quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pequim - Templo do Céu (天壇)

Mais uma vez, e apesar do frio que fazia, (10 negativos com uma terrível aragem gelada vinda da Sibéria), não resistimos em ir visitar o Templo do Céu, um complexo de templos taoístas em Pequim, o maior do seu género em toda a República Popular da China.
Está situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim.
O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial.

Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelas colheitas obtidas (no Outono). Desde 1998 que é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.Este templo, (em chinês 天坛), é talvez o edifício mais conhecido de todo o conjunto e um dos mais representativos da cidade de Pequim. Trata-se de uma construção circular, de diâmetro de 30 metros e altura de 38 metros. Construído sobre três terraços circulares de mármore branco, o edifício ergue-se sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho. Não tem nenhuma viga.O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base rectangular que simboliza a Terra,
rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior.
A maioria das estruturas que vemos hoje, foram construídas durante as dinastias Ming e Quing conforme o sistema imposto no reino de Jiajing (da Dinastia Ming).O Altar Circular ou Altar do Céu é uma construção aberta que se liga à Sala da Oração pelas Boas Colheitas mediante um caminho de pedra e ladrilhos de mais de 350 metros de comprimento onde os imperadores (filhos do céu) iam adorar os céus e ofereciam sacrifícios, pediam chuvas que fossem favoráveis para obter boas colhitas.
Construído em 1530, o altar consta de três terraços concêntricos rodeados de varandins de mármore branco.
Cada lanço das escadas que conduzem ao cimo do altar é formado por 9 degraus, já que os chineses consideram o número 9 como número de boa sorte. A acústica especial do lugar permite que, se alguém fala no centro do altar, o som aumente e se escute em todos os locais da sala.Aqui era onde os imperadores prestavam homenagem aos seus antepassados. Trata-se de uma construção muito parecida à Sala da Oração pelas Boas Colheitas, embora de um tamanho menor: 19 metros de altura por 15,6 metros de diâmetro.
A abóbada está rodeada pelo muro do eco, uma singular construção redonda de cerca de 60 metros de diâmetro. Uma pessoa pode colocar-se em qualquer ponto do muro e a sua voz ouvir-se-á claramente no ponto oposto já que o som se transmite ao longo da superfície da parede.Numa das alamedas da entrada do Templo, designado por "corredor comprido" podem ver-se reformados (e desempregados),que escolheram este espaço para conviver,
... enquanto uns jogam animadamente,
... outros dançam e ainda...
outros cantam e tocam instrumentos tradicionais, dando ao lugar um ambiente familiar, alegre e festivo, onde o turista tem vontade de parar, escutar e algumas vezes partilhar.
Da minha parte, aplaudi com entusiasmo quando terminaram de executar uma das lindas canções que um grupo cantava, cujas vozes bem timbradas e melodiosas me deixaram encantada.

2 comentários:

Zé Carlos disse...

Olá Irene, parei de escrever a vc a seu pedido mesmo!!!

Quando puder receber me avise por favor.

Desejo a vc e à familia toda um FELIZ ANO NOVO e muitas coisas boas no nosso ano que está por começar.

Bjs do ZC

meus instantes e momentos disse...

ótimo blog, voce nos transporta ao lugar onde está. É como se estivessemos juntos. Muito bom. Gostei muito daqui.
Tenha um feliz 2010 com paz, prosperidade e saúde.
maurizio