quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hoje é dia de Reis...


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido, recebera a visita de "uns magos" que, afinal eram três Reis visitar o Menino e deram-lhe ouro, incenso e mirra. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6, é conhecida como a "Noite de Reis".

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia.
Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças nas escolas, representam a história dos Reis Magos.
Nesta data também é tradição desfazer-se a árvore de natal, pois é o último dia da época natalícia.

Receita da sorte com ROMÃS:
1) No Dia de Reis, dia 6 de Janeiro, pegar numa romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar, que no ano que agora se inicia, você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro.

2) Depois pegue em 3 dessas nove sementes e guarde num saquinho de papel, ou de pano. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro.

3) As outras 3 devem ser engolidas e as últimas três que sobram devem ser deitadas para trás das costas, fazendo o pedido que desejar. Dizem que é infalível! Você pode não ficar rico, mas na sua carteira, vai ter sempre algum dinheiro.

3 comentários:

Zé Carlos disse...

Oi querida, aqui no Brasil também é o Dia dos Reis, só que é uma tradição conservada em cidades pequenas do interior, nas grandes cidades o povo nem sabe mais o que é isso.

Obrigado pelas visitas. Bjs do teu amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga e Ilustre Romancista Irene,
Tivemos ambos o mesmo raciocinio, e postamos ambos algo sobe o Dia de Reis, o seu está lindo e bem informativo, eu me explanei um pouco mais.
Tenho acompanhado a sua estada nem Pequim, mas penso que estará festejando este dia em Macau.
Eu, por Bangkok me encontrou e sem festevidade católica que se veja.
Um abraço amigo

Anónimo disse...

Ola amiga
Grande frio por Pequim, hein?
Adorei as tuas fotos, tas cada dia mais nova, eh, eh, eh, deve ser do frio que apanhaste!
Beijinhos e um dia de Reis cheio de bolo!
Sissi