segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cartão de Cidadão (alerta)


Este novo cartão, pode ser muito útil e prático, isso não contesto, mas há que ter cuidado com algumas situações, como por exemplo, o caso de esta senhora que tem circulado pela net e que aqui fica como alerta:

-"O meu Bilhete de Identidade caducou e passei a ser portadora do Cartão de Cidadão. No momento do levantamento deste, numa Loja do Cidadão, fui confrontada com cuidados muito complexos do que os até então utilizados, para o levantamento de BI (neste contexto, entrega ao próprio, identificação pelas impressões digitais dos indicadores direitos e esquerdos, assinatura presencialmente na recepção do mesmo).
Perante o enorme volume de falsificações de documentos a que hoje em dia se assiste, todos estes cuidados pareceram-me correctos.
Apercebi-me, contudo, que o cartão contém diferentes informações não visíveis (que me dizem respeito) e às quais só com acesso a um leitor de cartões.
Aparentemente, a maioria dos usuários, não possui esta máquina. Refiro-me concretamente a todas as informações recolhidas nos documentos, que este novo cartão congrega: direcção, freguesia, número de contribuinte, data de validade, etc
Um dia tive de me deslocar fora da minha localidade e pernoitar num Hotel. Aí pediram-me o BI. Obviamente, apresentei o meu novo Cartão do Cidadão.
Qual não foi o meu espanto quando percebi que o jovem que me atendeu, colocou o meu Cartão de Cidadão num leitor de cartões e, num segundo, teve acesso a mais informações sobre mim do que eu própria! (foi ele mesmo que me disse que até via data de validade, que eu nem sabia qual era!) Meus amigos, isto faz algum sentido?
Então, têm todos os cuidados para entregar o cartão ao próprio cidadão e depois qualquer sujeito privado ou público tem acesso a esses dados? Deixam omissas informações que, depois qualquer pessoa tem acesso desde que tenha um leitor? Então o leitor de cartões não está acessível exclusivamente a organismos públicos? Para que diabo é que um serviço privado, como um hotel, tem acesso à minha vida toda privada e pessoal?
Onde está o direito à não invasão da minha privacidade? Todos estes dados, em conjunto, permitem o acesso a outras informações da minha vida pessoal e profissional, através da internet. Ex: a página pessoal de qualquer funcionário público. Que raio de prevenção contra a falsificação de documentos é esta? Será que ninguém percebeu ainda que, assim, a cópia da identidade de alguém se torna simples e eficaz?
Basta roubar um simples documento. O complicador é só ter um chip? Mas alguém acredita nisso? Cá por mim, nunca mais apresento o Cartão de Cidadão em lado nenhum.
A carta de condução (que também é um documento identificativo) vai passar a servir muito bem.
E o mais grave, é que, qualquer pessoa pode comprar um leitor destes através da Internet, eu própria pesquisei e cá estão pelo menos 2 modelos que escolhi entre muitos outros:
Leitura de cartões de alto rendimento e de pequenas dimensões para utilização móvel e de secretária. O leitor de BI electrónico Omnikey 3021 USB é muito flexível. Preparado para ler o Cartão de Cidadão (Portugal), o DNI electrónico (Espanha), bem como cartões de Saúde espanhois. Vantagens deste produto: * Leitor de smart cards e de BI electrónico (Cartão de Cidadão) * Suporta a maioria dos sistemas operativos

LEITOR DE CARTÕES PARA O USAR COM O CARTÃO DE CIDADÃO!
Leitor de cartões chip muito fácil de integrar e utilizar com qualquer cartão chip, cartões de crédito, DNI Electrónico espanhol e BI electrónico português, e smart cards.
Ideal para operações com cartão chip, incluindo “single sign-on”, banca online ou assinatura digital. Aplicações móveis Aplicações de leitura do BI Electrónico (Cartão do Cidadão)

Aqui fica o alerta! De facto, para se identificar num hotel, Correios ou noutra situação qualquer sem ser numa entidade do Governo que o exija, pode mostrar a carta de condução, porque é tão válida como o Cartão de Cidadão.

Para mais informações pode consultar o site: www.cartaodecidadao.pt
e, tenha sempre consigo (pode meter no telemóvel), o número do Serviço de Apoio ao Cartão do Cidadão (707 200 886) e o respectivo código de cancelamento (o código comprido junto aos pin que vem na carta de activação) para o caso de ser roubado o cartão.


1 comentário:

Anónimo disse...

http://cms.wintouch.pt/index.php/products-solutions/hotel