quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CURIOSIDADES, dicas e afins...

OS DESESPERADOS DO BRONZE

Cientistas da Universidade do Texas elaboraram um inquérito baseado em critérios psiquiátricos padrão para o abuso de drogas. Em dois inquéritos separados, concluíram que 55 e 27% dos adoradores do sol podem ser classificados como "viciados no bronze".
Possíveis sinais de aviso? Preocupação constante em bronzear-se para evitar a palidez da pele, bronzeamento suplementar em solários e deixar de fazer coisas só para "ganhar um bronze”…

AZIA
Se tem o (mau) hábito de comer à pressa, saiba que isso estimula fortemente aquele estado tão incómodo que conhece como "azia". Uma investigação recente da Faculdade de Medicina da Carolina do Sul provou isso mesmo.
Quando come alimentos gordos ou picantes fica com azia, por isso trata de evitá-los. Porém, investigações recentes sugerem que, se comermos devagar, poderemos reduzir ou mesmo eliminar esses sintomas. Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul mediram o refluxo gástrico em vinte voluntários saudáveis. Estes, num dia, comeram uma sanduíche de frango, batatas fritas e um refrigerante com gás em cinco minutos. Noutro dia, levaram 30 minutos para comerem a mesma refeição. Resultado: o número de casos de refluxo gástrico diminuiu 40%.
Quando comemos, o estômago expande-se naturalmente para receber os alimentos. Mas se o fizermos com muita rapidez, o estômago expande-se demasiado depressa, o que provoca o refluxo gástrico, segundo o gastro-enterologista, Dr. Radu Tutuian, co-autor do estudo.
-"Não temos a certeza de que comer demasiado depressa possa provocar azia crónica, mas faz todo o sentido que as pessoas que sofrem de azia tratem de comer mais devagar" - diz ele.

NÃO REUTILIZE AS GARRAFAS DE ÁGUA
Talvez pense que está a ajudar o ambiente ao reutilizar as garrafas de água, mas os investigadores dizem que pode estar a pôr a sua saúde em risco.
Bactérias perigosas e compostos plásticos potencialmente tóxicos foram detectados nas garrafas de água tipicamente reutilizadas em escolas e locais de trabalho. Uma análise efectuada a garrafas de água de miúdos numa escola básica de Calgary encontrou bactérias que levariam as autoridades sanitárias a aconselhar a fervura da água caso as amostras fossem provenientes da torneira. Os investigadores detectaram contaminação por bactérias em cerca de um terço das amostras recolhidas, e algumas continham coliformes fecais. As bactérias provinham com certeza das mãos e bocas das crianças, que iam utilizando repetidamente as mesmas garrafas sem sequer as lavarem ou secarem.
No entanto, um estudo realizado na Universidade do Idaho sugere que o tipo de lavagem capaz de matar essas bactérias pode acelerar a decomposição do plástico, potencialmente causando a migração de substâncias químicas da garrafa para o líquido no seu interior.
A Associação Canadiana da Água Engarrafada aconselha a não-reutilização das embalagens, defendendo que as mesmas são feitas para uma única utilização e apenas devem ser recicladas.

COMA FRUTA COM O ESTÔMAGO VAZIO

Saiba que o mais saudável que pode fazer por si é comer as frutas com o estômago vazio. Porquê? A razão é que a fruta não é digerida pelo estômago, mas sim pelo instestino delgado, ou seja, logo que ingere as frutas e, se não tiver mais nada no estômago, elas passam imediatamente para o intestino, onde libertam os seus açucares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam ali presas a fermentar. É por essa razão que muita gente se queixa que fica a arrotar a fruta, em especial a melancia, bananas, maçãs...
A fruta é frutose que pode ser transformada com facilidade em glicose, contém 90/95%de água, e, ao ingeri-la, ela está a limpar e a alimentar ao mesmo tempo o nosso organismo. Ela também contém bioflavinóides, que evita que o sangue se torne espesso nas artérias e também fortalece os vasos capilares.
Por tudo isto, pode começar a sua manhã com um copo de sumo de fruta fresco à sua escolha antes ou com o seu pequeno almoço, o seu corpo agradece!

A PALAVRA CHÁ

Recentemente disseram-me porque a palavra Chá, em Português, é parecida com a palavra original em Chinês, (茶 CHA), mas completamente diferente de outras línguas europeias. Em Russo a palavra deles é Chai e noutros países do leste da Europa a palavra é parecida com o nosso Chá.

Em Francês, Inglês, Alemão, Holandês, Italiano e até Espanhol, a palavra usada para esta planta ou bebida é mais parecida com o som da letra T nessas línguas, como Tea, Tee, Te, Té, Thé, Thee, etc.

Sabem porquê? Aparentemente uma parte do Chá que chegava a Portugal, era separado para Transporte (ou Transbordo?) para os outros países e os sacos eram marcados com a letra T de Transporte.
Os outros países recebiam sacos de T. Daí as palavras respectivas a começar por "T", nesses países. Imagino que os países do leste recebiam o Chá directamente da Rota da Seda.

A PALAVRA "NOITE"

Confesso que nunca tinha ouvido (Ou pensado) (n)isto. Coincidência?

Em muitos idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8 na respectiva língua.

A letra N é o símbolo matemático de um conjunto infinito (o dos números Naturais) e o 8 deitado também simboliza infinito, ou seja, noite significa, em todas as línguas, a união do infinito!!! Senão vejamos:

Português: noite = n + oito
Inglês: night = n + eight
Alemão: nacht = n + acht
Espanhol: noche = n + ocho
Francês: nuit = n + huit
Italiano: notte = n + otto
Interessante, não?

QUANDO OS OPOSTOS SE ATRAEM...
A mulher que tem o maior número de piercings do mundo, contrariando todas as expectativas, casou-se dia 8 de Julho de 2011, com um homem “normal” (para os padrões da sociedade), careca e aposentado.
Nascida no Brasil (!), Elaine Davidson, 46 anos, tem quase 7.000 piercings – pra ser mais preciso, 6.925 – e juntou a escova de dentes com o ‘sessentão’ Douglas Watson, numa cerimónia discreta em Edimburgo, no Reino Unido, segundo o site “Orange.co.uk“.
Ela está no Livro dos Recordes.
A noiva usava um vestido branco esvoaçante e uma tiara de flores na cabeça, deixando apenas seu rosto visível – este pintado de verde, ostentando 192 piercings.

Ele, só pra contrastar, trajava um fato azul marinho, com uma camisa azul. Com a aparência mais “caretona” do mundo.
“Elaine está maravilhosa. As pessoas enxergam apenas os piercings, mas eu vejo a incrível personalidade que ela tem. Nós nos conhecemos há 15 anos numa cafeteria de Glasgow e começamos a conversar. Desde então estamos juntos”, - disse Watson logo após a cerimónia.
A noiva afirmou que estava muito feliz. “Se ele não gostasse de tatuagens ou piercings, não seria o meu escolhido”, - declarou, apesar de Watson não ter piercings ou tatuagens espalhados pelo corpo.
Fonte: UOL

DICA PARA AFASTAR MOSQUITOS

Quer fazer um churrasco ou organizar uma refeição no seu quintal? Mas o pior são as moscas e os mosquitos... Pois fique sabendo que alguns cravinhos espetados no limão, afastam as indesejáveis moscas e os perigosos mosquitos. Este é um repelente eficiente e barato, com a garantia que funciona mesmo.

O limão, quem diria, tão apreciado nas caipirinhas, não tem o mesmo prestígio entre as moscas e os mosquitos. Aliado ao cravo, ajuda-nos a combater o "Aedes Aegypt".
Repelente de mosquitos, o cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas. Contra moscas e mosquitos era novidade, até que foi feita a experiência com admiráveis resultados.

Faça como na foto. Enterre alguns cravinhos, em meio limão. Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.
Mais uma arma para afastar os mosquitos, e assim prevenir-se contra a malária, dengue e outras doenças transmitidas pelos mosquitos.
Use também no frigorifico para acabar com os maus odores.

COMO CONSERVAR FRUTAS E LEGUMES
Existe uma nova e surpreendente forma de conservar os alimentos frescos... frescos durante semanas.

É extremamente simples, basta reutilizar os sacos com interior de alumínio que compramos no supermercado com diversos alimentos (batatas fritas, puré, etc...)
Basta colocar as frutas ou vegetais no interior desses sacos.

Uma semana depois continuam frescos como na hora, sem sinais de desidratação.
Incrível!
Mas atenção! Não feche o saco, deixe-o aberto e ele fará a sua 'magia'.
Pense bem, em vez colocar esses sacos no lixo eles podem ser-lhe muito úteis e ainda está a contribuir para não poluir a natureza.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nossa, nessa da garrafa de água, eu não tinha pensado...