quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O noivo perfeito

A minha amiga Ângela andava triste e frustrada com a sua vida amorosa. Desabafou que já não sabia o que fazer: estava com 32 anos e continuava super-solteira, sem fim à vista quanto ao seu celibato.
Não sabia o que pensar dela própria, se seria culpa dos seus cinco ex-namorados oficiais, de alguns dos outros romances ocasionais, ou se o defeito seria mesmo dela, do destino ou da falta de sorte.
Sentia sempre uma certa fúria suicida, quando se lembrava do Francisco, cujo namoro tinha durado mais que o normal e estavam quase noivos, quando ele a trocou pela mamalhuda da empregada do seu restaurante favorito…
Voltou a lamentar-se sobre o Zé Carlos, embora bonitão e com um certo charme, o problema era ele ser tão rústico, com as suas atitudes infantis, o que a deixavam sem pachorra e lá vinham as discussões. Um dia ele, apesar de ser rústico, fartou-se e nunca mais apareceu.
Ah, ainda havia o Pedro que ela conheceu na internet, nada de se deitar fora por sinal, mas quando foram beber um cafezinho para se conhecerem pessoalmente, foi uma desilusão ao ouvi-lo, de língua presa, que tinha “um e fefenta e oito” de altura…
E pronto! As coisas estavam mesmo difíceis para a minha amiga Ângela e nós, as amigas, bem que tentávamos apresentar colegas e amigos das nossas relações, mas rapidamente eles passavam para a ala dos frutos: ou eram “bananas”, ou tinham cara de “figo maduro”, etc.
Então, um dia em que estava mesmo desesperada, disse-me ao telefone que ia tomar uma atitude radical, pois iria beijar o primeiro homem que passasse na rua, sem selecção, sem sentido, sem quase olhar…
E assim decidida, tomou um banho, vestiu as suas melhores jeans, uma blusa que lhe deixava os ombros seminus, perfumou-se e, decidida, abriu a porta da rua, agradecendo o facto do porteiro ser casado e pôs os pés na calçada.
Olhou para os lados e viu o vizinho viúvo, com os seus setenta e tal anos a passear o cãozinho.
O rapaz do supermercado, provinciano, gorducho e coradinho, vinha abraçado a um caixote de fruta
... e o filho esquizofrénico da dona Jacinta, que fazia a sua corridinha matinal.
A não! Beijar o velhinho, estava fora de questão, só de pensar em beijar o merceeiro, dava-lhe arrepios na espinha ao ver-se a ajudá-lo naquele tipo de faina e o corredor era perigoso…
Caramba, nada lhe corria bem! Ainda mais infeliz, sacudiu a cabeça com um sorriso amargo e caminhou até à árvore do outro lado da rua. Olhou para ela e abraçou-a, já que não tinha ali ninguém para a confortar pela falha de ideias malucas que lhe tinham passado pela cabeça.
O Sérgio, activista do “Greenpeace”, ao dobrar a esquina naquele instante, olhou comovido para aquela cena…
O casamento aconteceu dez meses depois. Todas estivemos presentes, apenas a árvore é que não pode comparecer…


Sem comentários: