quarta-feira, 10 de julho de 2013

Uma lei para filhos...

Para onde caminha a Humanidade? Que gente é esta que deixou de possuir valores tão simples como os de amar e respeitar os seus progenitores, a pontos de ter de ser criada uma lei, neste caso na China, mas que se deveria estender ao mundo inteiro, para que os filhos visitem os pais?


A sociedade cultural chinesa, baseada na filosofia de Confúcio, dita que o filho homem deve cuidar financeiramente dos seus pais, enquanto que o bem estar dos mesmos é da função da nora. O processo de urbanização, porém, possibilitou maior mobilidade social, já que os pais ficaram nos vilarejos rurais, enquanto que os filhos foram trabalhar nas cidades, e a mulher entrou no mercado de trabalho. Não há, portanto, tempo para a mulher cuidar dos sogros.
Por isso, a actual situação de abandono de idosos é tão crítica, que foi necessária a criação de uma lei de amparo, que entrou em vigor no último dia 1º de Julho e pune com cadeia os filhos que não visitarem os pais idosos.
A lei determina que os filhos adultos prestem cuidados mínimos aos seus pais, e um dos itens diz que eles nunca devem renegar ou ignorar as pessoas mais velhas, e que devem zelar pelas suas "necessidades espirituais".
Se desrespeitarem esta lei, que já vigora, os filhos poderão ter de pagar multas ou, em casos extremos, ir parar à prisão.
A nova lei faz parte dos ‘Direitos dos Idosos’ da China, documento que tenta evitar o abandono de idosos, um problema que se agrava naquele país e infelizmente em quase todos. As visitas devem ser periódicas, mas há questões na lei que ficaram por esclarecer, o que suscitou dúvidas.
Desde logo a periodicidade das visitas. Não se sabe qual é a frequência com que os filhos devem visitar os idosos, pelo que as fronteiras do abandono terão ficado por definir, no novo quadro legal.
No entanto, esta legislação na China deverá ter um mérito inquestionável: transmitir uma mensagem de que o idoso deve merecer acompanhamento.
Com o agravamento do envelhecimento demográfico da China, há cada vez mais pessoas a questionar a política de protecção social aos idosos, que antigamente era suportado pelo Estado mas que depois foi decidido serem os filhos a sustentá-los.
Com a nova lei, o Governo chinês empurra toda a responsabilidade para os filhos, porém não se sabe quem poderá ajudar aqueles que perderam os seus filhos únicos…

Sem comentários: