terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia Mundia do WC

Hoje é o ”Dia Mundial do WC”! Nunca pensei que tal coisa existisse, mas pelos vistos enganei-me... Aqui fica alguma informação, que consegui obter sobre o acontecimento:
A World Toilet Organization é uma organização global sem fins lucrativos, empenhada em melhorar as condições de higiene e saneamento em todo o mundo.
Segundo as Nações Unidas, 38% da população do mundo não têm condições sanitárias adequadas. O Dia Mundial do Banheiro foi inventado justamente para reduzir essa percentagem e debater sobre preocupações higiénicas. A meta é reduzir para 19% o número até ao ano de 2015.
Isto porque, 2,4 bilhões de pessoas em todo o mundo não possuem saneamento adequado e todos os anos 2,5 milhões de crianças morrem de diarreia, que poderia ter sido impedida se existissem boas condições de saneamento. Onde não existem locais seguros e limpos para as necessidades físicas, as pessoas estão expostas a doenças, falta de privacidade e a uma situação indigna.
As doenças geralmente relacionadas com a falta de água potável, o saneamento e as más condições higiénicas são: cólera, hepatite A, tracoma, disenteria, giardíase, poliomielite, e-coli, diarreia, febre tifóide, envenenamento alimentar causado por salmonela, bilhárzia, verme da Guiné e parasitas intestinais, tais como o ancilóstomo e a solitária.
Um grama de fezes pode conter 10 milhões de vírus, 1 milhão de bactérias, 1.000 quistos de parasitas e 100 ovos de parasitas.
World Toilet Day was established on 19 November 2001 by World Toilet Organizations Celebrated annually, it seeks to increase awareness of the importance of toilet sanitation and each individual’s right a safe and hygienic sanitary environment.
World-Toilet Organization – (WTO) is a global non profit organization committed to improving toilet and sanitation conditions worldwide.
R mais não digo porque... ainda estou estupfacta!

Fonte: World Toilet Organization/WTO/Water AID.


Isso mesmo! Alguém se lembrou de fazer um restaurante na China, precisamente inspirado numa casa-de-banho e está a ser um sucesso na cidade chinesa de Kunming, na província de Yunnan.
Em vez de cadeiras, os clientes sentam-se em sanitas reconvertidas, nas paredes encontram-se vários urinóis como decoração e a ementa inclui pratos como “gelado de excremento” e “guisado em penico” que é servido em bacios.
O proprietário, Xu Liang, garante que o restaurante está a ser um êxito maior do que esperava, com grande parte da clientela, na sua maioria, são estudantes.
E esta, hein?


Sem comentários: