quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dê atenção aos seus pés...



 Aproveitei este feriado do 1 º de Maio para relaxar em casa e ver um pouco de televisão. É sempre com agrado que vejo o programa “Portugal no Coração”, que nos é oferecido através da RTP Internacional e dá gosto ver o ambiente positivo e alegre que este programa tem, dado que foca sobre temas de utilidade pública, que nos é mostrado em diversas áreas, sobre artesanato, cultura, gastronomia, saúde...
A certa altura, chega a rubrica dedicada à saúde e foram convidadas duas técnicas em “podologia” para falar sobre o cuidado que se deve ter com os nossos pés.
Fiquei surpreendida pela importância que foi demonstrada ao tratamento dos pés e porque são considerados pés de risco, todos aqueles que apresentam alterações do foro neurológico, metabólico, sistémico e vascular.
Todos nós sabemos que existem imensas patologias tais como calos e calosidades, gretas e fissuras, tendinites, joanetes, pé de diabético, micoses, unhas encravadas, e muitos outros problemas que, não sendo graves para recorrer ao hospital ou centros de saúde, podem afinal ser resolvidos nas diversas clinicas e centros vocacionados para diversos tipos de tratamentos e até operações correctoras e estéticas.
Os nossos pés, além de suportarem o peso do corpo, estão sujeitos a um enorme desgaste e inúmeras alterações que, se diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.
É, por isso, importante consultar um podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica para que, com os cuidados apropriados e conhecimentos específicos, esses técnicos, possam prevenir o agravamento da patologia e procedam ao tratamento mais adequado.
Após um minucioso diagnóstico, quer em estática como em dinâmica, através do sistema biomecânico computorizado, é possível detectar várias patologias do foro estrutural/apoio dos pés. Assim, pode-se de forma segura, prevenir a doença e as suas repercussões no organismo humano.
A Podologia torna-se assim importante no campo da saúde, visto não estudar o pé de uma forma isolada, mas sim num todo, e preencher uma lacuna nesta área.

REFLEXOLOGIA
(Faça você mesmo)  
 
Está cansado, corpo dorido? Pois aqui tem um pequeno mapa que o ensina a tratar-se de forma caseira e simples.
Faça um ponto de pressão ou uma massagem no local correspondente no seu pé, durante alguns minutos.
Se a dor não for causada por algo mais grave, o alívio costuma ser imediato, mais rápido do que tomar um analgésico.
Esta técnica é conhecida por vários nomes, sendo os mais aceites como reflexologia podal.


ALGUNS CONSELHOS PARA O SEU DIA A DIA


1. EXAMINE OS SEUS PÉS ATENTAMENTE TODOS OS DIAS
·         Verifique a presença de edema (inchaço), mudança da coloração, temperatura da pele, rachaduras, pele seca, descamação, fissuras, bolhas, calos, feridas, alteração nas unhas e micoses (frieiras);
·         Procure um serviço de saúde se observar ou sentir alguma alteração em seus pés;
·         Se for impossível verificar seus pés, utilize espelho ou peça ajuda para alguém.
 
2. MANTENHA SEUS PÉS LIMPOS
·         Lave diariamente os seus pés em água corrente e morna (verifique a temperatura da água com as mãos), e evite deixá-los em imersão, pois poderá ressecá-los. Prefira sabão neutro.
·         Seque os pés com cuidado, especialmente entre os dedos.
·         Use toalhas macias para secá-los. 

3. SEJA MAIS ACTIVO
·         Converse com um profissional de saúde para planear um programa de actividade física mais adequado para o seu caso;
·         Caminhar, dançar, nadar e andar de bicicleta são boas formas de actividade física que não agridem os seus pés;
·         Evite actividades físicas que agridam os pés, tais como: correr e pular uma vez que quando corre, a pressão nos pés pode aumentar 3 a 4 vezes;
·         Faça sempre um aquecimento antes de iniciar qualquer actividade física e depois, um relaxamento ao terminar;
·         Use roupas e calçados adequados à sua prática desportiva.


4. USE MEIAS E SAPATOS ADEQUADOS
·         Use sempre calçados macios, não use sapatos apertados e evite o uso de sandálias.
·         Prefira calçados de couro, solas mais espessas, ponta arredondada, salto baixo (de preferência até 4 cm), sem costuras ou rugosidades internas.
·         Verifique o interior dos calçados antes de usá-los.
·         Tenha o hábito de limpar os calçados internamente, expondo-os ao sol.
·         Procure alternar o uso de sapatos.
·         Use meias de algodão, de preferência sem costuras e confortáveis, evitando elásticos apertados e, no inverno, se necessário, use meias de lã.
·         Troque as meias diariamente, nunca as remende, é preferível comprar meias novas.
 
5. COMPARTILHE COM OS SEUS MÉDICOS OU ENFERMEIROS
·         Dúvidas sobre alterações nos seu pés, estes profissionais poderão ajudá-lo;
·         Procure formar o hábito de tirar os sapatos e as meias a cada consulta médica ou de enfermagem para serem examinados.
·          
6. HIDRATAÇÃO
·         Passe um creme hidratante diariamente na parte superior (dorso) e inferior (planta) dos pés, evitando passá-lo entre os dedos;
·         Prefira cremes a base de lanolina;
·         Aproveite este momento para massagear seus pés. 

7. CUIDADO COM AS UNHAS
·         Corte as unhas após o banho e sob boa luz, corte suas unhas em linha recta, utilizando uma tesoura sem ponta. As laterais não devem ser cortadas, assim evitará a formação de unhas encravadas;
·         Nunca utilize gilete ou canivete para cortá-las;
·         Evite retirar a cutícula, porque ela é a protecção da unha, e quanto mais se retira, mais cresce.




Sem comentários: