domingo, 16 de dezembro de 2012

Compras de Natal

Começaram as compras de Natal!
O (vergonhoso) espírito consumista está no seu auge e os cartões multibanco não param de passar nas máquinas. Os Centros Comerciais estão a abarrotar, (alguns vão apenas para verem as montras) os parques de estacionamento parecem avenidas em hora de ponta e as duas mãos não chegam para tantos sacos.
E agora eu penso: felizes daqueles que podem viver esta época na totalidade e oferecer algo àqueles de quem mais gostam. Calma! Não sou a favor do consumismo desenfreado e de deixar qualquer um na banca rota. Sou a favor do espírito de Natal, e Natal só é Natal com prendas (não vale a pena negar, os pioneiros disto tudo também ofereciam prendas - leia-se os Reis Magos a Jesus).
Eu gosto de oferecer prendinhas no Natal, sim! Mais! Eu gosto de comandar a distribuição das prendas e antigamente, fazia-o vestida a rigor, à meia noite. Mas pronto! As tradições de Natal já não são o que eram, mas para mim são bonitas e esforço-me por as manter.
Gosto de uma casa cheia à volta de uma mesa bem decorada. De uma sala de jantar com direito a lareira acesa, árvore de Natal com luzes e presentes à espera de serem descobertos. Infelizmente nestas casas modernas, já não há lugar para as lareiras, mas ok, vivam os aquecedores…
Gosto do cheiro a bacalhau cozido com batatas e de encher a mesa com os doces típicos, embora fique enjoada quando os acabo de fazer…
E gosto de ver o sorriso na cara das pessoas, quando têm uma prenda na mão e a desembrulham para descobrir o que lhes calhou.
Eu adoro o Natal e, por isso, o meu período de compras de Natal também já começou. Regra básica: gastar o menos possível e alegrar o coração daqueles que amo.

Sem comentários: