Parece brincadeira, mas infelizmente não é! Aconteceu-me no dia 27 deste mês. Antes de irmos jantar com uns amigos, levantámos dinheiro nesta caixa aqui na foto, através do cartão Master Card e dali sairam as notinhas de cem yuan, pois na China são estas as mais altas.
No dia seguinte, ao dar uma dessas notas ao motorista de táxi, ele devolveu-a resmungando qualquer coisa que não percebi. Como a nota tinha um bocadinho rasgado na ponta, pensei que fosse por esse motivo, paguei com outra e ficou o assunto resolvido.
Ontem, porém, quando volto a pegar na nota para pagar as compras no supermercado, a menina da “caixa” devolveu-a com um “no good”... fiquei a olhar para a nota e para ela, sem perceber, porque aparentemente a nota era igual às outras e perguntei se era por ter aquele bocadinho rasgado? Mas o diligente segurança, num inglês bem claro, explicou-me que a nota era FALSA e mostrou-me a falta de brilho do número 100 e outros pormenores que finalmente me convenceram.
Retruquei que não podia ser, tinha-a levantado na máquina do piso superior, mas é claro que o rapazinho disse que não podia fazer nada, aconselhou-me a telefonar para o número que vinha indicado no papelinho do levantamento que, felizmente eu tinha conservado.
Pois sim! Liguei e voltei a ligar e ninguém atendia. Decidi voltar para casa, até porque os Bancos fecham às cinco da tarde e eu já não ía a tempo de reclamar nada.
Entretanto, vim a saber que o mesmo já tinha acontecido a alguns estudantes conhecidos da minha filha. Tinham ido ao Banco reclamar, mas ninguém resoveu nada e a pessoas ficaram com o prejuízo.
Foi a este edifício que me dirigi: CHINA MERCHANTS BANK
Achei tudo descabido e sem lógica nenhuma e assim, hoje depois do almoço, fui até ao “China Merchants Bank”, uma vez que era o nome que constava no papelinho do levantamento.
Fui atendida por um simpático empregado, que anda a rondar por ali para resolver problemas a estrangeiros, um vez que nos entendemos sempre em inglês. Mostrei-lhe a nota falsa, o papel-recibo que provava o levantamento e perguntei-lhe o que tinha de fazer? Ele pareceu-me desconcertado, mas dirigiu-se aos guichés, falou com uma das funcionárias, depois dirigiu-se ao telefone e falou, falou, falou... para resumir a história, ao fim de uma hora de conversas e telefonemas, tentou “despachar-me”, dizendo que não podiam fazer nada, que a tal máquina de levantamento não estava dentro do Banco, portanto não era da responsabilidade deles, que deixasse o meu contacto que iam averiguar... aí, perdi a calma e a paciência!
Exigi falar com a gerência ou fazia ali um grande escândalo, e exibia a nota falsa no ar já com um ar furioso. Coitado do rapazinho! Ficou tão aflito, que me levou de imediato à gerente. Dali liguei do meu telemóvel para a Embaixada de Portugal em Pequim e tive uma sorte incrível, não só pela forma simpática como fui atendida, como também já tinha acontecido o mesmo a essa funcionária, que foi bem enérgica na conversa que teve com a gerente...
Meu Deus! Mas agora também não se pode confiar minimamente nos Bancos? Num simples levantamento?
UMA NOTA VERDADEIRA, A FALSA E O TALÃO DE LEVANTAMENTO
(a nota falsa tem as tiras amarelas a indicar que por baixo do número 100 falta "yuan"; ao meio a tira é diferente e a qualidade do papel é muito mole)
Não se compreende porque pode uma coisa destas acontecer, uma vez que existem máquinas que qualquer comerciante tem para contar e detectar notas falsas, portanto os Bancos devem estar bem equipados para que coloquem dinheiro verdadeiro nas caixas multibanco. Chego à conclusão que afinal são eles, os Bancos (porque afinal há varias queixas), mesmo a passá-las para ingénuos cidadãos nos levantamentos, que depois têm imensa dificuldade em provar esta burla?!
