segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Ábaco


O Ábaco, foi a primeira máquina de calcular da humanidade, inventado pelos chineses, há mais de dois mil anos em meados da dinastia Ming, foi sendo transmitida para a Coreia, Japão, espalhando-se pelos países do sudeste-asiático, existindo por isso, além da versão chinesa, as versões japonesa, russa e asteca.
O registo mais antigo da existência do ábaco que se conhece, é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV).
O seu nome em Mandarim é "Suan Pan", que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem duas contas em cada vareta de cima e cinco nas varetas de baixo, razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. Cada conta corresponde a uma unidade na coluna inferior direita; cinco unidades na coluna superior direita; uma dezena na segunda coluna inferior; cinco dezenas na segunda coluna superior e assim sucessivamente.
O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China, excepto em algumas das suas comunidades espalhadas pelo mundo.

Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adoptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.


O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura 2 e a linha mais baixa representa as unidades,a seguinte, as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante à do ábaco chinês.
Por exemplo, para se obter o valor 5874, deve-se mover para a esquerda cinco contas da oitava linha (obtém-se 5000), de seguida oito contas da sétima linha (já temos 5800), sete contas da sexta linha (5870) e por fim movem-se quatro contas da quinta linha para a esquerda, obtendo-se o valor 5874.

Ábaco Asteca - de acordo com investigações recentes, o ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 d.C.
As contas eram feitas de grãos de milho, atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco, é composto por 7 linhas e 13 colunas, estes números são muito importantes na civilização asteca: o 7, é o número sagrado e o 13, corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.
Existem ábacos sofisticadíssimos, que, para além de fazerem operações simples, também permitem fazer raízes quadradas, e até raízes cúbicas.

Na na cidade de Huang Shan, província de An Hui, existe um “Museu do ábaco”, baptizado com o nome de Chen Dawei, um grande coleccionador chinês, que mandou dezenas de ábacos para esta exposição. Foram igualmente expostas diversas peças oferecidas por coleccionadores chineses e japoneses. Através destas colecções de ábacos, pode-se conhecer a história e o desenvolvimento deste calculador através dos tempos, na China.
A peça que atraiu a atenção da maioria dos visitantes, foi um pequeno e fino ábaco de prata, esculpido numa pulseira, também de ágata.

O maior ábaco fabricado na província de Zhe Jiang, tem 6.52 metros de comprimento, onde 15 pessoas se podem servir dele ao mesmo tempo, enquanto o menor ábaco, também propriedade de Zhe Jiang, foi esculpido num anel de prata, com menos de um centímetro de comprimento e 3 milímetros de largura.
Encontra-se ainda neste museu, um delicado ábaco de prata esculpido num cachimbo de cobre tipo chinês, produzido na dinastia Ming que mede 2 centímetros de comprimento e 1.5 centímetros de largura. Para além destes, há outras centenas de ábacos feitos de diversos materiais que vão desde o marfim, esmeralda, clousoné, madeira de mogno até ao de pérola.

Este ábaco por exemplo, foi montado num anel...
Uma das peças que tem sido considerada a mais bonita, é uma torre montada com quase cem ábacos coloridos, feitos de diversos materiais, que foi oferta da Associação de Ábacos do Japão.
Embora o computador esteja generalizado em todo o mundo actualmente, muitos especialistas já provaram algumas vezes, até em programas televisivos, que o cálculo feito com o ábaco, é mais rápido que o do computador.
Infelizmente, os jovens de hoje preferem as máquinas calculadoras electrónicas, mas ainda se podem encontrar nos bancos da China, e em muitas zonas de comércio, funcionários que continuam a preferir o ábaco pela sua lógica e rapidez.

Porém, o ábaco tem sido divulgado ao longo dos tempos, como brinquedo para crianças de todas as idades, incluindo as de tenra idade como mostra esta foto. É vulgar ver em qualquer loja de brinquedos, este tipo de ábaco, quanto mais não seja para as crianças brincarem com a suas coloridas bolinhas...

3 comentários:

Zé Carlos disse...

Muito interessante sua aula Irene. Eu como engenheiro aprendi a calcular na nossa régua de cálculo mas nunca tive oportunidade para aprender a trabalhar com os ábacos.
Um forte abraço... continuo esperendo seu e-mail. Zé Carlos

Zé Carlos disse...

Olá Irene querida, vc prestou atenção no seu Live Traffic Feed como os brasileiros gostam de ti e te visitam?
Vou aguardar visita sua, atualizei os dois Blogs e te mandei convites por e-mail.
Beijão do amigo...

Anónimo disse...

Gostei, muito interessante.