sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Saldos... Saldos... Saldos

O período oficial de saldos têm a duração de 2 meses, começa agora e segue até ao dia 28 de Fevereiro. Algumas lojas já tinham começado com promoções mas a partir de hoje os descontos são a sério em algumas lojas, que fazem descontos de mais de metade até à liquidação total!

A coisa que mais me perturba ver por aqui, são as filas enormes às portas dos estabelecimentos, sempre que há liquidações ou saldos e depois ver dezenas de mulheres a remexerem pilhas de trapos, numa ânsia de fim de mundo… nem percebo como conseguem escolher alguma coisa naquela confusão de mãos e encontrões?

Para além da crise, que consequentemente tem provocado uma quebra do poder de compra a desculpa do “aproveitar os saldos porque é mais barato” talvez não seja de facto o ideal, porque mesmo que valha a pena comprar uma peça mais em conta, sempre levamos coisas, que afinal nem nos fazem falta e comprámos porque sim, porque estava ali a pedir para ser levado, por estar pela metade do preço.
E assim, a barafunda dos saldos, onde dezenas ou centenas de mãos remexem, apalpam, puxam e levam ao consumo desenfreado daquilo que nem faz falta.
Uma amiga minha dizia-me na semana passada:
- “Para a semana vão começar os saldos. Eu adoro aproveitar estes descontos! É certo que por vezes compro coisas que acabo por nem usar, mas como tudo está tão barato… é difícil de controlar o impulso!”
E acho que é o que a maioria pensa e faz!
Numa dessas montras, reparei que havia uns números enormes e redondos a gritar os 50% de desconto. Decidi ir espreitar quais os artigos para tão generosa oferta e lá estavam as damas, a puxar sofregamente pelas pontas do montão de blusas que estavam generosamente espalhadas em cima de uma bancada, deitando sempre o olho à blusa que a outra tinha na mão para ver se era melhor que a dela.
Ainda vi duas raparigas a baterem-se por um vestido e juro que fiquei com vontade de bater nas duas, mas virei as costas àquela cena e à loja, satisfeita comigo mesma, por não ter paciência para andar metida em saldos.

Sem comentários: