sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pais abandonados

Hoje em dia não compreendo o desamor dos filhos pelos pais. É com enorme indiferença que “atiram” os pais para os “lares de terceira” idade, e muitos deles nem sequer se dignam visitá-los ou preocuparem-se mais com a sua sorte.
Noutras situações, são abandonados nos hospitais! Embora isso aconteça ao longo do ano, acentua-se quando se avizinham as férias de verão, as Festas do Natal e o Fim do Ano. Contudo, o abandono não ocorre só nas quadras festivas. Ao longo de todo o ano há idosos “esquecidos” pelos seus familiares directos nos hospitais e em lares da terceira idade.
Responsáveis hospitalares garantem que sim; - “há idosos que são trazidos às Urgências devido a alegadas indisposições ou falhas de saúde e que, uma vez constatado o falso alarme, não têm quem os receba de volta, porque se descobre que são falsos os dados de identificação fornecidos na recepção aquando da entrada”.

Esta é a nova sociedade? Que esperam quando chegar a vez deles? Exemplos destes, são um incentivo para os próprios filhos lhes fazerem o mesmo.
Mais estranho ainda, são os casos verificados com famílias de boa condição social, gente sem dificuldades económicas e que, apesar disso, se escusam a manter em casa idosos a que estão ligados por laços directos de sangue.
São situações que mostram claramente que o problema do abandono dos nossos idosos não pode ser atribuído apenas a dificuldades económicas, às faltas de espaço ou de outras condições de assistência.
As conclusões remetem-nos para a convicção de que noutros tempos os velhos eram tidos como símbolos de dignidade, hoje são um estorvo.
Mais ainda desde que as mulheres tiveram de deixar de ser “donas de casa” para passarem a competir com os homens nos empregos, que só a estes eram destinados. Hoje, os casais saem de casa logo pela manhã, seguindo cada um o caminho do seu posto de trabalho, de onde só regressam no final do dia.
Os filhos, se os há, são “despejados” à porta da escola, com as consequências que daí resultam e que todos conhecemos, e os idosos são deixados em casa, todo o dia entregues a si próprios, com os episódios dramáticos que frequentemente daí advêm ou então, metidos num lar e para ali ficam até morrer.
É uma situação que deriva das imposições trazidas pela sociedade actual, “mais aberta” e exigente. Uma sociedade afinal sem valores morais, que só num futuro não muito distante se encarregará de mostrar as suas deploráveis consequências.


Sem comentários: