segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Abelhas - Precisam-se!

As abelhas estão doentes e a desaparecer massivamente. Elas estão a morrer um pouco por todo o mundo!
Desde que este estranho distúrbio, do lento desaparecimento das abelhas, foi descoberto na Florida, pelo apicultor David Hackenberg, em 2006, pouco se concluiu sobre as suas causas, apenas que as abelhas saem da colmeia e nunca mais regressam, deixando a rainha, os ovos e as larvas à fome.
O fenómeno não teria provavelmente a importância que tem, se o desaparecimento das abelhas não tivesse consequências directas na nossa cadeia alimentar, já que são elas as responsáveis pela polinização.
Todos sabemos o uso que o Homem faz do mel, do pólen, da cera, da geleia real, do própolis ou do veneno que a abelha comum (Apis melífera) permite. Mas é precisamente no serviço de polinização que delas mais precisamos e, se elas morrem, o prejuízo para a agricultura, é incalculável. Mais de 80% das espécies de plantas floríferas no mundo e das espécies cultivadas na Europa, dependem de insectos, em especial das abelhas.
Na província de Sichuan, no sul da China, as abelhas desapareceram nos anos 80, devido ao uso descontrolado de pesticidas. Para sobreviver, os agricultores têm de polinizar manualmente as árvores de frutos. Os três milhões de flores polinizadas diariamente por uma colmeia, transformaram-se num trabalho lento e árduo, de mão-de-obra intensiva.
O que aconteceu na China pode ser o prenúncio do que irá suceder no resto do mundo. O problema é que não existem seres humanos suficientes para fazer o trabalho das abelhas e, assim, evitar o desaparecimento de parte substancial da nossa cadeia alimentar.
Até agora, os mais afectados foram os EUA, em especial os produtores de amêndoa da califórnia, que normalmente recorrem aos serviços de apicultores que tiveram enormes dificuldades em fornecer as abelhas por já serem poucas e as que restam andam muito enfraquecidas.
Em Portugal, começam a surgir queixas, em especial na zona Norte, que viram as suas colónias desaparecer de forma súbita. O mesmo se passa em Trás-os-Montes, uma das principais regiões nacionais na produção de mel e pólen pois, milhares de abelhas estão a morrer, embora a dimensão não seja tão catastrófica, como nos outros países.. Estimam-se quebras de 60% e pensa-se que na origem poderá estar uma doença provocada por um ácaro (varroa), mas ainda não se tem a certeza de nada.


PROCURAM-SE CULPADOS:
Segundo o estudo publicado na revista “PLoS ONE”, investigadores norte-americanos identificaram a mosca parasitária apocephalus borealis como possível causa do desaparecimento das abelhas domésticas. A mosca deposita os seus ovos no abdómen da abelha, que, sete dias depois, acaba por morrer.
Embora fossem já adiantadas várias hipóteses para o fenómeno, para além dos ácaros, das alterações climáticas, do uso de pesticidas, o aumento de áreas de plantações de transgénicos, da poluição ambiental e da radiação dos telemóveis…
É verdade! O excessivo uso dos telemóveis teve a especial atenção do cientista suíço, David Favre, que culpa o telemóvel pela possível diminuição das colónias de abelhas, devido às frequências que elas captam e que as desorienta.
Oitenta e três experiências feitas nas imediações das colmeias, perceberam que, para além de elas ficarem desorientadas quando um telemóvel está a funcionar nas imediações, também não saem da colmeia se estiver algum telemóvel a funcionar perto. Embora não esteja 100% provado que seja esta a causa da morte das abelhas, as investigações continuam e prometem muita polémica…

Sem comentários: