sábado, 22 de agosto de 2009

Tempo e Dinheiro


O capitalismo criou no homem dois conceitos sem os quais se tornará impossivel a sobrevivência: O Tempo e o Dinheiro!
Como deuses todo-poderosos, o Tempo aliado ao Dinheiro passaram a decidir a vida dos seres humanos.
"The time is money" é mais do que uma simples reconversão do primeiro, no segundo; é a escravidão aos valores materiais e à preocupação de ocupar todos os momentos de forma rentável, sem perda de uma preciosidade a que demos o nome de tempo sem que que se tenha a consciência de que o tempo de vida é curto para o usufruir da forma mais harmoniosa e feliz. O ser humano corre para que ele lhe ofereça um pouco mais de lucros.
É por isso que hoje em dia se ouve queixas, lamentando que o dia tenha "apenas" 24 horas... e despreza-se todos aqueles que não sejam a favor ou não saibam aproveitar a produção de ganhos superiores.
Há sempre uma enorme pressa, que torna as pessoas exaustas, marcadas por esgotamentos nervosos, em virtude de não conseguirem fazer tudo o que tinham planeado.
O tempo fugiu-lhes e, como tal, sentem-se vitimas das horas que não têm consideração pela sua vida e pelas suas "necessidades".
Quando terá o homem tempo para si?!... só quando tiver dinheiro? Mas... quanto e que dinheiro??
O eterno insatisfeito ser humano, já não consegue reconverter o tempo em paz e sossego, porque se tornou dependente dele e do dinheiro que o escraviza.

A vida, é para nós o que concebemos dela. Para o rústico, cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para César, cujo império ainda é pouco, esse império, é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida. (Fernando Pessoa)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá amiga
Já de regresso e em força. Espero que esteja tudo bem contigo e que tenhas gostado das férias.
Como sempre, esta tua crónica, é um mimo. Beijinhos.
Ana

Anónimo disse...

Pois minha amiga, continuo a lutar com o tempo e, como o tempo é dinheiro, não há misericórdia.
Bem vinda ao blog.
Vasco