A gerente dizia que “NUNCA LHE TINHA APARECIDO UM CASO DESTES”, é evidente que não, porque as pessoas geralmente nem conseguem ser recebidas pela gerência, os funcionários despacham-nas como estavam a fazer comigo. E a prova disso, é que as estudantes lesadas nunca foram contactadas e ficaram sem o dinheiro.
Bem... prometeram telefonar amanhã porque tem de ser resolvido pelos quadros superiores do Banco... aguardem os próximos episódios!
Aqui fica esta história que, se não fosse passada comigo, diria que era de... ficção!
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Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009
Pequim - Máquinas Multibanco dão dinheiro falso
Infelizmente as noticias não são boas... ontem após telefonema da Sra. Wong, responsável pela averiguação da minha denúncia, queria as cópias do talão de levantamento onde consta todos os elementos, mais o meu cartão de levantamento e... lá fui eu de novo ao Banco perder cerca de duas preciosas horas. Forneci todos os dados pedidos e fiquei a aguardar.
Hoje de manhã a senhora telefona-me que: sim senhor, confirma-se que levantei o dinheiro, mas não teria eu trocado a nota noutro sitio (como se as notas máximas na China são de 100 yuan?)+ bla, bla, bla conversa sem nexo nem razão ao que chego à conclusão que o Banco não quer admitir que nas máquina de multibanco circulam notas FALSAS!!
A minha voz neste caso pode ser fraca, dado que esbarro com uma barreira surda e muda, mas não vou desistir.
O Governo Central tem de saber que a imagem da República Popular da China, pelo menos em Pequim, está a ser denegrida junto dos turistas e da população em geral, pelo que recorrerei a todas as instâncias possíveis, para dar conhecimento deste caso que, não é o primeiro, nem será o único, uma vez que sei que há várias pessoas lesadas e que se dirigem aos respectivos Bancos, que não dão andamento ao assunto.
Eu fui mais persistente e mesmo assim nada, ainda, consegui resolver.
A China que agora se apresenta, ganha a sua reputação pela sua venerável cultura, longa história e ao grande desenvolvimento empresarial, mostrando agora ao mundo uma metrópole moderna em rápido crescimento virada para o futuro.
Espero que não seja manchada por situações "pontuais" como esta...
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4 comentários:
Olá amiga
Vim de férias e encontrei-te muito agitada. É incrivel oq ue se faz neste mundo de "negócios"...
Boa sorte na tua luta e desejo do coração que tenhas uma entrada de pé direito no ano 2010.
Beijos meus, da família e dos amigos.
Sissi
Bravo Irene,
Uma vez, e única, deram-me 100 Rm falsos quando cambiei dinheiro ao chegar ao aeroporto de Pequim. Foi o próprio funcionário da secção do aeroporto. Já foi há uns seis ou sete anos. Por acaso não gastei essa nota e trouxe-a descansadamente para Macau. Passado um tempo fui a Zhuhai e, aí, mais precisamente na zona de "duty-free" é que uma empregada me revelou a verdade. Fiquei estupefacto. Julgo que esses renmenbis falsos eram da secção do banco no aeroporto -- de que não me lembro o nome, mas de certeza que não era do Banco da China -- pois também tinha notas que havia trocado aqui no Banco Taifun, mas não estou a imaginar que um banco em Macau me dê dinheiro falso.
Ainda bem que denuncia este caso, porque aconteceu-me o mesmo a mim aqui em Pequim.
Levantei diheiro que os meus pais me enviaram de uma "caixa" aqui perto da universidade e, quando fui para depositar na conta de outro Banco que tenho cartão para usar nas compras, a senhora disse que era falsa. Ficaram com a nota e deram-me um papel a dizer que eu tinha entregado essa nota falsa ao Banco mas... o prejuízo foi meu e se calhar, foi para enganar outro tolo. Seria bom a direcção dos Bancos averiguar o que se passa, porque sei também de mais casos.
Beijinhos
Ana
Aqui para nós, nunca vai ver esse problema resolvido: o Banco nunca lhe vai irá trocar a nota, porque fazer isso é admitir que lhe deu uma nota falsa.Se a moda pega...
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