segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alimentos bons para o cérebro.


Se adoptar alguns alimentos carregadinhos de nutrientes, estes, vão pô-la a pensar melhor, mais rápido... e a sua saúde agradece!

Salmão e sardinha: ricos em ómega 3, estes super nutrientes promovem a boa saúde dos neurónios e a comunicação rápida entre eles, já que reforçam a mielina, a substância que reveste as nossas células nervosas. Os ómega 3 também melhoram a nossa memória e previnem o declínio mental no envelhecimento.

Óleo de linhaça: rico em ómega 3, 6 e 9, é útil a prevenir a demência em idosos e melhora o desempenho cognitivo nas mulheres depois da menopausa, descobriu um estudo holandês do Julius Center de Utrecht - as senhoras testadas mostraram maior rapidez de raciocínio e melhor memória.

Frutos secos: nozes, amêndoas e avelãs podem fazer maravilhas pelo cérebro, como dizem Michael Roisen e Mehmet Oz, no livro 'You: Manual de Instruções'. Eles ajudam a libertar mais serotonina, um neurotransmissor que actua positivamente sobre o humor. Além disso, mantêm as nossas artérias cerebrais saudáveis.

Chocolate preto: Por ser rico em flavonóis, ajuda a preservar a memória e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, mantendo-o mais jovem por mais tempo. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham, feito com mulheres jovens, concluiu que o chocolate rico em cacau (cerca de 70%) melhorava o raciocínio em desafios mentais difíceis.

Café: Tem inconvenientes para quem sofre de hipertensão, enxaquecas e palpitações. Mas, aumenta a concentração, põe-nos mais alerta e até pode ajudar a memória, segundo um estudo francês. Roizen e Oz dizem ainda, no seu livro, que quem bebe duas canecas de café fraco por dia já tem menos risco de vir a padecer de doenças neurológicas degenerativas

Sem comentários: