quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O injustiçado...!


O Paulo trabalhava naquela empresa há dois anos! Sempre fora um funcionário sério, dedicado e cumpridor das suas obrigações.
Nunca chegava atrasado e raramente faltava. Por isso mesmo já estava há 2 anos na empresa, sem ter recebido uma única chamada de atenção. Naquele dia ele decidiu ir até ao gabinete do director para fazer a seguinte reclamação:
- Sr. Cosme, tenho trabalhado durante estes dois anos na sua empresa com toda a dedicação, cumprindo todas as regras da empresa. Faço o que me mandam, e tento agradar a toda a gente, mas confesso que neste momento me sinto bastante injustiçado.
Fiquei agora a saber que o Fernando, que tem o mesmo cargo que eu e que está na empresa apenas há 6 meses, já vai ser promovido! Não é justo!

O empresário, fingindo que não o tinha ouvido, de forma viva e alegre disse-lhe:
- Ah Paulo, foi bom ter vindo aqui, porque tenho uma tarefinha para si. Temos aqui um problema para resolver e acho que o Paulo me poderá ajudar. É que preciso que a sobremesa do nosso pessoal após o almoço de hoje seja de fruta. Aqui na esquina há uma pequena lojinha que vende frutas.
Por favor, vá até lá e veja se eles têm ananás.
Paulo, um tanto desconcertado, saiu da sala e foi cumprir a missão. Daí a cinco minutos estava de volta.
- Então Paulo, que novidades é que me traz? - perguntou vivamente o director.
- Fiz como o senhor pediu e eles têm ananás sim...
- Ah óptimo! E quanto custa?
- Bom… isso eu não perguntei.
- Sabe se eles têm ananás suficiente que chegue para todo o nosso pessoal?
- Também não perguntei isso...
- Há alguma fruta que possa substituir o ananás se por acaso for insuficiente?
- Claro que não sei!
- Muito bem Paulo. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um pouco.
O diretor pegou no telefone e mandou chamar o novato Fernando. Deu-lhe a mesma orientação que dera ao Paulo. Daí a dez minutos, o Fernando voltou.
- E então? - indagou o director.
- Sim senhor, eles têm ananás sr. Cosme. E é suficiente para todo o nosso pessoal e, se o senhor preferir, também têm laranjas, bananas, melão e melancia. O ananás está a dois euros o quilo; as bananas a 0,98 quilo; o melão 1,80 euros, a laranja fica 12,60 o cento, já descascada... Mas como eu disse que a compra seria em grande quantidade, eles vão-nos conceder um desconto de 15%. Deixei reservado... conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo o pedido! - explicou Fernando quase de um só folgo.
Mal ele saiu, o dorector virou-se para Paulo:
- Ainda se sente injustiçado?

2 comentários:

Zé Carlos disse...

Irene, meu abração aqui do Brasil e minha saudade.... ZC

Anónimo disse...

Pois sempre há gente invejosa do bom trabalho dos outros. Só vêm as vantagens, mas esquecem-se de olhar para o espelho... Gostei desta sua postagem, parabéns.