quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Uma lição de vida

Numa grande empresa na Finlândia, corre uma espécie de lenda entre os seus empregados, que tem sido transmitida aos novos que entram, como uma lição de vida.
Então a história passa-se com um dos engenheiros inspectores, que naquele dia estivera muito ocupado e só ao fim do expediente e de todos terem saído, é que conseguiu arranjar tempo para inspeccionar uma determinada câmara frigorífica, que são autênticos salões em dimensão.
Mas porque teria uma avaria qualquer, a enorme e pesada porta fechou-se prendendo-o assim, dentro da imensa câmara.
Aflito, bem bateu na porta com toda a força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já tinham saído para as suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo, uma vez que esta zona ficava bastante afastada dos escritórios e da entrada da fábrica.
O engenheiro estava preso dentro daquela caixa forte gelada, com temperaturas abaixo dos zero graus, condenado a morrer congelado.
E assim, passaram-se três infindáveis horas! Apesar do fato de trabalho térmico o proteger um pouco, o seu corpo começou a ficar debilitado, as forças abandonavam-no devido à insuportável temperatura e a sua visão começava a ficar turva, pois apercebeu-se como num sonho, a porta a abrir-se e o segurança da empresa a entrar na câmara gelada, resgatando-o assim, duma morte certeira.
Algumas horas depois de ter salvo a vida do homem, perguntaram ao segurança:
-“Gostaríamos de saber porque foi abrir a porta da câmara, se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?"
Então, ele explicou:
-“Saibam os senhores que eu trabalho nesta empresa há 20 anos. Centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias, mas ele é o único a cumprimentar-me ao chegar pela manhã e despedir-se de mim ao sair, no fim do dia. Hoje pela manhã deu-me os habituais bons dias quando chegou, mas estranhei não se ter despedido de mim à saída. Pressenti que alguma coisa não estava bem e decidi ir procurá-lo e foi assim que o encontrei."

Aqui fica esta reflexão: sejamos humildes e amemos o próximo. A vida é curta demais e temos afinal um certo impacto que não conseguimos sequer imaginar, sobre as pessoas com que nos cruzamos.

e … a quantas pessoas você dirigiu ao menos um sorriso hoje?


Sem comentários: