sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Lágrima

Faz hoje oito anos que o mundo abriu a boca de um espanto horrorizado, com os ataques terroristas às torres do Worl Trade Center e ao Pentágono, nos Estados Unidos, onde pereceram centenas de vítimas.
O tempo cura tudo, mas há coisas que não podemos nem devemos esquecer.Este é o Memorial “A Lágrima”, criada e erigida pelos russos, na Praça de Harbor, Nova Jersey, em memória daqueles que morreram a 11 de Setembro de 2001 e, em protesto contra o terrorismo.

Com mais de 30 metros de altura, “A luta contra o terrorismo mundial", homenageia as vitimas de 11/9/2001 e das bombas do WTC, em 1993, foi erguido como símbolo de solidariedade na luta contra o terrorismo mundial.
O curioso é que está alinhado com a Estátua da Liberdade e com o antigo World Trade Center.
O nome das pessoas que morreram nesse dia,estão inscritas na base que se assemelha ao paredão do memorial do Vietname, que fica localizado quando se desce aos pátios de embarque frente à estátua da Liberdade.
A inauguração deste novo monumento mundial, não é só dedicado às vitimas do 11 de Setembro de 2001, como, também, para recordar as outras vítimas das bombas do Worl Trade Center em 1993, oferta do povo russo através do seu representante, o presidente de então, Vladimir Putin.
Criado pelo escultor russo Zurab Tsereteli, o memorial foi inaugurado dia 11 de Setembro de 2006.

… é, de facto, uma declaração bem marcante contra o terrorismo! Aqui fica, também, a minha singela homenagem a todos aqueles que ali perderam a vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida Irene
O tempo nem sempre cura tudo e parece que a maioria das pessoas se esqueceram deste dia de terror, que ficará para sempre presente na nossa memória. Esta foi uma homenagem muito bonita ao 11 de Setembro. Beijinhos
Ana