terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O romantismo e as tradições


Ainda dentro da comemoração do "Dia dos Namorados" e tradições à parte, os "lenços dos namorados" é uma tradição antiga que me despertou a atenção, porque me ofereceram um paninho de tabuleiro, baseado nesses lencinhos, que achei um encanto.

É uma tradição, que terá tido origem entre os séculos XVII e XVIII. Nessa época, estes pedacinhos de pano bordados, carregados de amor, eram conhecidos como lenços senhoris e faziam parte do traje feminino, tendo uma função fundamentalmente decorativa.

Com o passar do tempo foram sendo adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo o uso de bordar pequenos lencinhos, que chegou até aos dias de hoje.
Os lenços traduziam e, ainda traduzem, os mais variados sentimentos duma rapariga em idade de casar, quer manifestados através dos símbolos, que se prendem com a fidelidade, quer através de símbolos religiosos, que referem o acto específico do casamento, ou ainda através de quadras de gosto popular, que na maior parte dos casos, denunciam a ignorância ortográfica da bordadeira, pois facilmente nos deparamos com erros ortográficos dos mais variados.

Por vezes são também testemunhos de épocas (a emigração para o Brasil), de trabalhos agrícolas (vindimas) e até de críticas sociais.
O Lenço de Namorados terá existido um pouco por todo o país, mas é na região do Minho, que a tradição mais tem perdurado.
Desde sempre, os portugueses partiram: ou para ganhar o sustento noutro lugar, ou para a guerra, ou para embarcarem em navios na aventura da Expansão. Em casa ficavam as mulheres e as crianças.
Mulheres sós, tristes, que trabalhavam a terra, fiavam o linho, amassavam o pão e iam vivendo de esperança e de saudade.
Ora, na hora da despedida, em certas regiões do norte de Portugal, era “obrigatório” a rapariga apaixonada oferecer um lenço ao namorado.
Lenço bordado por ela, com uma quadra da sua autoria. Se bordava com erros ortográficos, isso era um pormenor insignificante, o que contava - e conta - são os sentimentos.

Depois dos abraços e beijos de despedida, o rapaz levava algo que lhe faria lembrar a amada distante. Este lenço era como uma carta, mas mais bela e quase indestrutível, bordada em linho fino, no qual - quem sabe! - algumas lágrimas masculinas, cairiam nos momentos de maior tristeza.
As cores e as quadras desses lenços são das coisas mais bonitas do nosso património artesanal bordado, pela sua autenticidade e ternura. É principalmente na região do Minho que esses “lenços de namorados” têm a sua mais bela expressão. Houve-os bordados apenas a branco ou a negro, mas os mais comuns têm muitas cores e há desenhos “obrigatórios”. Nessa linguagem secreta, fique a saber que rosa quer dizer mulher, coração é amor, lírios simbolizam a virgindade, cravos vermelhos são sinónimo de provocação, e os pombinhos significam os namorados, como não podia deixar de ser

Tudo era feito em função da fantasia, das fantasias - o Amor - e ele de facto parece ser a causa directa desta rica e exuberante manifestação artesanal, que vai contando muitos séculos de namoros e de amores…

Escreve-me, amor, escreve.
Lá do meio do caminho;
Se não achares papel,
Nas asas de um passarinho

A carta que eu te escrevo
Sai-me da palma da mão
A tinta sai dos meus olhos
E a pena do coração.

Felizmente que foi desenvolvido um trabalho de recuperação desta tradição. Campanhas promocionais foram surgindo, de Câmaras Municipais e Associações, produzindo de novo e divulgando através de serviços de turismo e não só. Voltou a estar na moda estes lindos e tradicionais lencinhos, e muitos deles vêm com um certificado de qualidade
Entre várias iniciativas foi criada a marca “Namorar Portugal”, que alia a moda à divulgação turística, com raízes nos tradicionais lenços, já podemos encontrar porcelanas e peças de cerâmicas, inspiradas no tema ”lenços dos namorados”.

A" Vista Alegre Atlantis, criou uma linha de mesa completa serviço de chá, café e mesa, com motivos associados aos tradicionais lenços. Flores, corações e pássaros, são alguns dos elementos que decoram as coloridas peças desta colecção.
Podemos encontrar estas peças nas lojas que vendem artigos turisticos em Portugal, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Casas so povo e algumas Associações...
Nas épocas mais românticas, até se pode encontrar em algumas pastelarias, bolinhos românticamente inspirados nos tradicionais lencinhos....

Sem comentários: