quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Moda e a Morte de Animais


A pele de jacaré é matéria-prima indispensável no mercado internacional!
Foi assim que o locutor começou com um programa sobre moda e sofisticação, num programa na TV. Nós não vemos, nem sonhamos como se processa determinadas carnificinas aos animais de várias espécies, mas este programa despertou-me a atenção, deixando-me horrorizada.
O programa falava sobre o abate de crocodilos para confecção de carteiras, malas, cintos, sapatos etc, com muita procura no mercado…
Fiquei chocada com a forma da abordagem do assunto, como se fosse a coisa mais natural do mundo, criar animais para lhes tirar a vida de forma brutal, para os escalpar por um motivo tão fútil, como alimentar a vaidade tola dos humanos.
Para acentuar ainda mais a minha revolta, entrevistam a dona de um matadouro “regular”, que sorria feliz da vida, dizendo que construiu um império, com a morte dos animais.
Pelo amor de Deus! Onde é que o nosso mundo vai parar? Como é permitido a estas pessoas irem matando centenas de animais, para deixar benefícios a uma geração, que só visa o lucro e o luxo, não importa se são criadores ou não, com essa finalidade?
Os animais sentem dor, sentem frio, sentem medo e merecem viver assim como qualquer outro ser, humano!! Se Deus os colocou no mundo foi com um propósito e tenho a certeza que não foi para que um homem pegasse neles e os torturasse, arrancasse a sua pele para vender em grande escala e ficar rico!

Cada vez mais, encontramos animais mutilados e torturados por gente má, sem escrúpulos e sem um pingo de humanidade.
Infelizmente como carne, porque esta ainda faz parte da alimentação dos humanos e portanto da nossa cadeia alimentar. Porém, eu sei que os matadouros também são cruéis, mas quero acreditar que os criadores de gado os deixem viver o melhor possível, e que morram de forma digna e indolor (é o que chamam de abate humanitário, onde o animal é dissensibilizado antes do abate) e sim, utilizar tudo o que for possível deste animal, não haver disperdícios… mas matar, por vaidade é injustificável… é maldade mesmo!

O ser humano está cada vez mais a perder a noção do racional, a capacidade de amar e da caridade. O homem é o único ser que mata por prazer, pois temos como exemplo, os caçadores…
Uma pessoa que tem coragem de torturar ou matar um animal indefeso, mata uma criança e um adulto, sem qualquer peso na consciência.
Assistimos, impotentes, à inversão de valores, poucas são as crianças hoje em dia que aprendem o que é amor ao próximo, a respeitar os animais e o meio ambiente e, espera-nos por isso, um futuro de horrores e sofrimento. E as notícias aí estão a dar-me razão!
Os jornais desfilam horrores: loucos que entram em escolas e atiram a matar em tudo o que mexe, outros, matam e mutilam por ciúmes. Outro matou, porque o vizinho lhe roubou um pedaço de terra e por aí fora, qualquer pequena razão, é motivo para sacar da arma e tirar uma vida.

Quando comprar roupa. há que ter em atenção as etiquetas. Sempre que comprarem um casaco, um par de sapatos, uma mala, é importante saber qual o tipo de material que compõe essa peça. Tudo o que contém pele, possui o seguinte símbolo identificativo:

Este símbolo indica-nos que uma determinada peça de roupa, por exemplo, possui pele na sua composição. Existem alternativas sintéticas, como a pele falsa (poliuretano) que não é responsável por atrocidades como estas:

Não se justifica que, em pleno século XXI, ainda se matem animais para fazer roupa!!
É absurdo e é cruel, especialmente se considerarmos que os animais destinados à produção de pele, são mantidos em jaulas mínimas, imundas, onde vivem uma vida de miséria, cativeiro e sofrimento e que são esfolados ainda vivos e totalmente conscientes, em muitos casos.
Por este motivo, é importantíssimo que cada um de nós decida não comprar produtos com pele. Existem alternativas. Enquanto continuar a existir procura, existirá oferta e consequentemente, sofrimento de animais inocentes
Fica aqui o meu apelo:

NÃO COMPREM NADA QUE SEJA FABRICADO COM PELE DE ANIMAL!
NÃO APOEM ESSA BARBARIDADE.


Se realmente quisermos fazer algo pelos animais, devemos procurar saber a procedência dos alimentos que ingerimos, comprar apenas produtos cosméticos cujo fabrico seja amigo dos animais, (continuam a fazer testes em animais embora agora de forma um pouco mais responsável, mas ainda longe do ideal) ou seja, fazem testes alternativos ao uso deles.
Está nas nossas mãos mudar o rumo de acontecimentos que não concordamos, temos realmente que pesquisar as empresas que tratam bem os seus animais e buscar meios alternativos para que o nosso bem estar, não seja baseado na dor e no sacrifício dos animais.

Activistas do Peta (organização que defende o tratamento ético dos animais) fazem várias vezes, protestos contra os maus tratos aos animais.
Despidos e tingidos de falso sangue, os manifestantes 'cravaram' bandeirilhas nos seus próprios corpos, numa referência à crueldade com que são tratados os animais. Neste caso, foi contra as touradas...
Humanize-se, para que o nosso futuro não seja uma terra de ninguém, pois são nas pequenas atitudes, que nascem os grandes homens.
Se hoje o seu filho se sente triste pela morte de um animal, preserve-lhe e essentive esse sentimento. Com certeza ele crescerá como um ser humano maravilhoso, que respeitará a vida do seu semelhante e ajudará a tornar esta nossa sociedade um pouco melhor.


"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender". Brigitte Bardot

Sem comentários: