quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal em Macau

Largo do Leal Senado em Macau

Para quem queira viajar nos próximos dias e ter um Natal diferente, mas ao mesmo tempo “sentir-se em casa” a opção é vir até Macau.

Com ruas movimentadas e barulhentas, templos e jardins, Macau ficou para sempre marcada por algo único e visível: a multiculturalidade.
O Largo do Senado (pavimentado com calçada portuguesa), enfeita-se com uma gigantesaca árvore de natal e muitos bonequinhos simbólicos alusivos a esta Quadra que dão um toque de festa e alegria ao local.


Presépio junto à Igreja da Sé em Macau

A presença portuguesa mistura-se com a cultura chinesa e o resultado é uma mescla de sabores a todos os níveis: texturas ocidentais com especiarias do Oriente; igualdade entre religiões como o Budismo, o Confucionismo, o Taoísmo, o Catolicismo, o Protestantismo, o Islamismo, a fé Bahá’í e as práticas ancestrais chinesas; preservação de património que inclui fortalezas, palácios, moradias coloniais, igrejas dos séculos XVI a XVIII, templos com mais de 800 anos e, inclusive, um centro histórico que a UNESCO decretou Património Mundial.
De facto, numa terra que nem sequer é cristã, veem-se iluminações de natal, presépios espalhados por todo o lado, o que designa tolerância, respeito, abertura, visão universal e reconhecimento assente numa determinada cultura: a portuguesa!


Largo do leal Senado à noite
As ruas e praças vestem-se com iluminações natalícias e a música de fundo nos grandes Centros Comerciais muda de rock ou pop para os sons calmos de Noite Feliz…

Decorações de Natal no "Macau Square"

Assim, o advento e a festa de Natal, têm um grande impacto em Macau, ao contrário do resto da China. No dia 24 de Dezembro, é celebrada à meia noite, a “missa do galo” em inglês, na igreja da Sé em Macau e, na Igreja de S. Domingos é celebrada a missa em português.

Árvore de natal junto ao casino do "The Venitian" -Taipa - Macau

A opulência das decorações e sons natalícios atinge nos soberbos complexos hoteleiros e resorts de Macau, onde se junta a componente gastronómica. especial nesta quadra e, que muitas empresas contratam para juntar funcionários numa grande festa familiar.

No que diz respeito à cozinha macaense, uma cozinha de fusão, os pratos natalícios típicos como as empadas de peixe de sabor exótico, o trio obrigatório de doces de alua, farte e coscorão, simbolizando o colchão, o travesseiro e o lençol do Menino Jesus.

As pastelaria enchem-se de bolos bem enfeitados e apelativos e também há à venda um bolo de natal tradicional nos diversos supermercados locais, o “Christmas Cake”, muito parecido com o nosso bolo inglês de origem anglo-saxónica da nossa vizinha Hong Kong e, por ser muito rico em ingredientes, o seu preparado conserva-se em vistosas caixas durante um mês sem se estragar ou endurecer.

Mas é claro que não podiam faltar os nossos tradicionais "Bolo de Rei" confeccioados por duas pastelarias de cariz português, que enfeitam as mesas portuguesas na noite da Consoada.
Para muito chineses que vivem em macau e aqui na vizinha Zhuhai, o Natal é visto como um festival com muito divertimento, árvores estranhas, o Pai Natal a distribuir presentes e votos de boas festas, uma época de longas celebrações cheias de diversão, luzes coloridas e bonitas decorações nas ruas e nas portas dos restaurantes. Numa palavra, bom para o negócio...

Em tempos difíceis há que sublinhar o cuidado e a beleza, mesmo oferecendo coisas simples na noite da Consoada que podem ser bonitas e até confeccionadas por nós próprios, porque o Natal, é amor, união e família.
O meu sonho de Natal...
Que pena ser fantasia,
Não haver fome na Terra
Mas trabalho, saúde e alegria! 

No meu sonho de Natal
Que belo, que bom seria...
Sonhei com um mundo sem guerra
De amor e harmonia


Sem comentários: