenha o cuidado de o dar a quem poderá gostar ou precisar dele e que, sobretudo, não seja próximo da pessoa que o deu a si. Pode também dá-lo a uma instituição de solidariedade.
Muitas vezes para escolher estes presentes não se torna tarefa fácil e por isso que ficam algumas ideias para mimar colegas e amigos:

SUJESTÕES:
Nada melhor que contribuírem para a decoração de Natal da casa de um amigo ou familiar. Com pouco faz-se muito, e apenas com uma dose de imaginação e com alguns objectos comuns que tenham em casa, podem fazer trabalhos fantásticos, como algumas destas imagens exemplifica.
Fotografias de família ou de amigos que encontrou, pode emoldurar e outros presentes de natal semelhantes, têm grande significado e podem durar uma vida.
Para senhoras: Uma mala, perfumes, porta-retratos, bijuterias, velas aromáticas, livos, CD’s, telemóvel, agenda, produtos de maquilhagem, MP3, livros de um tema que percebeu que ela gosta. Se tiver alguma habilidade nas malhas ou rendas, pode confeccionar ao longo do ano camisolas, um casaquinho ou colete de linha ou lã, manta, colcha ou naperons porque feito por si, tem um valor especial.
Nesta época também pode oferecer doces ou até um pequeno cabaz de natal feito por si, onde contenha compotas e licores que foi confeccionando durante o ano.

PARA HOMENS EM GERAL: Um caschecol fofo e bonito, conjunto de barbear, perfume, loção pós barba, livros, cintos, óculos, botões de punho,camisola do clube de futebol que ele é fã, kit para churrasco, CD's, DVD's, jogo de ferramentas, telemóveis, agenda do ano, uma garrafa de vinho…
Procure sempre que faça o estilo da pessoas. Os cheques-presente são práticos, mas muito impessoais, porém é uma opção que não deve descartar metendo numa caixinha e com um embrulho bonito, pode ser levado até para a brincadeira e a pessoa vai fazer uma escolha ao seu gosto.

PARA CRIANÇAS: As crianças são uma das grandes alegrias do Natal, com o seu fascínio inocente pelo Pai Natal e a sua ansiedade na contagem decrescente para o grande dia. Nesta quadra, os presentes são maioritariamente para eles, mas se na sua lista de Natal constam muitos miúdos e miúdas, é preciso saber oferecer.
Por norma, comprar presentes de Natal para oferecer às crianças é fácil: um brinquedo e já está! Embora os brinquedos sejam, de facto, dos presentes mais apreciados pela pequenada, a verdade é que passada a novidade, ficam muitas vezes arrumados num canto. Se quiser oferecer um presente de Natal original às crianças da sua vida, inspire-se e surpreenda-as com algo que dificilmente esquecerão:

Um comboio para brincar é uma memória de qualquer infância e este, para além de ter 3metros de comprimento, pode ser montado e desmontado de diversas maneiras para construir inúmeros circuitos distintos. E já viram o preço no IKEA?

A maioria das crianças adora brincar na água e se puderem passar um bom bocado numa banheira semi-cheia de água e espuma, tanto melhor se tiverem alguns bonecos giríssimos, que se vendem para esse fim e que se tornam autênticos companheiros de brincadeiras na hora do banho.

Quem dá Legos e helicópteros aos meninos, dá-lhes tudo… um brinquedo criativo, resistente e que qualquer pequeno príncipe, irá adorar receber no seu sapatinho este Natal.

Para os pequenos artistas, um quadro mágico que não só permite fazer desenhos com marcadores especiais, como ilumina-os no final. Um verdadeiro apelo à imaginação e à criatividade!

Criança que é criança, adora tirar fotografias e vive fascinado com as máquinas fotográficas dos adultos por isso… porque não oferecer-lhe uma? Existem inúmeras câmaras fotográficas infantis que, imitando as máquinas dos grandes, são apropriadas para mãos pequenas e robustas, o suficiente para aguentarem qualquer tombo! Depois, terá apenas de ensinar à criança como ligar a câmara fotográfica ao computador, para poder imprimir as suas fotografias, tiradas de uma perspetiva de miúdo. Para além de fomentar a criatividade nas crianças, é um excelente passatempo e provavelmente irá surpreender-se com os resultados!

Um telescópio é um excelente presente de Natal para as crianças porque, para além de ser educativo, proporcionará horas de diversão e aprendizagem. Adicionalmente, peça a outro membro da família para oferecer um livro sobre os planetas e as estrelas para tornar as sessões de observação perfeitas, completando assim este presente de Natal em grande!

Fomentar a leitura nas crianças é fundamental e deve começar cedo! Uma alternativa à oferta de livros no Natal pode ser a assinatura de uma revista infantil – escolha uma publicação que vá de encontro à idade e gostos da criança. Compre um ou dois exemplares da mesma para oferecer juntamente com a subscrição para a criança poder abrir no Natal e familiarizar-se com aquilo que irá receber ao longo do próximo ano. Para além de ler e aprender coisas novas todos os meses, a criança sentir-se-á ainda mais especial porque todos os meses vai receber algo no correio exclusivamente para ela!
Nenhuma criança esquece o seu primeiro relógio e actualmente existem inúmeros modelos infantis giros e pensados para resistir a todo o tipo de brincadeiras, quedas e outras traquinices! Será com muito orgulho que qualquer miúdo irá exibir no pulso o seu novo relógio, sendo também uma forma original de o incentivar a aprender a ver e a dizer as horas e os minutos do dia!

Fomente o gosto pela arte nas crianças desde cedo! Seja na inscrição numa escola de futebol, em aulas de ballet ou um workshop de bijutaria infantil, este presente original vai durar o tempo que a criança quiser. Para tornar este presente de Natal ainda mais especial, junte-lhe um livro de música, um equipamento de futebol ou uma caixa com pincéis e tintas, para que a pequenada possa começar as aulas novas de uma forma super entusiasmada...

ESPECIAL PARA O MARIDO: Se o seu marido vive no mundo das novas tecnologias e o melhor amigo dele é o iPhone, ele irá adorar uma nova aplicação (Apps) para o mesmo. Na loja online ou numa Apple Store, pode comprar um "voucher" para o seu marido gastar numa Apps à escolha dele.
Se ele se interessa por um determinado tema, como desporto ou carros, pode oferecer-lhe a assinatura de uma revista, ou inscrevê-lo num curso de fotografia.
Outras opções tais como uns binóculos, máquina de barbear ou máquina fotográfica, um relógio, ou aquele casaco que ele demonstrou gostar, quando passaram por uma loja. Livros, agenda, pijama, luvas, chinelos de quarto, roupão, ou um
“E-reader” (é um gadget que serve para ler PDF’s, livros, etc, de forma simples e confortável como quando se lê um livro em papel).

ESPECIAL PARA A ESPOSA:
Um curso de culinária para os dois! É um das coisas mais românticas que pode existir: cozinhar a dois.
Pesquise cursos de culinária que possam ambos frequentar. Seleccione um curso simpático, como de comida italiana, ou mais arrojado, como um de sushi, ela adorará, e mais tarde poderão ambos praticar o que aprenderam no curso. Se não tiver essa disponibilidade, há cursos de bijuetreia, pintura em porcelana, azulejo, enfim, ofertas é o que não faltam.

Caixa de sabonetes vintage. Até na Oprah já foram mencionados, os "sabonetes vintage", por serem elegantes e de facto especiais, estes sabonetes são um reviver do passado de forma elegante e muito chique.

Bilhetes para um espectáculo: Vem aí um bailado, um musical, um concerto ou outro espectáculo que sabe que ela adoraria ver, então do que está à espera? Vá comprar o bilhete, antes que esgote.

Um dia num SPA: é o delírio de qualquer mulher: massagens, tratamentos e muito mimo à mistura…

Uma lingerie bem sexy: Na realidade uma lingerie como presente de Nata,l não é apenas para ela, você também a vai desfrutar; mas ela adorará sentir que gosta de a ver sexy e especial.

Uma jóia com inscrição especial Um elegante anel, ou até um pendente, nunca é demais, e para o personalizar basta inscrever uma bela frase, ou umas palavras especiais com significando para ambos. Para que este dia de Natal seja para sempre…

Subscrição de uma revista: Ela costuma comprar a Vogue todos os meses, ou outra revista com muita frequência? Então, junte o útil ao agradável e no Natal ofereça-lhe uma subscrição anual dessa revista. Para além de estar a oferecer-lhe algo que saberá que ela vai gostar, estará a poupar no orçamento familiar, pois o custo de uma revista nas bancas é muito maior do que quando se recebe por subscrição.

Espero que encontrem os vossos presentes ideais e acreditem que realmente não é mesmo necessário gastar-se muito dinheiro para se ser original e dar um presente com muito carinho. Espero ter ajudado nas sugestões e só me resta desejar a todos umas BOAS FESTAS, com saúde, paz e amor.

Sem comentários: